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Noções de Estratégia Se os segredos da estratégia corporativa pudessem ser adquiridos por US$ 50,00, não precisaríamos pagar um salário tão alto aos gerentes.

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1 Noções de Estratégia Se os segredos da estratégia corporativa pudessem ser adquiridos por US$ 50,00, não precisaríamos pagar um salário tão alto aos gerentes executivos. (Richard Whittington)

2 A origem da palavra estratégia Strategos (a arte do General). Origem grega. Intimamente relacionada com a questão militar. Arte da ciência militar dedicada à condução de uma guerra e de suas manobras militares. Não há nenhuma organização que não tenha estratégia, ela pode não estar formalizada, mas sempre existe uma, certa ou não, coerente ou não.

3 O conceito de estratégia Se pudéssemos, de início, saber onde estamos e aonde nos dirigimos, poderíamos melhor julgar o que fazer e como fazê-lo Abrahan Lincoln Hamel e Parahalad (1994) A essência da estratégia está em desenvolver vantagens competitivas no futuro mais rápido antes que os concorrentes possam imitar. Para eles, a melhor vantagem competitiva de todas ocorre quando uma organização tem a capacidade de, não obstante, melhorar suas habilidades já existentes e aprender novas habilidades.

4 O conceito de estratégia Andrews (1992) A estratégia corporativa é o padrão de decisões de uma organização que determina e revela seus objetivos, propósitos ou metas; produz as principais políticas e planos para atingir aquelas metas e define o alcance do negócio da organização, bem como o tipo de organização que ela é ou deseja ser. Podemos concluir Para cada organização existirá uma estratégia. Ainda segundo Andrews Quando uma organização estabelece uma estratégia, está escolhendo o seu caráter formando a sua imagem institucional, estabelecendo uma individualidade organizacional e definindo o seu papel no mercado.

5 O conceito de estratégia Ansoff Explica estratégia como: o negócio em que estamos; as tendências que se verificam; decisões heurísticas (perguntas e respostas) de primeira ordem; padrão de decisões; nicho competitivo; e características de portfólio. Em sua visão, estratégia baseia-se em conhecimento incerto e incompleto. Assim há a possibilidade de algumas oportunidades serem perdidas. Chandler Determinação básica das metas e objetivos de longo prazo de uma organização, bem como a adoção de ação e alocações de recursos necessários para atingir essas metas.

6 Estratégia Onde estamos? Para onde queremos ir? Por que? Qual caminho seguir?

7 Definição Estratégia é a base sobre a qual são feitos planos, prioridades são estabelecidas e modificadas, a comunicação externa e interna é estruturada, os riscos são gerenciados e a trajetória da empresa é alterada, em resposta a fatos novos. Processo de mobilização através do qual a organização estabelece sua identidade organizacional, analisa seu ambiente externo e interno, atual e futuro e elabora quais serão suas ações estratégicas orientadas para o mercado. Conjunto integrado e coordenado de compromissos e ações que as empresas utilizam para obter vantagem competitiva explorando as competências essenciais em mercados de produtos específicos.

8 Abordagens genéricas de estratégia 1. Abordagem Clássica 2. Abordagem Evolucionária 3. Abordagem Processualista 4. Abordagem Sistêmica Plural Maximização dos lucros Resultados Processos Deliberados Emergentes ProcessualSistêmico EvolucionáriaClássica Perspectivas genéricas sobre estratégia Fonte: O que é estratégia, Whinttington

9 Abordagem Clássica Características principais 1. O apego à análise racional. 2. O distanciamento entre concepção e execução. 3. O compromisso com a maximização do lucro. O objetivo estratégico de uma empresa é obter retorno do capital, e se em um caso específico o retorno a longo prazo não for satisfatório, o defeito deve ser corrigido ou a atividade deve ser abandonada. Alfred Sloan, em sua biografia, My years with General Motors.

10 Demais características das abordagens Clássica Mais antiga e mais influente. Conta com métodos de planejamento racional predominantes nos livros. Dominar os ambientes internos e externos exige um bom planejamento. O planejamento pode adaptar e antecipar as mudanças de mercado. As estratégias são mais bem desenvolvidas por meio da análise racional, afastada do campo de batalha dos negócios. Evolucionista O ambiente é implacável e imprevisível para que se façam previsões eficazes. Aconselham os estrategistas a manterem custos baixos e opções abertas Os mercados são imprevisíveis e difíceis para justificar grandes investimentos em planejamento estratégico. Do seu ponto de vista, é o mercado, e não os gerentes que faz as escolhas mais importantes.

11 Demais características das abordagens Processualista Pra eles, as estratégias eficazes emergem diretamente do envolvimento íntimo com as operações diárias e as forças básicas da organização. A estratégia emerge mais de um processo pragmático de aprendizado e comprometimento do que de uma série racional de grandes saltos pra frente. Sistêmica A estratégia é importante, mas não como é visto pelos clássicos. Para eles, não há um caminho melhor para desenvolver a estratégia: simplesmente jogue pelas regras locais.


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