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PGQP - Metodologia Terceiro Setor - Julho 2006 - Direitos Reservados 1 Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor.

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1 PGQP - Metodologia Terceiro Setor - Julho Direitos Reservados 1 Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor

2 PGQP - Metodologia Terceiro Setor - Julho Direitos Reservados 2 Terceiro Setor Constituído por organizações privadas sem fins lucrativos que geram bens, serviços públicos e privados. Objetivam o desenvolvimento político, econômico, social e cultural no meio em que atuam. Ex.: ONGs, cooperativas, associa- ções, fundações. - O Estado é o Primeiro Setor; - O Mercado é o Segundo Setor; - Organizações da Sociedade Civil formam o Terceiro Setor.

3 PGQP - Metodologia Terceiro Setor - Julho Direitos Reservados 3 Por que melhorar a gestão do Terceiro Setor? Maior profissionalismo e eficiência na sua operação, de modo a atender melhor o público beneficiado; Garantia da melhor aplicação dos recursos da sociedade; Melhor integração dos esforços do 1º, 2º e 3º setores.

4 PGQP - Metodologia Terceiro Setor - Julho Direitos Reservados 4 Elevado nível de regulamentação; Transitoriedade da alta direção; Falta de clareza na identificação do cliente e/ou usuário; Inexistência de processos típicos de comercialização (venda); Falta de qualificação gerencial da força de trabalho; Restrições orçamentárias. Características Comuns em Organizações do Terceiro Setor

5 PGQP - Metodologia Terceiro Setor - Julho Direitos Reservados 5 Objetivo Geral da Metodologia Introduzir práticas alinhadas com os Modelos de Excelência para a melhoria da gestão de organizações do Terceiro Setor apoiadas por empresas com ações de responsabilidade social, respeitando suas peculiaridades.

6 PGQP - Metodologia Terceiro Setor - Julho Direitos Reservados 6 Visão Geral

7 PGQP - Metodologia Terceiro Setor - Julho Direitos Reservados 7 Módulo Básico

8 PGQP - Metodologia Terceiro Setor - Julho Direitos Reservados 8 Focando uma atuação social mais sólida e efetiva das organizações e o fortalecimento da comunidade, oferecer instrumentos e ferramentas de gestão para o desenvolvimento das competências de mobilização e de liderança necessárias para o terceiro setor. Objetivo do Módulo Básico

9 PGQP - Metodologia Terceiro Setor - Julho Direitos Reservados 9 Preparação de dirigentes sociais para que adotem práticas mais efetivas de gestão e de aprendizagem organizacional. Preparação de dirigentes sociais para que adotem práticas mais efetivas de gestão e de aprendizagem organizacional. Realização através de oficinas vivenciais, que contemplam a construção crítica do conhecimento. Realização através de oficinas vivenciais, que contemplam a construção crítica do conhecimento. Busca despertar atitudes empreendedoras, visando a sustentabilidade das organizações. Busca despertar atitudes empreendedoras, visando a sustentabilidade das organizações. Características do Módulo Básico

10 PGQP - Metodologia Terceiro Setor - Julho Direitos Reservados 10 Sensibilização; Sensibilização; Adesão; Adesão; Capacitação: Capacitação: Formação de Dirigentes – 64 h Formação em Liderança – 16 h Formação em Projetos Sociais – 16 h DURAÇÃO PREVISTA: 3 meses Etapas do Módulo Básico

11 PGQP - Metodologia Terceiro Setor - Julho Direitos Reservados 11 Módulo Intermediário

12 PGQP - Metodologia Terceiro Setor - Julho Direitos Reservados 12 Características do Módulo Intermediário Introdução de elementos básicos e estruturantes para um sistema de gestão; Baseado na auto-implementação; Capacitação das equipes de auto-implementação por EAD (Ensino à Distância); Apoio presencial de voluntários de empresa patrocinadora; Apoio presencial de voluntários de empresa patrocinadora; Disponibilidade de suporte técnico contínuo à distância por consultores especializados; Disponibilidade de consultoria presencial em atividades específicas.

13 PGQP - Metodologia Terceiro Setor - Julho Direitos Reservados 13 Módulo Intermediário Envolvidos Facilitadores da organização do terceiro setor (Comitê); Líder do projeto dentro da organização do terceiro setor; Voluntários da empresa patrocinadora; Consultor-líder (coordenador do projeto indicado pelo PGQP); Consultor de apoio indicado pelo Programa Estadual da Qualidade, quando necessário.

14 PGQP - Metodologia Terceiro Setor - Julho Direitos Reservados 14 Etapas do Módulo Intermediário Adesão Diagnóstico Enquadramento Planejamento Estruturação Acompanhamento AvaliaçãoImplementação Capacitação Suporte à Distância e Presencial

15 PGQP - Metodologia Terceiro Setor - Julho Direitos Reservados 15 Módulo Intermediário Cronograma Típico DURAÇÃO PREVISTA: 6 meses

16 PGQP - Metodologia Terceiro Setor - Julho Direitos Reservados 16 Conclusões Os Programas Estaduais dominam as ferramentas e metodologias de gestão e podem disseminar em todo o país. O case da Casa do Menino Jesus de Praga demonstra que é possível melhorar a gestão de organizações do terceiro setor com excelentes resultados. Empresas com ações de responsabilidade social já estão engajadas em projetos desse tipo.

17 PGQP - Metodologia Terceiro Setor - Julho Direitos Reservados 17


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