A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Identificar as diversas estratégias competitivas básicas.

Cópias: 1
2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Identificar as diversas estratégias competitivas básicas."— Transcrição da apresentação:

1 2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Identificar as diversas estratégias competitivas básicas e explicar como elas podem utilizar a tecnologia da informação para fazer frente às forças competitivas que as empresas enfrentam. Identificar os diversos usos estratégicos das tecnologias da informação para e-business e para e-commerce, e dar exemplos de suas vantagens competitivas para a empresa. Dar exemplos de como os processo de reengenharia empresarial freqüentemente envolvem o uso estratégico de tecnologias de e- business. Prof. Alberto Martins Júnior 1

2 2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Identificar o valor para os negócios do uso de tecnologias de e-business para a gestão de qualidade total, para se tornar um concorrente ágil, ou constituir-se como uma companhia virtual. Explicar como os sistemas de gestão do conhecimento podem auxiliar uma empresa a obter vantagens estratégicas. 2

3 2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva O Ambiente Competitivo Ameaça de novos Concorrentes Rivalidade dos Concorrentes Poder de Barganha dos Clientes Poder de Barganha dos Fornecedores Ameaça de Substitutos 3

4 2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Estratégias Competitivas Básicas Estratégias de Diferenciação Estratégias de Inovação Estratégias de Crescimento Estratégias de Aliança Estratégia de Liderança de Custo 4

5 2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Usos Estratégicos da Tecnologia da Informação Melhorar o Processo Empresarial Utiliza TI para reduzir custos de processos empresariais Utiliza TI para melhorar a qualidade Utiliza TI para ligar a empresa a clientes e fornecedores Utiliza TI para criar novos produtos ou serviços Melhor Eficiência Cria Novas Oportunidades Empresariais Mantém Clientes e Relacionamentos Valiosos Estratégia Papel da TI Resultado 5

6 2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Erigir Barreiras à Entrada Construir uma Plataforma Es- tratégica de TI Construir uma Base Estratégica de Informação Aumentar a quantidade de investimento ou a complexidade da TI necessária à competição Utiliza TI para fornecer informação para apoiar a estratégia competitiva da empresa Alavancar investimento em recursos de SI para uso estratégico e operacional Aumento da Participação no Mercado Cria Novas Oportunidades Empresariais Aprimora a Colaboração na Organização Estratégia Papel da TI Resultado Usos Estratégicos da Tecnologia da Informação 6

7 2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva A Cadeia de Valor Coordenação Administrativa e Serviços de Apoio Administração de Recursos Humanos Desenvolvimento Tecnológico Compra de Recursos Logística Interna Logística Interna Operações Logística Externa Logística Externa Marketing e Vendas Marketing e Vendas Atendimento ao Cliente Atendimento ao Cliente Vantagem Competitiva 7

8 2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa de Produto Vendas e Distribuição Suporte e Feedback do Cliente Dados para pesquisa de mercado, estabelece respostas do consumidor Acesso a comentários online do cliente Resposta imediata a problemas do cliente Baixo custo de distribuição Atinge novos clientes Multiplica os pontos de contato Aumento da participação de mercado Menores margens de custo Maior satisfação do cliente Capacidades da Internet Benefícios para a Empresa Oportunidade de Vantagem 8

9 2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Posicionamento Estratégico das Tecnologias da Internet Penetração no Mercado Mundial Website de E-Commerce Serviços de TI de valor agregado Transformação de Produtos e Serviços E-Business; Grandes Intranets e Extranets Melhorias de Custo e Eficiência , Conversas online com clientes Melhoria de Desempenho na Eficácia Empresarial Intranets e Extranets Estratégia Solução Baixa Alta Conectividade de Clientes / Competição Conectividade de Processo da E-Business Dispositivos Internos Dispositivos Externos 9

10 2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva A e-Business Focada no Cliente Permite aos clientes colocarem os pedidos por meio de parceiros de distribuição Banco de Dados das transações Liga funcionários e parceiros de distribuição Permite aos clientes verificarem pedidos anteriores e a situação da entrega Permite aos clientes colocarem os pedidos diretamente Banco de Dados do Cliente Forma uma comunidade de clientes, funcionários, e parceiros Dá a todos os funcionários uma visão completa dos clientes 10

11 2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Reengenharia de Negócios e Controle de Qualidade Melhoria Empresarial Reengenharia Empresarial Definição Alvo Retorno Potencial Retorno Potencial Risco Quais Mudanças? Viabilizadores Primários Viabilizadores Primários Melhorar gradativamente os processos existentes Reformular radicalmente os processos empresariais Qualquer processo Processos empresariais estratégicos 10%-50% de melhorias Melhorias decuplicadas Baixo Alto Mesmos cargos - Maior eficiência Grandes reduções de cargos; novos cargos; importante reestruturação de cargos TI e Simplificação do Trabalho TI e reestruturação organizacional 11

12 2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva A Concorrência Ágil e Focada no Cliente Alavancar o impacto de pessoas e recursos de SI Acessibilidade Tempo de entrega Tempo para mercado dos clientes Previsão de necessidades futuras Personalização Conformidade Custo de transação Custo de serviços de valor agregado Dar soluções de problemas aos clientes Dar soluções de problemas aos clientes Cooperar com parceiros empresariais e concorrentes Cooperar com parceiros empresariais e concorrentes Organizar para controlar a mudança Organizar para controlar a mudança 12

13 2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Empresas Virtuais Sem fronteiras Tecnologia Excelência Baseada na Confiança Adaptabilidade Oportunismo Seis Características das Empresas Virtuais 13

14 2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Sistemas de Gestão do Conhecimento Conhecimento da solução Engenheiros de Desenvolvi- mento Pessoal de Apoio Técnico Gerentes de Produto Outros Vendedores Clientes A Internet Intranet 14

15 2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Os sistemas de informação podem desempenhar vários papéis estratégicos na empresa. A Internet, intranets, extranets, e outras tecnologias semelhantes podem ser usadas estrategicamente para o e-business e o e-commerce o que propicia uma vantagem competitiva. Um uso estratégico importante das tecnologias da Internet é a formação de um e-business que desenvolve seu valor empresarial adotando como foco estratégico o valor para o cliente. Resumo: 15

16 2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva A TI é um ingrediente-chave na reengenharia das operações das empresas, por permitir mudanças radicais nos processos de negócios que melhoram dramaticamente sua eficiência e eficácia. A TI pode ser usada estrategicamente para melhorar a qualidade do desempenho do negócio. Uma empresa pode utilizar a TI para ajudá-la a tornar-se uma empresa ágil que possa reagir rapidamente às alterações de seu ambiente. Resumo: 16

17 2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Constituir empresas virtuais tem se tornado uma importante estratégia competitiva no dinâmico mercado globalizado da atualidade. Atualmente, vantagens competitivas duradouras podem derivar somente do uso inovador e da gestão do conhecimento organizacional por empresas geradoras de conhecimento e organizações que aprendem. Resumo: 17


Carregar ppt "2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Identificar as diversas estratégias competitivas básicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google