A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estratégia 1 Universidade de Brasília

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estratégia 1 Universidade de Brasília"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégia 1 Universidade de Brasília
Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão de Instituições Arquivísticas Prof.: Lillian Alvares

2 Introdução É a definição de como recursos serão alocados para se atingir determinado objetivo. Usada originalmente na área militar, esta palavra hoje é bastante usada na área de negócios. A palavra vem do grego strátegos, que significa "a arte do general".

3 Definições Arte militar de planejar e executar movimentos e operações visando a alcançar ou manter posições relativas e potenciais favoráveis a futuras ações táticas sobre determinados objetivos.

4 Definições Arte militar de escolher onde, quando e com que travar um combate ou uma batalha. Arte de aplicar os meios disponíveis com vista à consecução de objetivos específicos. Arte de explorar condições favoráveis com o fim de alcançar objetivos específicos.

5 Definições Em um sentido geral, estratégia é a
“Definição dos grandes objetivos e linhas de ação estabelecidas nos planos empresariais ou governamentais. Tática, em complemento, definiria de forma mais detalhada como atingir esses objetivos.”

6 Definições Estratégia também pode ser entendida como uma:
posição (posição de uma organização na sociedade), uma perspectiva (uma forma específica de fazer as coisas).

7 Premissas Refere-se ao comportamento sistêmico e holístico. Envolve as organizações como uma totalidade. Diz respeito ao futuro da organização. Está orientada para longo prazo.

8 Premissas Refere-se a comportamento orientado para objetivos estratégicos. Comportamento global da organização em relação ao ambiente que a circunda

9 Premissas Precisa ser formulada e entendida por todos os membros da organização. É um conjunto de decisões que molda o caminho escolhido para chegar ao objetivo Precisa ser planejada. O planejamento estratégico é a maneira pela qual a estratégia é preparada e articulada.

10 Premissas A estratégia precisa ser implementada. Esse é o principal desafio. Pode ser avaliada quanto ao seu desempenho e resultados.

11 Objetivos Os objetivos das estratégias são:
Fixar a direção das ações planejadas, Focalizar o esforço do grupo que assume o papel de agente de mudanças, Marcar que define a organização Ser o elemento que provê consistência e aumenta a coerência das ações e intervenções.

12 Estrategistas Sun Tzu, general filósofo, século IV a.C. , escreveu um tratado nominado “A arte da guerra” Niccolò Maquiavel (1640 – 1527) escreveu “O príncipe” Carl von Clausewitz (1780 – 1831), filósofo, escreveu “Da guerra”

13 Fundamentos da estratégia

14 Conceitos Estratégia e tática estão intimamente relacionadas. Ambas lidam com recursos, tempo e força.

15 Conceitos Mas a estratégia é empregada em larga escala enquanto a tática atua em pequena escala.

16 Conceitos Em sociedades primitivas, um rei ou líder político eram freqüentemente também o líder militar. Se ele não era, a distância de comunicação entre o líder político e militar eram pequenas. Mas com a necessidade de profissionalização do exército aumentando, a distância entre os políticos e militares começaram a aparecer.

17 Conceitos Os fundamentos para a grande estratégia é a diplomacia por meio da qual deve-se firmar alianças.

18 Conceitos Estratégia (e tática) deve constantemente estar desenvolvendo-se em resposta aos avanços tecnológicos. Uma estratégia bem sucedida de uma era tende a se tornar obsoleta logo após novos desenvolvimentos em materiais.

19 Princípios da Estratégia

20 Princípios da estratégia
Selecionar objetivos decisivos. Tomar a iniciativa de seu inimigo. Concentrar suas forças em um ponto decisivo.

21 Princípios da estratégia
Economizar seus recursos para redução dos gastos. Coordenar o movimento de seus recursos para alcançar seu objetivo. Manter a cadeia de comando.

22 Princípios da estratégia
Coordenar suas tarefas para alcançar a máxima eficiência. Manter segredo até que seja tarde para seu oponente reagir. Empregar elementos inesperados tais como velocidade, criatividade e audácia.

23 Princípios da estratégia
Manter seus planos tão simples quanto possível para completar sua tarefa. Escolher estratégias flexíveis a fim de adaptar-se às mudanças de condições. Organizar-se para maximizar a eficiência. Manter moral alta mesmo em face dos revezes.


Carregar ppt "Estratégia 1 Universidade de Brasília"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google