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Planejamento Estratégico Escola de Negócios Para se chegar, onde quer que seja, não é preciso dominar a força; basta controlar a razão. Amir Klink.

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1 Planejamento Estratégico Escola de Negócios Para se chegar, onde quer que seja, não é preciso dominar a força; basta controlar a razão. Amir Klink

2 Conceitos e Definições Há certa dificuldade de se conceituar a função do planejamento nas empresas, de se estabelecer a sua real amplitude e abrangência. Steiner (1969:12) estabelece as cinco dimensões do planejamento, cujos aspectos básicos são apresentados a seguir.

3 Conceitos e Definições A primeira dimensão do planejamento diz respeito ao assunto abordado que pode ser: produção, pesquisa, novos produtos, finanças, marketing, instalações, recursos humanos. A segunda dimensão corresponde aos elementos do planejamento, entre os quais podemos citar: propósitos, objetivos, estratégias, políticas, programas, orçamentos, normas e procedimentos.

4 Conceitos e Definições Terceira dimensão diz respeito ao tempo do planejamento, que pode ser, de longo, médio ou curto prazo. Outra, quarta dimensão, corresponde às unidades organizacionais onde o julgamento é elaborado, nesse caso, pode-se ter planejamento corporativo, refere-se às unidades de negócios, subsidiárias, grupos funcionais, divisões, departamentos, produtos,etc.

5 Conceitos e Definições A quinta dimensão corresponde às características do planejamento que podem ser apresentadas por complexida de ou simplicidade, qualidade ou quanti dade, planejamento estratégico ou tático, confidencial ou público, formal ou informal.

6 Conceitos e Definições Steiner (1969:14) salienta que esses aspectos da dimensões não são mutua mente exclusivos nem apresentam limites muito claros. As dimensões referidas permitem ter o entendimento sobre o assunto: Planejamento

7 Conceitos e Definições O planejamento pode ser conceituado como um processo, a ser desenvolvido e implementado para alcançar uma determi nada situação no futuro, utilizando da melhor maneira os recursos disponíveis na Empresa, sejam recursos materiais ou humanos.

8 Conceitos e Definições Conjunto de providências a serem tomadas pelo executivo, com vistas a enfrentar situações futuras, que tendem a ser diferentes do passado. Pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração e implementa ção na empresa.

9 Conceitos e Definições O processo de tomada de decisão deve conter os componentes individuais e organizacionais, assim como a ação nesses dois níveis deve ser orientada de tal maneira que garanta os interesses dos fatores alocados no ambiente organiza cional.

10 Conceitos e Definições O processo de planejar envolve: um modo de pensar, indagações, questionamentos. Todo processo de planejamento devem resultar de decisões presentes, tomadas a partir do exame do impacto das mesmas no futuro.

11 Conceitos e Definições Planejamento é um processo sistemático e constante de tomada de decisões, cujo efeitos e consequências deverão ocorrer em futuros períodos de tempo. Processo inter-relacionado e interdepen dente que visam o alcance de objetivos estabelecidos.

12 Princípios do Planejamento O planejamento é regido por 04 princípios a saber: 1. Princípio da contribuição: os objetivos devem ser hierarquizados e estabelecer metas para alcançá-los em sua totalidade.

13 Princípios do Planejamento 2. Princípio da precedência: o planejamen to do que e como vai ser feito aparece no processo, desse modo o planejamento assume uma situação de maior importân cia no processo administrativo.

14 Princípios do Planejamento 3. Princípio da maior penetração e abrangência: as modificações provoca das nas pessoas podem corresponder à necessidades de treinamento, transferências, funções-revisão, substituição, avaliação e modificações na tecno logia através da evolução do conhecimento, novas maneiras de fazer os trabalhos. Podem ainda provocar alterações de responsabilidades, níveis de autoridade.

15 Princípios do Planejamento 4. Princípio da eficiência, eficácia e efetividade: o planejamento deve minimi zar as deficiências e maximizar os resulta dos. Eficiência: fazer as coisas de maneira adequada; resolver problemas, cumprir seu dever; reduzir custos.

16 Princípios do Planejamento Eficácia: fazer as coisas certas, produzir alternativas criativas, maximizar a utiliza ção de recursos, obter resultados, aumentar o lucro. Efetividade: manter-se no mercado, apresentar resultados globais positivos a longo do tempo. Para que a empresa seja efetiva ele deve ser eficiente e eficaz.

17 PLANEJAMENTO PROVOCA MODIFICAÇÕES PESSOAS TECNOLOGIA SISTEMAS

18 LEMBRETE Eficácia: identificar oportunidades e necessidades, onde residem os fatores controláveis pela empresa; Flexibilidade e adaptabilidade, usufruir dessas oportunidades e atender as necessidades identificadas no ambiente. A eficiência, eficácia e efetividade são as principais medidas para avaliar uma boa administração.


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