A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Comunicação Integrada na UFPA e a importância da Divulgação Científica Assessoria de Comunicação Institucional Abril de 2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Comunicação Integrada na UFPA e a importância da Divulgação Científica Assessoria de Comunicação Institucional Abril de 2008."— Transcrição da apresentação:

1 A Comunicação Integrada na UFPA e a importância da Divulgação Científica Assessoria de Comunicação Institucional Abril de 2008

2 A comunicação integrada é aquela em que as diversas áreas comunicacionais atuam de forma sinérgica. Ela pressupõe uma junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica, da comunicação interna, da comunicação administrativa, e no caso da universidade, a comunicação pública da ciência. Ela pressupõe uma junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica, da comunicação interna, da comunicação administrativa, e no caso da universidade, a comunicação pública da ciência. COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA E INTEGRADA 2

3 A importância da comunicação integrada reside principalmente no fato de ela permitir que se estabeleça uma política global, em função de uma coerência maior entre os diversos programas comunicacionais, de uma linguagem comum de todos os setores e de um comportamento organizacional homogêneo, além de se evitarem sobreposições de tarefas. A importância da comunicação integrada reside principalmente no fato de ela permitir que se estabeleça uma política global, em função de uma coerência maior entre os diversos programas comunicacionais, de uma linguagem comum de todos os setores e de um comportamento organizacional homogêneo, além de se evitarem sobreposições de tarefas.

4 Comunicação Estratégica e Integrada Comunicação Estratégica e Integrada Missão: facilitar os processos interativos e as mediações da universidade com os seus diferentes públicos, a opinião pública e a sociedade em geral. Objetivo geral: estabelecer canais efetivos de ligação com os segmentos a ela vinculados e, principalmente, a abertura das fontes com vistas à efetiva socialização do conhecimento científico, tecnológico e cultural gerado pela universidade. 4

5 Diagnóstico: Verifica-se que o modelo de comunicação em vigor na instituição não está organizado horizontalmente, em rede, conseqüentemente, as ações comunicacionais desenvolvidas giram em torno de tarefas e não de processos, o que resulta numa comunicação parcial, fragmentada e, portanto, restrita.

6 Comunicação na UFPA Cenário atual: Assessoria de Comunicação Origem: Início da década de 70, com a criação do Serviço de Rádio e TV Universitária, nunca efetivado. Atividades desenvolvidas:Atividades desenvolvidas: Produção mensal do Jornal Beira do Rio; Produção mensal do Jornal Beira do Rio; Realização de matérias sobre a produção científica da instituição para a página Ciência em Ação, publicada semanalmente no jornal Diário do Pará; Realização de matérias sobre a produção científica da instituição para a página Ciência em Ação, publicada semanalmente no jornal Diário do Pará; 6

7 Comunicação na UFPA Cenário atual: Assessoria de Comunicação Atividades desenvolvidas:Atividades desenvolvidas: Produção de material de divulgação da universidade para o boletim eletrônico da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições de Ensino Superior (Andifes). Produção de material de divulgação da universidade para o boletim eletrônico da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições de Ensino Superior (Andifes). 7

8 Cenário atual: Assessoria de Comunicação Atividades desenvolvidas: Atualização diária do Portal da UFPA no qual são divulgadas notícias e a programação de eventos da instituição; Atualização diária do Portal da UFPA no qual são divulgadas notícias e a programação de eventos da instituição; Coordenação do Serviço de Divulgação (Acontece e Divulga), instrumento de comunicação interna, atendendo demandas de todos os segmentos da comunidade universitária; Coordenação do Serviço de Divulgação (Acontece e Divulga), instrumento de comunicação interna, atendendo demandas de todos os segmentos da comunidade universitária; 8

9 Cenário atual: Assessoria de Comunicação Atividades desenvolvidas: Apoio à construção e atualização dos sites dos Institutos de Ensino; Apoio à construção e atualização dos sites dos Institutos de Ensino; Atendimento à imprensa, local e nacional, atualmente já de forma ativa; Atendimento à imprensa, local e nacional, atualmente já de forma ativa; Coordenação das ações de divulgação do Processo Seletivo Seriado (PSS). Coordenação das ações de divulgação do Processo Seletivo Seriado (PSS). 9

10 Etapas do processo de construção de um Plano de Comunicação Integrada Criar mecanismos para sensibilizar a comunidade acadêmica, em todos os níveis, quanto à necessidade de perceber a comunicação como fator estratégico à instituição; Criar mecanismos para sensibilizar a comunidade acadêmica, em todos os níveis, quanto à necessidade de perceber a comunicação como fator estratégico à instituição; Incentivar a contratação de bolsistas/servidores de comunicação nas unidades para trabalharem na alimentação/atualização dos sites. Incentivar a contratação de bolsistas/servidores de comunicação nas unidades para trabalharem na alimentação/atualização dos sites. 10

11 Estruturação da Assessoria de Comunicação Institucional (ASCOM), com a seguinte configuração inicial: Coordenação Geral Coordenação Geral Secretaria Executiva Secretaria Executiva Núcleo de Assessoria de Imprensa Núcleo de Assessoria de Imprensa Núcleo de Comunicação On-Line (portal e sites) Núcleo de Comunicação On-Line (portal e sites) Núcleo de Divulgação Científica (Beira do Rio) Núcleo de Divulgação Científica (Beira do Rio) Núcleo de Comunicação Interna (Acontece e Divulga) Núcleo de Comunicação Interna (Acontece e Divulga) 11

12 ESTRATÉGIAS ESTRATÉGIAS Ser a porta de entrada da UFPA na internet, oferecendo uma visão global da universidade, com posterior encaminhamento para os inúmeros sites satélites (sites de unidades de ensino, pesquisa e extensão e ainda sites pessoais de docentes etc). Ser a porta de entrada da UFPA na internet, oferecendo uma visão global da universidade, com posterior encaminhamento para os inúmeros sites satélites (sites de unidades de ensino, pesquisa e extensão e ainda sites pessoais de docentes etc). Hoje, o encaminhamento ainda é indireto (p.ex: uso de siglas no Menu dos sites) e torna o caminho de acesso longo e incerto. Facilitar o acesso do público à informação desejada é fundamental. Hoje, o encaminhamento ainda é indireto (p.ex: uso de siglas no Menu dos sites) e torna o caminho de acesso longo e incerto. Facilitar o acesso do público à informação desejada é fundamental. 12 O Novo Portal UFPA

13 ESTRATÉGIAS ESTRATÉGIAS Ser um veiculo de disseminação de eventos e notícias sobre atividades, produtos e serviços da UFPA, de forma integrada, sem sobreposição de tarefas e duplicidade de informação; Ser um veiculo de disseminação de eventos e notícias sobre atividades, produtos e serviços da UFPA, de forma integrada, sem sobreposição de tarefas e duplicidade de informação; Utilizar o próprio portal também como uma ferramenta de trabalho a mais para a comunidade interna, como por exemplo, garantir acesso de alunos à material didático depositado em páginas de docentes; Utilizar o próprio portal também como uma ferramenta de trabalho a mais para a comunidade interna, como por exemplo, garantir acesso de alunos à material didático depositado em páginas de docentes; 13 O Novo Portal UFPA

14 ESTRATÉGIAS ESTRATÉGIAS Oferecer, ao público estrangeiro, um site com informações básicas essenciais em termos de conteúdo e navegabilidade nos idiomas inglês e espanhol; Oferecer, ao público estrangeiro, um site com informações básicas essenciais em termos de conteúdo e navegabilidade nos idiomas inglês e espanhol; Proporcionar acesso e navegabilidade também a usuários portadores de deficiências. Proporcionar acesso e navegabilidade também a usuários portadores de deficiências. 14 O Novo Portal UFPA

15 Criação de um Guia de Pesquisadores para imprensa no menu do Portal da UFPA; Criação de um Guia de Pesquisadores para imprensa no menu do Portal da UFPA; Atualização das informações da página principal do Portal; Atualização das informações da página principal do Portal; Ação propositiva em relação à imprensa; Ação propositiva em relação à imprensa; Organização e atualização do mailing; Organização e atualização do mailing; 15 OUTRAS AÇÕES SIMULTÂNEAS

16 Organização do banco de imagens da UFPA; Organização do banco de imagens da UFPA; Criação e alimentação do site dos 50 Anos da UFPA que ficará disponível para consulta; Criação e alimentação do site dos 50 Anos da UFPA que ficará disponível para consulta; Cobertura dos eventos relacionados aos 50 Anos da UFPA; Cobertura dos eventos relacionados aos 50 Anos da UFPA; Planejamento de um Centro de Informações e lojinha da UFPA; Planejamento de um Centro de Informações e lojinha da UFPA; 16 OUTRAS AÇÕES SIMULTÂNEAS

17 Criação da página da Assessoria de Comunicação (ASCOM) com ampliação do espaço para notícias e eventos da UFPA; Criação da página da Assessoria de Comunicação (ASCOM) com ampliação do espaço para notícias e eventos da UFPA; Elaboração de proposta sobre uma IDENTIDADE VISUAL que agregue os sites da instituição. Elaboração de proposta sobre uma IDENTIDADE VISUAL que agregue os sites da instituição. 17 OUTRAS AÇÕES SIMULTÂNEAS

18 18 IDENTIDADE VISUAL

19

20

21

22 OBRIGADA!!! Contatos: ASCOM/UFPA Tels.(91) /


Carregar ppt "A Comunicação Integrada na UFPA e a importância da Divulgação Científica Assessoria de Comunicação Institucional Abril de 2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google