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INSTITUTO CHIAVENATO de Educação www.chiavenato.com Ensinar para administrar. Administrar para ensinar.

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1 INSTITUTO CHIAVENATO de Educação Ensinar para administrar. Administrar para ensinar.

2 O LADO HUMANO DA ADMINISTRAÇÃO A Face Humana dos Negócios Idalberto Chiavenato

3 Recentidade da Administração. Um Lugar ao Sol. Abrangência. Importância. Complexidade.

4 Pesquisa do CFA realizada pela FIA/USP: Administrador é um profissional com visão do todo. É hábil na formação e coordenação de equipes. Tem capacidade de formular e implementar soluções. Tem o inglês como segunda língua. E conta com pelo menos uma especialização em seu currículo. A participação feminina vem crescendo ano a ano.

5 O velho conceito de organizações: Uma organização é um conjunto integrado e coeso de recursos no sentido de alcançar objetivos organizacionais. (Era Industrial)

6 O novo conceito de organizações: Uma organização é um conjunto integrado e coeso de competências sempre e sempre atualizadas e prontas para serem aplicadas a qualquer oportunidade que surja, antes que os concorrentes o façam. (Era da Informação)

7 ADMINISTRAÇÃO Como Ciência Como Tecnologia Como Tecnologia Como Arte Como Arte

8 - Teorias, - Fundamentos, - Princípios, - Abordagens, - Pesquisas, - Pressupostos. ADMINISTRAÇÃO Como Ciência:

9 Ciência Organizações: Missão Visão Estratégia Alinhamento Abordagens Sinergia Sustentabilidade Retorno Investim. Acionistas Foco Concentrado Conceitos

10 - Técnicas, - Processos, - Modelos, - Aplicações, - Diagnóstico, - Sistemas, - Planos e Controles. ADMINISTRAÇÃO Como Tecnologia:

11 Tecnologia Recursos: Operações Processos Projetos Modelos Programas Foco Concentrado Produtividade Qualidade Excelência Clientes Ferramentas

12 - Comportamentos, - Atitudes, - Interações, - Intervenções, - Valores, - Liderança, - Motivação. ADMINISTRAÇÃO Como Arte:

13 Arte Pessoas e Competências Equipes Cultura Clima Engajamento Foco Concentrado Confiança Solidariedade Cooperação Entusiasmo Competências

14 Ciência Tecnologia Arte Organização Recursos Pessoas e Competências Missão Visão Estratégia Alinhamento Valores Operações Processos Projetos Modelos Programas Equipes Cultura Clima Engajamento Foco Integrado Foco Concentrado Confiança Solidariedade Cooperação Entusiasmo Produtividade Qualidade Excelência Clientes Sinergia Sustentabilidade Retorno Investim. Acionistas

15 Simplificando as Coisas

16 Modelo Simplificado Missão

17 Visão Modelo Simplificado

18 Missão Visão Objetivos Modelo Simplificado

19 Estratégicos Táticos Operacionais Objetivos A Cascata de Objetivos

20 Objetivos Rotineiros Objetivos de Aperfeiçoamento Treinar 100 homens/horas por semana. Manter a produção de 120 peças por minuto. Manter o atual nível de fidelização dos clientes. Manter o índice de acidentes em menos de 1% ao mês. Manter o índice de qualidade em 90%. Manter o nível de produtividade em 85%. Aumentar a qualidade dos produtos em 2% ao ano Elevar o nível de produtividade do pessoal em 5%. Incrementar a relação faturamento por funcionário de R$ 210,00 para R$ 350,00 em um ano Melhorar o atendimento ao cliente. Acelerar a entrega do pedido ao cliente. Criar e desenvolver um produto novo por mês. Desenhar um novo processo de produção. Lançar um novo programa de treinamento para vendedores em um ano. Obter 100 sugestões mensais dos funcionários Incentivar a participação dos funcionários nas decisões. Implantar programa de CRM (Customer Relationship Management). Objetivos Inovadores

21 Missão Visão Objetivos Escolher a Equipe Modelo Simplificado

22 Missão Visão Objetivos Escolher aModelar o Equipe Trabalho Modelo Simplificado

23 Missão Visão Objetivos Escolher aModelar o Preparar a Equipe Trabalho Equipe Modelo Simplificado

24 Missão Visão Objetivos Escolher aModelar o Preparar a Incentivar a Equipe Trabalho Equipe Equipe Modelo Simplificado

25 Missão Visão Objetivos Escolher aModelar o Preparar a Incentivar a Liderar a Equipe Trabalho Equipe Equipe Equipe Modelo Simplificado

26 Missão Visão Objetivos Escolher aModelar o Preparar a Incentivar a Liderar a Equipe Trabalho Equipe Equipe Equipe Resultados Modelo Simplificado

27 Missão Visão Objetivos Escolher aModelar o Preparar a Incentivar a Liderar a Equipe Trabalho Equipe Equipe Equipe Resultados Administrador como missionário Administrador como visionário Administrador com ação proativa Administrador como condutor de equipes O que somos O que queremos ser Aonde queremos chegar Com quem vamos contar Modelo Simplificado

28 Os Múltiplos Focos

29 Perspectiva Financeira Como somos vistos pelos nossos acionistas? Organização Os Múltiplos Focos

30 Perspectiva Financeira Perspectiva dos Clientes Como somos vistos pelos nossos acionistas? Como somos vistos pelos nossos clientes? Organização Os Múltiplos Focos

31 Perspectiva Financeira Perspectiva Processos Internos Perspectiva dos Clientes Como somos vistos pelos nossos acionistas? Em que devemos ser os melhores? Como somos vistos pelos nossos clientes? Organização Os Múltiplos Focos

32 Perspectiva Financeira Perspectiva das Pessoas Perspectiva Processos Internos Perspectiva dos Clientes Como somos vistos pelos nossos acionistas? Em que devemos ser os melhores? Como somos vistos pelos nossos clientes? Como atingir a visão, mantendo o potencial de crescer e inovar? Organização Os Múltiplos Focos

33 Buscando Sinergia Perspectiva Objetivo Indicador Perspectiva Objetivo Indicador Financeira Garantir o retorno Esperado Retorno sobre o Investimento (ROI) Cliente Encantar o Cliente Desempenho com o Cliente Crescimento e Aprendizado Desenvolver Competências Investir em treinamento Processos Internos Excelência Operacional Eficiência e Eficácia

34 Apresentando Resultados Indicadores Financeiros: * EVA (Economic Value-Added) * ROI (Return On Investment) * ROCE (Return On Capital Employed) * Rentabilidade do Negócio Indicadores sobre Clientes: * % de Satisfação dos Clientes * % de Retenção de Clientes * % de Aquisição de Clientes * % de Rentabilidade por Cliente Indicadores de Processos Internos: * Ciclo de Tempo do Processo * Desempenho de Custo * % de Atendimento a Requisitos Técnicos * Qualidade e Produtividade Indicadores de Aprendizado e Crescimento: * % de Satisfação da Equipe * % de Absenteísmo e de Turnover * Horas de Treinamento e Aprendizado * % de Produtividade da Equipe

35 Financeira Clientes Aprendizado e Crescimento Projetos Internos Balanceando os Resultados

36 1.Perspectivas 2.Estratégias 3.Objetivos 4.Indicadores 5.Metas 6.Ações 7.Resultados

37 Sincronismo Conectividade Integração Visão Sistêmica Sinergia

38 A QUEM PRESTAR CONTAS?

39 Stakeholders: Proprietários Acionistas Investidores Clientes e Consumidores Fornecedores Parceiros Colaboradores Comunidade Mercado Sociedade Órgãos Governamentais Sindicatos de Classe

40 O QUE É UM ADMINISTRADOR?

41 Qual é o Papel do Administrador? 1.Planejador do trabalho. 2.Organizador de atividades. 3.Ativador de ações. 4.Controlador de atividades. 5.Articulador de ações. 6.Líder, comunicador, motivador, coach. 7.Alcançar objetivos. 8.Agregar valor. 9.Oferecer resultados.

42 Qual é a Finalidade? Trabalhar em uma Empresa Trabalhar em uma ONG Atuar como Consultor Interno Atuar como Consultor Externo Ser um Empreendedor Ser um Free Lancer Lecionar – ser um professor Pesquisar – ser um pesquisador

43 Nível Estratégico Nível Tático Nível Operacional Execução Qual é o Nível?

44 O QUE REFORÇAR?

45 LiderançaComunicaçãoMotivação Gestão de Conflitos Negociação Gestão da Mudança Gestão da Inovação Empreendedorismo Construção de Equipes Ética Responsabilidade Social Cidadania

46 INSTITUTO CHIAVENATO de Educação Ensinar para administrar. Administrar para ensinar.


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