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Prof. Vorlei – Estratégia de Marketing e Comunicação Mercadológica ESTRATÉGIAS DE MARKETING 12:45.

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1 Prof. Vorlei – Estratégia de Marketing e Comunicação Mercadológica ESTRATÉGIAS DE MARKETING 12:45

2 Prof. Vorlei – Estratégia de Marketing e Comunicação Mercadológica 12:45 Estratégia (Dicionário Aurélio) 1.Arte militar de planejar e executar movimentos e operações de tropas, navios e/ou aviões, visando a alcançar ou manter posições relativas e potenciais bélicos favoráveis a futuras ações táticas sobre determinados objetivos. 2.Arte militar de escolher onde, quando e com que travar um combate ou uma batalha. 3.P. ext. Arte de aplicar os meios disponíveis com vista à consecução de objetivos específicos. 4.P. ext. Arte de explorar condições favoráveis com o fim de alcançar objetivos específicos. 5.Fig. Fam. V. estratagema (2).

3 Prof. Vorlei – Estratégia de Marketing e Comunicação Mercadológica Estratégia é a criação de planos para atingir objetivos. Estratégias de Marketing são planos desenhados para atingir objetivos do marketing e devem integrar uma seqüência de ação (tática) num conjunto geral da organização. O objetivo de uma Estratégia de Marketing é colocar a organização em posição de cumprir sua missão com eficácia e eficiência. O QUE É ESTRATÉGIA ?

4 Prof. Vorlei – Estratégia de Marketing e Comunicação Mercadológica 1% Por falecimento; 3% Mudam-se domicílio; 15% Acham melhor preço; 14% Não vêem qualidade do produto; 68%Mal atendimento/qualidade/descaso. Fonte: Newsweek US Report Por que clientes deixam de comprar das empresas ?

5 Prof. Vorlei – Estratégia de Marketing e Comunicação Mercadológica Em qual MOTE vamos focar nossa comunicação com o mercado alvo ? O que se deseja vender? A marca da empresa ou os produtos e serviços oferecidos? Que diferença faria cada estratégia em cada momento? Questões Fundamentais de Comunicação!

6 Prof. Vorlei – Estratégia de Marketing e Comunicação Mercadológica Um consumidor por dia: 1500 É impactado por cerca de 1500 mensagens. 80 Dessas, apenas 80 chamam sua atenção. 15. Mas lê e escuta atentamente apenas 15. Fonte: Harvard Business School

7 Prof. Vorlei – Estratégia de Marketing e Comunicação Mercadológica ETAPA ZERO: PRECISO ME POSICIONAR !!!

8 Prof. Vorlei – Estratégia de Marketing e Comunicação Mercadológica Conceito de Posicionamento Posicionamento é a técnica usada por profissionais de marketing para criar uma imagem ou identidade para um produto, marca ou empresa. É o espaço que um produto ocupa na mente do consumidor ou como compradores potenciais o vêem. faz para a mente do comprador Posicionamento é o que você faz para a mente do comprador potencial. O que o consumidor tem em mente quando pensa no seu produto?

9 Prof. Vorlei – Estratégia de Marketing e Comunicação Mercadológica ETAPAS de Construção do Posicionamento 1. Target Audience 2. Frame of Reference 3. Point of Diference 4. Support

10 Prof. Vorlei – Estratégia de Marketing e Comunicação Mercadológica 1. TARGET AUDIENCE Qual meu público-alvo?

11 Prof. Vorlei – Estratégia de Marketing e Comunicação Mercadológica MERCADO Nossa razão de ser FRAME OF REFERENCE

12 Prof. Vorlei – Estratégia de Marketing e Comunicação Mercadológica 3. POINT OF DIFERENCE Qual o meu diferencial? O que é que só eu tenho?

13 Prof. Vorlei – Estratégia de Marketing e Comunicação Mercadológica 4. SUPPORT Quais são meus demais benefícios? (até meus concorrentes podem possuir)

14 Prof. Vorlei – Estratégia de Marketing e Comunicação Mercadológica 12:45 Diferenciação por serviço Ex.: entrega, instalações, serviços de reparo e treinamento. Diferenciação por produto Ex.: características, desempenho, estilo e design. Diferenciação por imagem Ex.: símbolos, eventos. Diferenciação por funcionários Ex.: contratando e treinando melhor seus funcionários que seus concorrentes. Vantagens Competitivas - Posicionamento

15 Prof. Vorlei – Estratégia de Marketing e Comunicação Mercadológica 12:45

16 Prof. Vorlei – Estratégia de Marketing e Comunicação Mercadológica MATRIZ SWOT

17 Prof. Vorlei – Estratégia de Marketing e Comunicação Mercadológica CLASSIFICAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS 1.Quanto a dominância de mercado Liderança Desafiante Seguidor Nicho de mercado 4. Crescimento Integração horizontal Integração vertical Diversificação Intensificação 2. Classificação genérica de Michael Porter Pioneiros Seguidores imediatos Seguidores tardios 5. Quanto a agressividade Construir Segurar Ceifar ou colher 3. Quanto a inovação Pioneiros Seguidores imediatos Seguidores tardios Pode haver um esquema detalhado por Prospectar Analisar Defender Reagir

18 Prof. Vorlei – Estratégia de Marketing e Comunicação Mercadológica Questões para avaliação do tema: 1.Explique o que você entendeu por Estratégias de Marketing. 2.Qual o principal objetivo das Estratégias de Marketing? 3.O que você entendeu por Posicionamento ? 4.Explique as etapas de construção do Posicionamento. 5.Por que é importante identificar os Pontos Fortes e Fracos, as Oportunidades e Ameaças, da sua empresa e do seus concorrentes?


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