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Planejamento Estratégico Escola de Negócios
“Para se chegar, onde quer que seja, não é preciso dominar a força; basta controlar a razão.” Amir Klink
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Conceitos e Definições
Há certa dificuldade de se conceituar a função do planejamento nas empresas, de se estabelecer a sua real amplitude e abrangência. Steiner (1969:12) estabelece as cinco dimensões do planejamento, cujos aspectos básicos são apresentados a seguir.
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Conceitos e Definições
A primeira dimensão do planejamento diz respeito ao assunto abordado que pode ser: produção, pesquisa, novos produtos, finanças, marketing, instalações, recursos humanos. A segunda dimensão corresponde aos elementos do planejamento, entre os quais podemos citar: propósitos, objetivos, estratégias, políticas, programas, orçamentos, normas e procedimentos.
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Conceitos e Definições
Terceira dimensão diz respeito ao tempo do planejamento, que pode ser, de longo, médio ou curto prazo. Outra, quarta dimensão, corresponde às unidades organizacionais onde o julgamento é elaborado, nesse caso, pode-se ter planejamento corporativo, refere-se às unidades de negócios, subsidiárias, grupos funcionais, divisões, departamentos, produtos,etc.
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Conceitos e Definições
A quinta dimensão corresponde às características do planejamento que podem ser apresentadas por complexida de ou simplicidade, qualidade ou quanti dade, planejamento estratégico ou tático, confidencial ou público, formal ou informal.
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Conceitos e Definições
Steiner (1969:14) salienta que esses aspectos da dimensões não são mutua mente exclusivos nem apresentam limites muito claros. As dimensões referidas permitem ter o entendimento sobre o assunto: Planejamento
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Conceitos e Definições
O planejamento pode ser conceituado como um processo, a ser desenvolvido e implementado para alcançar uma determi nada situação no futuro, utilizando da melhor maneira os recursos disponíveis na Empresa, sejam recursos materiais ou humanos.
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Conceitos e Definições
Conjunto de providências a serem tomadas pelo executivo, com vistas a enfrentar situações futuras, que tendem a ser diferentes do passado. Pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração e implementa ção na empresa.
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Conceitos e Definições
O processo de tomada de decisão deve conter os componentes individuais e organizacionais, assim como a ação nesses dois níveis deve ser orientada de tal maneira que garanta os interesses dos fatores alocados no ambiente organiza cional.
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Conceitos e Definições
O processo de planejar envolve: um modo de pensar, indagações, questionamentos. Todo processo de planejamento devem resultar de decisões presentes, tomadas a partir do exame do impacto das mesmas no futuro.
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Conceitos e Definições
Planejamento é um processo sistemático e constante de tomada de decisões, cujo efeitos e consequências deverão ocorrer em futuros períodos de tempo. Processo inter-relacionado e interdepen dente que visam o alcance de objetivos estabelecidos.
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Princípios do Planejamento
O planejamento é regido por 04 princípios a saber: 1. Princípio da contribuição: os objetivos devem ser hierarquizados e estabelecer metas para alcançá-los em sua totalidade.
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Princípios do Planejamento
2. Princípio da precedência: o planejamen to “do que e como vai ser feito” aparece no processo, desse modo o planejamento assume uma situação de maior importân cia no processo administrativo.
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Princípios do Planejamento
3. Princípio da maior penetração e abrangência: as modificações provoca das nas pessoas podem corresponder à necessidades de treinamento, transferências, funções-revisão, substituição, avaliação e modificações na tecno logia através da evolução do conhecimento, novas maneiras de fazer os trabalhos. Podem ainda provocar alterações de responsabilidades, níveis de autoridade.
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Princípios do Planejamento
4. Princípio da eficiência, eficácia e efetividade: o planejamento deve minimi zar as deficiências e maximizar os resulta dos. Eficiência: fazer as coisas de maneira adequada; resolver problemas, cumprir seu dever; reduzir custos.
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Princípios do Planejamento
Eficácia: fazer as coisas certas, produzir alternativas criativas, maximizar a utiliza ção de recursos, obter resultados, aumentar o lucro. Efetividade: manter-se no mercado, apresentar resultados globais positivos a longo do tempo. Para que a empresa seja efetiva ele deve ser eficiente e eficaz.
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PLANEJAMENTO PROVOCA MODIFICAÇÕES TECNOLOGIA PESSOAS SISTEMAS
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LEMBRETE Eficácia: identificar oportunidades e necessidades, onde residem os fatores controláveis pela empresa; Flexibilidade e adaptabilidade, usufruir dessas oportunidades e atender as necessidades identificadas no ambiente. A eficiência, eficácia e efetividade são as principais medidas para avaliar uma boa administração.
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