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O AMBIENTE GERAL E O AMBIENTE DE TAREFA E A RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO Organização Fornecedores AMBIENTE DE TAREFA Órgãos regulamentadores AMBIENTE GERAL.

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1 O AMBIENTE GERAL E O AMBIENTE DE TAREFA E A RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO Organização Fornecedores AMBIENTE DE TAREFA Órgãos regulamentadores AMBIENTE GERAL Variáveis legaisVariáveis tecnológicas Variáveis políticas Clientes Concorrentes Variáveis econômicas Variáveis demográficas Variáveis culturais Página 36

2 Os parceiros da organização PARCEIROS (participantes) CONTRIUIÇÕES (investimentos feitos) INCENTIVOS (retornos esperados) Empregados Contribuem com trabalho, esforço, dedicação pessoal, desempenho, conhecimento, habilidades, competências São motivados por salário, benefícios, prêmios, elogios, reconhecimento, oportunidades, permanência no emprego Investidores ou proprietários Contribuem com dinheiro na forma de ações, empréstimos, financiamentos, créditos São motivados por rentabilidade, lucratividade, liquidez, retorno do investimento, dividendos Fornecedores Contribuem com materiais, matérias-primas, tecnologias, serviços especializados São motivados por negócios, preços, condições de pagamento, faturamento, lucratividade, retorno do investimento Clientes Contribuem com dinheiro pela aquisição dos produtos ou serviços oferecidos pela organização e pelo seu consumo ou utilização São motivados por preço, qualidade, condições de pagamento, satisfação de necessidades, alcance de expectativas

3 A ORGANIZAÇÃO: SISTEMA ABERTO EM INTERAÇÃO COM O AMBIENTE Organização como um sistema aberto EntradasSaídas Retroação AMBIENTE Recursos Energia Informação Insumos Conhecimento AMBIENTE Produtos Serviços Informação Conhecimento Entretenimento

4 As organizações como sistemas abertos Planejamento Transformação Processos gerenciais Processos produtivos Produtos Bens ou serviços Insumos Matérias-primas Energia Informação Importação do ambiente Exportação do ambiente Ambiente Retroação (feedback)

5 As quatro funções administrativas Planejamento Definindo objetivos Criando estratégias para atingi-los Desenvolvendo planos de ação Organização Divisão do trabalho Designação de pessoas Alocação de recursos Coordenação de esforços Direção Comunicando objetivos Inspirando compromissos Dirigindo esforços Liderando pessoas Controle Monitorando desempenho Avaliando recursos Corrigindo distorções Dando reforço positivo Funções administrativas

6 Relações de reciprocidade entre pessoas e organização As pessoas oferecem contribuições como: Trabalho Dedicação Esforço Alcance de objetivos Agregar valor Utilização do conhecimento As organizações oferecem incentivos como: Salário e benefícios Treinamento e aprendizagem Segurança no emprego Excelente ambiente de trabalho Oportunidades de crescimento Participação nas decisões PessoasOrganização

7 As expectativas das organizações em relação às pessoas Página 34 Foco na missão organizacional Foco na visão de futuro da organização Foco do cliente Foco em metas e resultados Foco em melhoria e desenvolvimento contínuo Foco no trabalho participativo em equipe Comprometimento e dedicação Talento, habilidades e competências Aprendizado e crescimento profissional Ética e responsabilidade O que as organizações esperam das pessoas

8 As expectativas das pessoas nas organizações Um excelente lugar para trabalhar Reconhecimento e recompensas: salário, benefícios e incentivos Oportunidades de crescimento: educação e carreira Participação nas decisões Liberdade e autonomia Apoio e suporte: liderança renovadora Empregabilidade e ocupabilidade Camaradagem e coleguismo Divertimento, alegria e satisfação Qualidade de vida no trabalho O que as pessoas esperam das organizações

9 Exemplos de níveis de conhecimento nas organizações Página 11 organização grupo indivíduo Estratégias organizacionais, inovações, dentre outros Interação e socialização e de conhecimentos Nível do indivíduo Diferenças individuais Percepção diferenciadas Motivação Satisfação no trabalho Equipes e empowerment Dinâmica grupal e intergrupal Desenho organizacional Cultura organizacional Processos de trabalho

10 Comparação entre o modelo mecanístico e o modelo orgânico Modelo orgânico Descentralização das decisões Equalização de poder Integração e coordenação Equipes multifuncionais Baixa formalização nas comunicações Formato circular Modelo mecanicista Centralização das decisões Hierarquia de autoridade e cadeia de comando Divisão do trabalho e especialização Departamentalização Alta formalização nas comunicações Formato piramidal

11 A abordagem tradicional e a abordagem sistêmica das organizações e a sua relação com o conhecimento Abordagem hierárquica tradicionalAbordagem sistêmica de processos Fluxo de trabalho vertical Foco na hierarquia Fluxo de trabalho horizontal Foco nos processos Entradas:Saídas: FornecedoresClientes

12 EXEMPLO DE ESTRUTURA POR EQUIPES Equipe de planejamento Equipe de apoio jurídico RH Jurídico Equipe técnica Enge- nharia Equipe operacional Células de produção Equipe de planejamento Equipe de apoio jurídico RH Jurídico Equipe técnica Enge- nharia Equipe operacional Células de produção Equipe AlfaEquipe Beta

13 E AS PROFISSÕES NA ATUALIDADE? Trabalho mais intectualizado, diversificado e informatizado Novas ocupações profissionais Crescimento do setor de serviços Ênfase nas competências profissionais COMPETÊNCIAS: do que estamos falando?

14 CONHECIMENTO Informação. Atualização profissional. Reciclagem constantes PERSPECTIVA Transformar a teoria em prática ATITUDE Comportamento ativo e proativo – ação/fazer acontecer Flexibilidade Criatividade Inovação Participação Solidariedade Empreendedor

15 CONHECIMENTO COMO DIFERENCIAL ENTRE AS ORGANIZAÇÕES Conhecimento coletivo gerado e adquirido Habilidades criativas e inventivas Valores, atitudes e motivação das pessoas Grau de satisfação dos clientes ATIVOS INTANGÍVEIS Conhecimentos que geram valor econômico para a empresa. Criação, distribuição e manipulação da informação constituem a principal fonte de geração de riquezas.


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