A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Processo Administrativo Por Carlos Reis. FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR Resgata os princípios da Administração Científica propostos por Taylor; Aceita-se atualmente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Processo Administrativo Por Carlos Reis. FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR Resgata os princípios da Administração Científica propostos por Taylor; Aceita-se atualmente."— Transcrição da apresentação:

1 Processo Administrativo Por Carlos Reis

2 FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR Resgata os princípios da Administração Científica propostos por Taylor; Aceita-se atualmente como sendo planejar, organizar, dirigir e controlar; Quando as funções são interligadas entre si, ocorrendo uma contínua correlação e ajustamento por meio da retroação, são chamadas de processo administrativo.

3 FayolUrwickGulickKoontz e O'Donnell NewmanDale PreverInvestiga -ção Previsão Planeja- mento Planejamento Planeja- mento Organi- zar Organiza- ção Organização Organiza- ção Coman- dar Coorde- nar Comando Coordena -ção Administração de Pessoal Direção Coordenação Designação de Pessoal Direção LiderançaDireção Contro- lar ControleInformação Orçamento Controle A evolução das funções administrativas

4 As funções Administrativas Planejamento Organização Direção Controle Definir a missão Formular objetivos Definir os planos para alcançar os objetivos Programar as atividades Dividir o trabalho Designar as atividades Agrupar as atividades em órgãos e cargos Alocar recursos Definir autoridade e responsabilidade Designar as pessoas Coordenar os esforços Comunicar Motivar Liderar Orientar Definir os padrões Monitorar o desempenho Avaliar o desempenho Ação corretiva

5 O processo administrativo Planejamento Formular objetivos e os meios para alcançá-los Controle Monitorar as atividades e corrigir os desvios Direção Designar pessoas, dirigir seus esforços, motivá-las, liderá-las e comunicar Organização Modelar o trabalho, alocar recursos e coordenar atividades Recursos Humanos Financeiros Materiais Tecnológicos Informação Resultados Desempenho Objetivos Produtos Serviços Eficiência Eficácia

6 Planejamento É o processo onde se define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que seqüência.

7 Planejamento Definir objetivos Verificar onde as coisas estão hoje Desenvolver premissas sobre condições futuras (cenários) Identificar meios para alcançar os objetivos Implementar os planos de ação necessários.

8 As premissas do planejamento Presente Futuro Onde estamos agora Situação atual Planejamento Planos Onde pretendemos chegar Objetivos pretendidos

9 Planejamento O planejamento começa com a definição dos objetivos; Os objetivos são alvos futuros que se pretende alcançar dentro de um certo espaço de tempo e aplicando os recursos disponíveis ou possíveis; Os objetivos devem ser listados dentro de uma hierarquia. Os obj. organizacionais são mais amplos e menos detalhados do que as normas.

10 O desdobramento dos objetivos Objetivos organizacionais Estabelecimento dos objetivos da organização Políticas Colocação dos objetivos como guias para a ação Diretrizes Linhas mestras e genéricas para a ação Metas Alvos a atingir a curto prazo em cada órgão Programas Atividades necessárias para cada meta Procedimentos Modos de execução de cada programa Métodos Planos de ação para a execução de tarefas Normas Regras para cada procedimento Amplitude Detalhamento Maior Menor Maior

11 Planejamento estratégico Conteúdo: Tempo: Amplitude: Definição: Genérico, sintético e abrangente; Longo prazo, 5 anos Aborda a empresa como uma totalidade. Pela Direção

12 Planejamento Tático Conteúdo: Tempo: Amplitude: Definição: Menos genérico e mais detalhado Médio prazo (anual). Aborda cada unidade da empresa separadamente. Pelos chefes de Departamentos.

13 Planejamento Operacional Conteúdo: Tempo: Amplitude: Definição: Detalhado, específico e analítico Curto prazo; Microorientado. Aborda cada tarefa ou operação. Pelos níveis operacional.

14 Os quatro tipos de planos Relacionados com métodos de trabalho; Fluxogramas; Nível operacional. Relacionado com o dinheiro; Orçamento; Relacionados com o comportamento; Regras e normas; Nível operacional. Relacionados com o tempo; Cronograma.

15 A função de organizar Dividir o trabalho Agrupar as atividades em uma estrutura lógica; Designar as pessoas para sua execução; Alocar os recursos; Coordenar os esforços.

16 Os três níveis de organização Nível institucional: Nível intermediário: Nível operacional: Tipos de organização; Tipos de departamentalização; Análise e descrição de cargos.

17 A função de dirigir Dirigir os esforços para um propósito comum; Comunicar; Liderar; Motivar; Orientar as pessoas; Impulsionar as pessoas.

18 Os três níveis de direção Direção: Gerência: Supervisão: A empresa ou áreas da empresa; Cada departamento ou unidade da empresa Cada grupo de pessoas ou tarefas

19 A função de controlar Definir padrões de desempenho; Monitorar o desempenho; Comparar o desempenho com os padrões estabelecidos; Tomar a ação corretiva para corrigir desvios e assegurar o alcance dos objetivos.

20 Estabelecimento de padrões Ação corretiva Observação do desempenho Comparação do desempenho com o padrão As quatro fases do controle

21 Os quatro tipos de padrões Tipos de Padrões de Quantidade Padrões de Qualidade Padrões de Tempo Padrões de Custo Volume de produção Níveis de estoque Número de horas trabalhadas Volume de vendas Controle de qualidade do produto Controle de qualidade do processo Especificações do produto Controle da Q da matéria-prima Tempo padrão de produção Tempo médio de estocagem Padrões de rendimento Tempo médio de atendimento Custo de produção Custo de estocagem Custo padrão Custo médio de financiamento


Carregar ppt "Processo Administrativo Por Carlos Reis. FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR Resgata os princípios da Administração Científica propostos por Taylor; Aceita-se atualmente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google