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Prof. Alberto Martins Júnior

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2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.

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Apresentação em tema: "Prof. Alberto Martins Júnior"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Alberto Martins Júnior
1 Prof. Alberto Martins Júnior Identificar as diversas estratégias competitivas básicas e explicar como elas podem utilizar a tecnologia da informação para fazer frente às forças competitivas que as empresas enfrentam. Identificar os diversos usos estratégicos das tecnologias da informação para e-business e para e-commerce, e dar exemplos de suas vantagens competitivas para a empresa. Dar exemplos de como os processo de reengenharia empresarial freqüentemente envolvem o uso estratégico de tecnologias de e-business.

2 2 Identificar o valor para os negócios do uso de tecnologias de e-business para a gestão de qualidade total, para se tornar um concorrente ágil, ou constituir-se como uma companhia virtual. Explicar como os sistemas de gestão do conhecimento podem auxiliar uma empresa a obter vantagens estratégicas.

3 Ameaça de novos Concorrentes
3 O Ambiente Competitivo Ameaça de novos Concorrentes Poder de Barganha dos Fornecedores Rivalidade dos Concorrentes Ameaça de Substitutos Poder de Barganha dos Clientes

4 Estratégia de Liderança de Custo
4 Estratégias Competitivas Básicas Estratégia de Liderança de Custo Estratégias de Diferenciação Estratégias de Inovação Estratégias de Crescimento Estratégias de Aliança

5 5 Papel da TI Resultado Usos Estratégicos da Tecnologia da Informação
Melhorar o Processo Empresarial Estratégia Papel da TI Utiliza TI para reduzir custos de processos empresariais Utiliza TI para melhorar a qualidade Utiliza TI para ligar a empresa a clientes e fornecedores Utiliza TI para criar novos produtos ou serviços Cria Novas Oportunidades Empresariais Mantém Clientes e Relacionamentos Valiosos Resultado Melhor Eficiência

6 6 Papel da TI Resultado Usos Estratégicos da Tecnologia da Informação
Erigir Barreiras à Entrada Construir uma Plataforma Es- tratégica de TI Construir uma Base Estratégica de Informação Estratégia Papel da TI Aumentar a quantidade de investimento ou a complexidade da TI necessária à competição Utiliza TI para fornecer informação para apoiar a estratégia competitiva da empresa Alavancar investimento em recursos de SI para uso estratégico e operacional Aumento da Participação no Mercado Cria Novas Oportunidades Empresariais Aprimora a Colaboração na Organização Resultado

7 Administração de Recursos Humanos Desenvolvimento Tecnológico
7 A Cadeia de Valor Coordenação Administrativa e Serviços de Apoio Administração de Recursos Humanos Competitiva Desenvolvimento Tecnológico Compra de Recursos Logística Interna Operações Logística Externa Marketing e Vendas Atendimento ao Cliente Vantagem

8 8 Cadeias de Valor Baseadas na Internet Vendas e Distribuição
Suporte e Feedback do Cliente Marketing Pesquisa de Produto Capacidades da Internet Dados para pesquisa de mercado, estabelece respostas do consumidor Acesso a comentários online do cliente Resposta imediata a problemas do cliente Baixo custo de distribuição Atinge novos clientes Multiplica os pontos de contato Benefícios para a Empresa Oportunidade de Vantagem Aumento da participação de mercado Maior satisfação do cliente Menores margens de custo

9 9 Alta Estratégia Solução Baixa Alta
Posicionamento Estratégico das Tecnologias da Internet Alta Penetração no Mercado Mundial Transformação de Produtos e Serviços Estratégia Website de E-Commerce Serviços de TI de valor agregado E-Business; Grandes Intranets e Extranets Dispositivos Externos Solução Conectividade de Clientes / Competição Melhoria de Desempenho na Eficácia Empresarial Melhorias de Custo e Eficiência , Conversas online com clientes Intranets e Extranets Conectividade de Processo da E-Business Baixa Alta Dispositivos Internos

10 10 A e-Business Focada no Cliente Permite aos clientes
colocarem os pedidos diretamente Permite aos clientes verificarem pedidos anteriores e a situação da entrega Permite aos clientes colocarem os pedidos por meio de parceiros de distribuição Forma uma comunidade de clientes, funcionários, e parceiros Banco de Dados do Cliente Banco de Dados das transações Dá a todos os funcionários uma visão completa dos clientes Liga funcionários e parceiros de distribuição

11 Reengenharia Empresarial
11 Reengenharia de Negócios e Controle de Qualidade Melhoria Empresarial Reengenharia Empresarial Definição Melhorar gradativamente os processos existentes Reformular radicalmente os processos empresariais Alvo Qualquer processo Processos empresariais estratégicos Retorno Potencial 10%-50% de melhorias Melhorias decuplicadas Risco Baixo Alto Quais Mudanças? Mesmos cargos - Maior eficiência Grandes reduções de cargos; novos cargos; importante reestruturação de cargos Viabilizadores Primários TI e Simplificação do Trabalho TI e reestruturação organizacional

12 parceiros empresariais
12 A Concorrência Ágil e Focada no Cliente Perfeito Cooperar com parceiros empresariais e concorrentes Previsão de necessidades futuras Personalização Conformidade Dar soluções de problemas aos clientes Organizar para controlar a mudança Acessibilidade Tempo de entrega Tempo para mercado dos clientes Alavancar o impacto de pessoas e recursos de SI Custo de transação Custo de serviços de valor agregado Agora Grátis

13 13 Empresas Virtuais Adaptabilidade Sem fronteiras Excelência Seis
Tecnologia Excelência Baseada na Confiança Adaptabilidade Oportunismo Seis Características das Empresas Virtuais

14 14 Intranet Sistemas de Gestão do Conhecimento Conhecimento da solução
Engenheiros de Desenvolvi- mento Pessoal de Apoio Técnico Gerentes de Produto Outros Vendedores Clientes A Internet Intranet

15 15 Resumo: Os sistemas de informação podem desempenhar vários papéis estratégicos na empresa. A Internet, intranets, extranets, e outras tecnologias semelhantes podem ser usadas estrategicamente para o e-business e o e-commerce o que propicia uma vantagem competitiva. Um uso estratégico importante das tecnologias da Internet é a formação de um e-business que desenvolve seu valor empresarial adotando como foco estratégico o valor para o cliente.

16 16 Resumo: A TI é um ingrediente-chave na reengenharia das operações das empresas, por permitir mudanças radicais nos processos de negócios que melhoram dramaticamente sua eficiência e eficácia. A TI pode ser usada estrategicamente para melhorar a qualidade do desempenho do negócio. Uma empresa pode utilizar a TI para ajudá-la a tornar-se uma empresa ágil que possa reagir rapidamente às alterações de seu ambiente.

17 17 Resumo: Constituir empresas virtuais tem se tornado uma importante estratégia competitiva no dinâmico mercado globalizado da atualidade. Atualmente, vantagens competitivas duradouras podem derivar somente do uso inovador e da gestão do conhecimento organizacional por empresas geradoras de conhecimento e organizações que aprendem.


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