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O AMBIENTE GERAL E O AMBIENTE DE TAREFA E A RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO

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Apresentação em tema: "O AMBIENTE GERAL E O AMBIENTE DE TAREFA E A RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 O AMBIENTE GERAL E O AMBIENTE DE TAREFA E A RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO
Variáveis econômicas AMBIENTE DE TAREFA Variáveis legais Variáveis tecnológicas Concorrentes Organização Fornecedores Clientes Variáveis políticas Variáveis culturais Órgãos regulamentadores Variáveis demográficas Página 36 1

2 Os parceiros da organização
PARCEIROS (participantes) CONTRIUIÇÕES (investimentos feitos) INCENTIVOS (retornos esperados) Empregados Contribuem com trabalho, esforço, dedicação pessoal, desempenho, conhecimento, habilidades, competências São motivados por salário, benefícios, prêmios, elogios, reconhecimento, oportunidades, permanência no emprego Investidores ou proprietários Contribuem com dinheiro na forma de ações, empréstimos, financiamentos, créditos São motivados por rentabilidade, lucratividade, liquidez, retorno do investimento, dividendos Fornecedores Contribuem com materiais, matérias-primas, tecnologias, serviços especializados São motivados por negócios, preços, condições de pagamento, faturamento, lucratividade, retorno do investimento Clientes Contribuem com dinheiro pela aquisição dos produtos ou serviços oferecidos pela organização e pelo seu consumo ou utilização São motivados por preço, qualidade, condições de pagamento, satisfação de necessidades, alcance de expectativas 2

3 A ORGANIZAÇÃO: SISTEMA ABERTO EM INTERAÇÃO COM O AMBIENTE
Recursos Energia Informação Insumos Conhecimento AMBIENTE Produtos Serviços Informação Conhecimento Entretenimento Organização como um sistema aberto Entradas Saídas Retroação 3

4 As organizações como sistemas abertos
Ambiente Planejamento Insumos Matérias-primas Energia Informação Importação do ambiente Exportação do ambiente Produtos Bens ou serviços Transformação Processos gerenciais Processos produtivos Retroação (feedback) 4

5 As quatro funções administrativas
Planejamento Definindo objetivos Criando estratégias para atingi-los Desenvolvendo planos de ação Controle Monitorando desempenho Avaliando recursos Corrigindo distorções Dando reforço positivo Organização Divisão do trabalho Designação de pessoas Alocação de recursos Coordenação de esforços Funções administrativas Direção Comunicando objetivos Inspirando compromissos Dirigindo esforços Liderando pessoas 5

6 Relações de reciprocidade entre pessoas e organização
As pessoas oferecem contribuições como: Trabalho Dedicação Esforço Alcance de objetivos Agregar valor Utilização do conhecimento Pessoas Organização As organizações oferecem incentivos como: Salário e benefícios Treinamento e aprendizagem Segurança no emprego Excelente ambiente de trabalho Oportunidades de crescimento Participação nas decisões 6

7 As expectativas das organizações em relação às pessoas
Foco na missão organizacional Foco na visão de futuro da organização Foco do cliente Foco em metas e resultados Foco em melhoria e desenvolvimento contínuo O que as organizações esperam das pessoas Foco no trabalho participativo em equipe Comprometimento e dedicação Aprendizado e crescimento profissional Talento, habilidades e competências Ética e responsabilidade Página 34 7

8 As expectativas das pessoas nas organizações
Um excelente lugar para trabalhar Reconhecimento e recompensas: salário, benefícios e incentivos Oportunidades de crescimento: educação e carreira Participação nas decisões O que as pessoas esperam das organizações Liberdade e autonomia Apoio e suporte: liderança renovadora Empregabilidade e ocupabilidade Divertimento, alegria e satisfação Camaradagem e coleguismo Qualidade de vida no trabalho 8

9 Exemplos de níveis de conhecimento nas organizações
Estratégias organizacionais, inovações, dentre outros Desenho organizacional Cultura organizacional Processos de trabalho organização Interação e socialização e de conhecimentos Equipes e empowerment Dinâmica grupal e intergrupal grupo indivíduo Nível do indivíduo Diferenças individuais Percepção diferenciadas Motivação Satisfação no trabalho Página 11 9

10 Comparação entre o modelo mecanístico e o modelo orgânico
Modelo mecanicista Centralização das decisões Hierarquia de autoridade e cadeia de comando Divisão do trabalho e especialização Departamentalização Alta formalização nas comunicações Formato piramidal Modelo orgânico Descentralização das decisões Equalização de poder Integração e coordenação Equipes multifuncionais Baixa formalização nas comunicações Formato circular 10

11 A abordagem tradicional e a abordagem sistêmica das organizações e a sua relação com o conhecimento
Abordagem hierárquica tradicional Abordagem sistêmica de processos Entradas: Saídas: Fornecedores Clientes Fluxo de trabalho vertical Foco na hierarquia Fluxo de trabalho horizontal Foco nos processos 11

12 EXEMPLO DE ESTRUTURA POR EQUIPES
Equipe Alfa Equipe Beta Equipe de planejamento Equipe de planejamento Equipe de apoio jurídico RH Jurídico Equipe técnica Enge- nharia Equipe de apoio jurídico RH Jurídico Equipe técnica Enge- nharia Equipe operacional Células de produção Equipe operacional Células de produção 12

13 COMPETÊNCIAS: do que estamos falando?
E AS PROFISSÕES NA ATUALIDADE? Crescimento do setor de serviços Novas ocupações profissionais Trabalho mais intectualizado, diversificado e informatizado Ênfase nas competências profissionais COMPETÊNCIAS: do que estamos falando?

14 CONHECIMENTO ATITUDE PERSPECTIVA
Informação. Atualização profissional. Reciclagem constantes ATITUDE Comportamento ativo e proativo – ação/fazer acontecer PERSPECTIVA Transformar a teoria em prática Participação Flexibilidade Empreendedor Inovação Solidariedade Criatividade

15 CONHECIMENTO COMO DIFERENCIAL ENTRE AS ORGANIZAÇÕES
Conhecimento coletivo gerado e adquirido Habilidades criativas e inventivas Valores, atitudes e motivação das pessoas Grau de satisfação dos clientes ATIVOS INTANGÍVEIS Conhecimentos que geram valor econômico para a empresa. Criação, distribuição e manipulação da informação constituem a principal fonte de geração de riquezas.


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