A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Proposta de Checklist para Avaliação de Sites Educacionais Pedro Z. Yasui Informática na Educação II.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Proposta de Checklist para Avaliação de Sites Educacionais Pedro Z. Yasui Informática na Educação II."— Transcrição da apresentação:

1 Proposta de Checklist para Avaliação de Sites Educacionais Pedro Z. Yasui Informática na Educação II

2 Roteiro Apresentação do site Canais Checklist Pontos positivos Pontos negativos Soluções

3 Apresentação do site

4 Canais Jegue Jackson

5 Canais Repórter Fuinha

6 Checklist 1. Qual a proposta pedagógica que permeia o site? Apresentação explícita do conteúdo Divisão em canais Linguagem clara e didática Avaliação: SIM

7 Checklist 2. Proporciona um ambiente interativo entre o aluno e o site? Como? Site informativo Apresenta visões sobre assuntos diversos Interação acontece através de passatempos Avaliação: NÃO

8 Checklist 3. Permite uma fácil exploração? (Seqüencial, não linear) Acesso na página inicial Acesso pelo menu no cabeçalho de cada página Avaliação: SIM

9 Checklist 4. Apresenta conceitos de forma clara e correta? Conceitos ideais, atuais e interessantes Aparência do site não é coerente com o público- alvo Faixa etária indefinida Avaliação: SIM

10 Checklist 5. Desperta o interesse do aluno, sem perder de vista os objetivos do site e do usuário? Inicialmente possui um conteúdo rico e interessante Conteúdo muito teórico e cansativo Pouca interação com o usuário Avaliação: SIM

11 Checklist 6. Oferece alternativas diversificadas para a construção das ações do aluno? Orienta o usuário a construir opinião Não expõe a opinião formada do usuário Avaliação: NÃO

12 Checklist 7. Permite que o aluno construa seu conhecimento a partir da ação-reflexão-ação? O aluno apenas reflete sobre o conteúdo do site Avaliação: NÃO

13 Checklist i. Tem recursos de animações? Conteúdo exclusivamente multimídia Avaliação: SIM ii. Permite o registro e a consulta de ações desenvolvidas? Não existem ações que possam ser desenvolvidas. Avaliação: NÃO

14 Checklist 8. Os recursos de multimídia usados têm relevância para os objetivos do site? Sim, pois apenas a leitura tornaria o site pouco interessante Avaliação: SIM

15 Checklist 9. Proporciona condições de abordagem sócio- cultural que contemple aspectos regionais? Conteúdo de abrangência nacional, pouco conteúdo regional Avaliação: NÃO

16 Checklist 10. É de fácil acesso? Sim, o acesso às seções do site é simples e direto Avaliação: SIM

17 Checklist 11. Apresenta uma visão interdisciplinar? Focado principalmente em atualidades e ciências sociais Pouco conteúdo de outras disciplinas Avaliação: NÃO

18 Checklist 12. Apresenta parte do site com explicações sobre objetivos, conteúdos, equipe de desenvolvimento do site e sugestões metodológicas para a sua utilização? Apresenta apenas o conteúdo ao qual é destinado Avaliação: NÃO

19 Checklist 13. Em relação aos demais recursos didáticos, qual o diferencial que o site apresenta? Os personagens de cada canal Cada personagem trata de um assunto diferente Animações com toque humorístico e atraente Avaliação: SIM

20 Checklist 14. Proporciona um ambiente de aprendizagem por descoberta? Aprendizagem por exposição clara do conteúdo e entendimento por parte do usuário Avaliação: NÃO

21 Checklist 15. Permite a integração com outros sites e softwares? Pouca integração Integração na área comercial Integração na área de entretenimento Avaliação: SIM

22 Checklist 16. Apresenta um ambiente lúdico e criativo? Apresenta apenas jogos do tipo passatempo Não dá espaço para o aluno mostrar a sua criatividade Avaliação: NÃO

23 Checklist 17. Qual o tipo de estratégia do site (jogo, tutorial, exercício-prática, autoria, outros)? Conteúdo informativo Utiliza multimídia para expor o conteúdo Avaliação: SIM

24 Checklist 18. Liste as mídias que são utilizadas e indique em quais situações. Apresentações em Flash Figuras Sons Avaliação: SIM

25 Checklist 19. Tem indicação clara do público-alvo que é destinado? Faixa etária indefinida Conteúdo teórico avançado Diagramação visual infantil

26 Pontos positivos Conteúdo atualizado constantemente Recursos multimídia ajudam na aprendizagem Apresenta área de entretenimento Linguagem clara e de fácil entendimento

27 Pontos negativos Faixa etária confusa Quase nenhuma interação com o usuário

28 Soluções Faixa etária confusa Adequar o conteúdo e a parte gráfica Quase nenhuma interação com o usuário Inserção de jogos educativos Avaliar o conteúdo passado aos usuários

29 Considerações Finais Dúvidas?


Carregar ppt "Proposta de Checklist para Avaliação de Sites Educacionais Pedro Z. Yasui Informática na Educação II."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google