A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Noções de Estratégia “Se os segredos da estratégia corporativa pudessem ser adquiridos por US$ 50,00, não precisaríamos pagar um salário tão alto aos gerentes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Noções de Estratégia “Se os segredos da estratégia corporativa pudessem ser adquiridos por US$ 50,00, não precisaríamos pagar um salário tão alto aos gerentes."— Transcrição da apresentação:

1 Noções de Estratégia “Se os segredos da estratégia corporativa pudessem ser adquiridos por US$ 50,00, não precisaríamos pagar um salário tão alto aos gerentes executivos”. (Richard Whittington)

2 A origem da palavra estratégia
Strategos (“a arte do General”). Origem grega. Intimamente relacionada com a questão militar. Arte da ciência militar dedicada à condução de uma guerra e de suas manobras militares. Não há nenhuma organização que não tenha estratégia, ela pode não estar formalizada, mas sempre existe uma, certa ou não, coerente ou não.

3 O conceito de estratégia
“Se pudéssemos, de início, saber onde estamos e aonde nos dirigimos, poderíamos melhor julgar o que fazer e como fazê-lo” Abrahan Lincoln Hamel e Parahalad (1994) A essência da estratégia está em desenvolver vantagens competitivas no futuro mais rápido antes que os concorrentes possam imitar. Para eles, a melhor vantagem competitiva de todas ocorre quando uma organização tem a capacidade de, não obstante, melhorar suas habilidades já existentes e aprender novas habilidades.

4 O conceito de estratégia
Andrews (1992) A estratégia corporativa é o padrão de decisões de uma organização que determina e revela seus objetivos, propósitos ou metas; produz as principais políticas e planos para atingir aquelas metas e define o alcance do negócio da organização, bem como o tipo de organização que ela é ou deseja ser. Podemos concluir Para cada organização existirá uma estratégia. Ainda segundo Andrews Quando uma organização estabelece uma estratégia, está escolhendo o seu caráter formando a sua imagem institucional, estabelecendo uma individualidade organizacional e definindo o seu papel no mercado.

5 O conceito de estratégia
Ansoff Explica estratégia como: o negócio em que estamos; as tendências que se verificam; decisões heurísticas (perguntas e respostas) de primeira ordem; padrão de decisões; nicho competitivo; e características de portfólio. Em sua visão, estratégia baseia-se em conhecimento incerto e incompleto. Assim há a possibilidade de algumas oportunidades serem perdidas. Chandler Determinação básica das metas e objetivos de longo prazo de uma organização, bem como a adoção de ação e alocações de recursos necessários para atingir essas metas.

6 Estratégia Onde estamos? Para onde queremos ir? Por que?
Qual caminho seguir?

7 Definição Estratégia é a base sobre a qual são feitos planos, prioridades são estabelecidas e modificadas, a comunicação externa e interna é estruturada, os riscos são gerenciados e a trajetória da empresa é alterada, em resposta a fatos novos. Processo de mobilização através do qual a organização estabelece sua identidade organizacional, analisa seu ambiente externo e interno, atual e futuro e elabora quais serão suas ações estratégicas orientadas para o mercado. Conjunto integrado e coordenado de compromissos e ações que as empresas utilizam para obter vantagem competitiva explorando as competências essenciais em mercados de produtos específicos.

8 Abordagens genéricas de estratégia
Abordagem Clássica Abordagem Evolucionária Abordagem Processualista Abordagem Sistêmica Perspectivas genéricas sobre estratégia Resultados Maximização dos lucros Clássica Evolucionária Processos Emergentes Deliberados Sistêmico Processual Plural Fonte: O que é estratégia, Whinttington

9 Características principais
Abordagem Clássica Características principais O apego à análise racional. O distanciamento entre concepção e execução. O compromisso com a maximização do lucro. “O objetivo estratégico de uma empresa é obter retorno do capital, e se em um caso específico o retorno a longo prazo não for satisfatório, o defeito deve ser corrigido ou a atividade deve ser abandonada”. Alfred Sloan, em sua biografia, My years with General Motors.

10 Demais características das abordagens
Clássica Mais antiga e mais influente. Conta com métodos de planejamento racional predominantes nos livros. Dominar os ambientes internos e externos exige um bom planejamento. O planejamento pode adaptar e antecipar as mudanças de mercado. As estratégias são mais bem desenvolvidas por meio da análise racional, afastada do “campo de batalha” dos negócios. Evolucionista O ambiente é implacável e imprevisível para que se façam previsões eficazes. Aconselham os estrategistas a manterem custos baixos e opções abertas Os mercados são imprevisíveis e difíceis para justificar grandes investimentos em planejamento estratégico. Do seu ponto de vista, é o mercado, e não os gerentes que faz as escolhas mais importantes.

11 Demais características das abordagens
Processualista Pra eles, as estratégias eficazes emergem diretamente do envolvimento íntimo com as operações diárias e as forças básicas da organização. A estratégia emerge mais de um processo pragmático de aprendizado e comprometimento do que de uma série racional de grandes saltos pra frente. Sistêmica A estratégia é importante, mas não como é visto pelos clássicos. Para eles, não há um caminho melhor para desenvolver a estratégia: simplesmente jogue pelas regras locais.


Carregar ppt "Noções de Estratégia “Se os segredos da estratégia corporativa pudessem ser adquiridos por US$ 50,00, não precisaríamos pagar um salário tão alto aos gerentes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google