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GESTÃO VOLTADA PARA A EXCELÊNCIA. OBJETIVOS Aumentar a eficácia, eficiência e efetividade das empresas e da cadeia, objetivando aumentar a competitividade.

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1 GESTÃO VOLTADA PARA A EXCELÊNCIA

2 OBJETIVOS Aumentar a eficácia, eficiência e efetividade das empresas e da cadeia, objetivando aumentar a competitividade do sistema como um todo; Agregar valor para os clientes finais, através de melhoria no atendimento e serviços aos clientes; Alcançar e sustentar elevados níveis de Qualidade e Produtividade, gerindo os processos de forma participativa e inovadora, agregando valor aos produtos e serviços; Disseminar, através de seus líderes, os Fundamentos da Excelência em todos os níveis da organização, a fim de sustentar a Cultura da Excelência; Possibilitar a candidatura das empresas ao Prêmio Nacional da Qualidade e ao Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas.

3 CLIENTELA 15 EMPRESAS DO ARRANJO PRODUTIVO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

4 COMPOSIÇÃO DOS MÓDULOS DE IMPLANTAÇÃO 1. MOMENTO DE AVALIAÇÃO 1 2. MÓDULO 1: DIRECIONAMENTO PARA A EXCELÊNCIA 3. MÓDULO 2: EXCELÊNCIA NA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES 4. MÓDULO 3: GESTÃO DE PROCESSOS VOLTADOS PARA A EXCELÊNCIA 5. MÓDULO 4: LIDERANÇA PARA A EXCELÊNCIA 6. MOMENTO DE AVALIAÇAO 2

5 MOMENTO DE AVALIAÇÃO 1 1. Reunião para lançamento, apresentação da metodologia e sensibilização das empresas participantes do APL de TI; 2. Negociação com as empresas interessadas em participar da avaliação; 3. Aplicação do diagnóstico do nível de aderência aos critérios da Gestão Voltada para a Excelência nas empresas interessadas; 4. Análise dos dados coletados, emissão do relatório do diagnóstico e entrega dos resultados às empresas e ao SEBRAE/AL.

6 MÓDULO 1: DIRECIONAMENTO PARA A EXCELÊNCIA Consultoria (20 horas) 1. Apresentação 2. Criação do Grupo de Coordenação e Participação 3. Definição do Sistema de Gestão voltado para a Excelência 4. Implantação do Manual de Excelência Organizacional 5.Planejamento Estratégico Voltado para a Excelência: 5.1. Apresentação 5.2. Disseminação da Estratégia de Negócios, Missão, Visão de Futuro, 5.3. Definição dos Objetivos Estratégicos, metas e indicadores para as AAEs 5.4. Identificação dos Pontos Fortes, Fracos, Oportunidades e Ameaças 5.5. Definição das Ações Estratégicas 5.6. Planejamento das Ações 5.7. Definição do Cronograma de Acompanhamento 6. Disseminação das Diretrizes e Valores Organizacionais 7. Sistema de Indicadores e 8. Sistema de Objetivos e Metas 9. Preenchimento do Manual de Excelência Organizacional

7 MÓDULO 1: DIRECIONAMENTO PARA A EXCELÊNCIA Treinamento (20 horas) 1. Apresentação 2. Liderança para a Excelência: Estrutura de Implantação 3. Definição do Sistema de Gestão Voltado para a Excelência 4. Definição das Estratégias de Negócios 5. Definição da Missão da Empresa 6. Definição da Visão de Futuro 7. Definição das Diretrizes voltadas para a Excelência 8. Definição dos Valores Organizacionais Voltados para a Excelência 9. Definição do Sistema de Objetivos e Metas da Empresa 10. Definição do Sistema de Indicadores de Resultados da Empresa 11. Avaliação

8 MÓDULO 2: EXCELÊNCIA NA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES Consultoria (20 horas) 1. Apresentação 2. Avaliação das Tarefas Realizadas no Módulo 1 3. Segmentação dos Clientes 4. Análise do Sistema de Identificação das Necessidades dos Clientes 5. Avaliação do Sistema de Serviços aos Clientes 6. Definição de Ações de Melhoria para os Serviços aos Clientes: - Pré-Venda - Durante a Venda - Pós-Venda 7. Avaliação do Processo de Atendimento aos Clientes e Proposição de Melhorias 8. Avaliação da Satisfação dos Clientes e Proposição de Melhorias 9. Avaliação das Estratégias de Marketing e PM. 10. Organização para as Vendas 11. Preenchimento do Manual de Excelência Organizacional

9 MÓDULO 2: EXCELÊNCIA NA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES Treinamento (20 horas) 1. Apresentação 2. Segmentação de Clientes 3. Processamento da Dinâmica Pelo CAV 4. Necessidades e Expectativas dos Clientes 5. Requisitos dos Clientes: Softwares & Hardwares 6. Atendimento Excelente aos Clientes 7. Estratégias de Marketing e Vendas 8. Vendendo a Mim Mesmo e Vendendo Produtos 9. Encerramento

10 MÓDULO 3: GESTÃO DE PROCESSOS VOLTADOS PARA A EXCELÊNCIA Consultoria (20 horas) 1. Apresentação 2. Avaliação das Tarefas Realizadas no Módulo Avaliação do Organograma e Proposição de Melhorias 4. Identificação dos Processos da Empresa 5. Análise e Priorização dos Processos 6. Mapeamento dos Processos Prioritários 7. Análise e Melhoria dos Processos Prioritários 8. Padronização dos Processos Prioritários 9. Avaliação do Sistema de Relacionament o com os Fornecedores 10. Planejamento de Compras 11. Preenchimento do Manual de Excelência Organizacional

11 MÓDULO 3: GESTÃO DE PROCESSOS VOLTADOS PARA A EXCELÊNCIA Treinamento (20 horas) 1. Apresentação 2. Processos Fins e Meios 3. Dinâmica sobre Análise e Melhoria de Processos 4. Ciclo PDCA 5. Ferramentas de Análise e Melhoria de Processos - Fluxogramas - Indicadores - Causa e Efeito 6. Ferramentas para Análise e Melhoria de Processos - Padronização de Processos - Ajustamento de Processos - Diminuição de Variações nos Processos - Tornar os Processos à Prova de Erros 7. Encerramento

12 MÓDULO 4: LIDERANÇA PARA A EXCELÊNCIA Consultoria (20 horas) 1. Apresentação 2. Avaliação das Tarefas Realizadas no Módulo Descrição de Cargos e Funções 4. Perfil dos Colaboradores: Busca da Excelência 5. Estruturação por Equipes: Avaliação e Proposição de Melhorias 6. Avaliação da Capacitação dos Colaboradores e Propostas de Melhoria 7. Avaliação do Sistema de Remuneração e Reconhecimento e Propostas de Melhoria 8. Avaliação da Responsabilidade Social e Propostas de Melhoria 9. Avaliação do Sistema de Informações Organizacionais e Propostas de Melhoria 10. Avaliação do Sistema de Medição do Desempenho Individual e Grupal e Propostas de Melhoria 11. Preenchimento do Manual de Excelência Organizacional 12. Avaliação Geral do Processo

13 MÓDULO 4: LIDERANÇA PARA A EXCELÊNCIA Treinamento (20 horas) 1. Apresentação 2. Dinâmica: Está Escrito na Testa 3. Pesquisa de Relacionamen- to no Ambiente de Trabalho 4. Sessão de Feedback 5. Liderança Situacional 6. Exercício: Perfil de Liderança 7. Técnicas de Reunião e Administração do Tempo 8. Encerramento

14 CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇAO MOMENTO 1 SEMANA ATIVIDADE 1ª.2ª.3ª. A. Seminário de sensibilização e Negociação B. Definição do cronograma de implantação e meios necessários a implementação C. Diagnóstico do nível de aderência aos critérios da GVE D. Analise dos dados coletados, emissão do relatório do diagnóstico e entrega dos resultados às empresas e ao SEBRAE/AL.

15 CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇAO MOMENTO 2, 3, 4 E 5 1º. MÊS MÓDULO 1 2º. MÊS MÓDULO 1 e 2 3º. MÊS MÓDULO 2 SEMANAS Empresas do Grupo 1 Treinamento Empresas do Grupo 1 - Consultoria

16 4º. MÊS MÓDULO 3 5º. MÊS MÓDULO 3 e 4 6º. MÊS MÓDULO 4 SEMANAS Empresas do Grupo 1 Treinamento Empresas do Grupo 1 - Consultoria CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇAO MOMENTO 2, 3, 4 E 5

17 CARGA HORÁRIA TOTAL ESTRATÉGIA DE IMPLANTAÇAO CARGA HORÁRIA POR EMPRESA 1. TREINAMENTO80 2. CONSULTORIA80 3. AVALIAÇÃO20 4. TOTAL180

18 A


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