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CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.

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1 CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.

2 Planejamento de Marketing Conceituação. Definição de Estratégias de Marketing. Definição de Táticas de Marketing.

3 Planejamento de Marketing Conceito de Planejamento Após a 2a Guerra Mundial o conceito de Plano Estratégico começa a ganhar força Nesta época, era um instrumento para definir oportunidades, objetivos e ações a longo prazo Atualmente, consiste numa forma de organizar-se para enfrentar as mudanças e realocar recursos básicos da empresa Distribuir os recursos, visando mais eficiência operativa e competitiva Encontrar formas de conduzir os negócios e melhorar a performance da empresa

4 Conceito São decisões que se distinguem do nível operacional Envolve a participação direta dos escalões superiores da organização Tem como resultado distribuir / utilizar os recursos básicos da empresa

5 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

6 PLANEJAMENTO As análises e decisões de cunho estratégico sempre existiram Porém, a ação de planejar é contrária à natureza humana O ser humano (quando pode) evitam pensar demais no futuro 57% do tempo é usado para as preocupações imediatas com os lucros 6% do tempo é destinado para as preocupações estratégicas

7 PLANEJAMENTO POR QUE? Os principais executivos sentem-se pressionados a buscar lucros rápidos Seu tempo médio de permanência no cargo é de 5 anos Os acionistas exigem, os planejadores procuram conciliar os objetivos de longo prazo com as ações mais curtas, e isso nem sempre é possível

8 POR QUE INVESTIR EM PLANEJAMENTO A medida que a empresa cresce, cresce também o numero de decisões do dia-a-dia que refletem a longo prazo Somente com um plano, pode-se avaliar estas decisões A medida que a empresa cresce e se torna complexa, aumenta o risco de perder o espírito empreendedor (inovações tecnológicas, de mercado, etc Um planejamento ajuda a remediar esta situação – gerenciamento do seu diferencial competitivo

9 PLANEJAMENTO X GERENCIAMENTO Planejamento – alocação de recursos pensados para atingir um objetivo Gerenciamento – condução dos negócios Os sistemas de controle (orçamento, informações, estrutura organizacional) são integrados

10 POR QUE OS PLANEJAMENTOS FALHAM? CUSTA CARO Fora da realidade Resultado – perda da capacidade competitiva Problema é o planejamento malfeito Quando inicia-se na empresa é chamado planejamento; se der certo, transforma-se em gerenciamento

11 ETAPAS DO PLANEJAMENTO 1ª Etapa Análise de Cenários 2ª Etapa: Análise SWOT / PFOA 3ª Etapa: Análise da Concorrência 4ª Etapa: Análise do Portfólio de Produto (Marketing Tático) Posicionamento do Produto Definição de Marketing-Mix 5ª Etapa: Avaliação e Controle

12 4ª Etapa: Análise do Portfolio de Produto ANÁLISE DE PORTFÓLIO É UM TERMO UTILIZADO PARA DESCREVER A POSIÇÃO RELATIVA DE UM PRODUTO NO MERCADO E SUA IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA PARA A EMPRESA. TORNOU-SE UMA REFERÊNCIA NO MERCADO A MATRIZ BCG DESENVOLVIDA PELO BOSTON CONSULTING GROUP. A MATRIZ BCG TRABALHA COM 2 VÁRIÁVEIS, DENTRO DO CONCEITO DE GERAÇÃO DE CAIXA PARA A EMPRESA: PARTICIPAÇÃO DE MERCADO E, CRESCIMENTO DO MERCADO

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14 MATRIZ BCG 1. DÚVIDA ALTO CRESCIMENTO DO MERCADO BAIXA PARTICIPAÇÃO RELATIVA DE MERCADO NECESSITA DE INVESTIMENTOS PARA AUMENTAR A SUA PARTICIPAÇÃO DE MERCADO. TEM FLUXO DE CAIXA NEGATIVO.

15 MATRIZ BCG 2. ESTRELA ALTO CRESCIMENTO DO MERCADO E ALTA PARTICIPAÇÃO RELATIVA DE MERCADO. NECESSITA DE ALTOS INVESTIMENTOS DE MARKETING PARA SE MANTER NESSA POSIÇÃO. DE UMA FORMA GERAL TEM FLUXO DE CAIXA NEUTRO.

16 MATRIZ BCG 3. GERADOR DE CAIXA BAIXO CRESCIMENTO DO MERCADO E ALTA PARTICIPAÇÃO RELATIVA DE MERCADO NÃO NECESSITA DE GRANDES INVESTIMENTOS PARA SE MANTER COM FLUXO DE CAIXA POSITIVO SEUS LUCROS PODEM SER UTILIZADOS POR OUTROS PRODUTOS.

17 MATRIZ BCG 4. GERADOR DE PROBLEMAS BAIXO CRESCIMENTO DO MERCADO E BAIXAPARTICIPAÇÃO RELATIVA DE MERCADO TEM FLUXO DE CAIXA NEUTRO OU PREJUÍZO. REQUER DECISÃO GERENCIAL.

18 Posicionamento do Produto Seleção do Grupo-Alvo Determinação dos segmentos a serem atingidos Determinação de que consumidores atingir (novos, ex-consumidores, etc)

19 Posicionamento do Produto Determinação dos incentivos à compra Benefícios buscado pelo consumidor Como a oferta da empresa atende as necessidades

20 DE: como você ouviu falar de nossa empresa PARA : Quais foram os principais acontecimentos que influenciaram sua decisão de experimentar nosso produto ou serviço

21 Posicionamento do Produto Avaliação das ofertas da concorrência Como os produtos dos concorrentes atendem aos benefícios desejados pelo consumidores e como estes se comparam à da sua empresa

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23 ESTRATÉGIAS Estratégias Genéricas estratégias de crescimento e estratégias competitivas (de competição)

24 Estratégia produto-mercado

25 ESTRATÉGIAS DE COMPETIÇÃO (matriz de Porter)

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27 MUITO OBRIGADA A TODOS!


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