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PETI Planejamento Estratégico de TI

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Apresentação em tema: "PETI Planejamento Estratégico de TI"— Transcrição da apresentação:

1 PETI Planejamento Estratégico de TI
Prof. Eduardo

2 PETI Objetiva garantir que as metas e objetivos da TI estejam totalmente vinculados aos objetivos do negócio e as metas da organização. Deve estar alinhado com o planejamento estratégico da organização. É um processo dinâmico e interativo para estruturar estratégica, tática e operacionalmente os sistemas de informação e a infra-estrutura de TI necessários para o atendimento das decisões, ações e respectivos processos da organização. É um instrumento indispensável para a tomada de decisão na organização.

3 PETI – Fases: 1. Levantamento genérico de dados da organização e definição da Equipe do Projeto. 2. Situação atual da Área de Informática e dos Sistemas existentes. 3. Proposição de um novo modelo. 4. Recursos Orçamentários e Financeiro. 5. Benefícios. 6. Impactos da não execução do PETI. 7. Prazos. 8. Documentação do Plano. 9. Programação das ações e responsabilidades. 10. Implementação e Avaliação do Projeto. 11. Acompanhamento.

4 PETI – Modelos: A tecnologia da informação, por meio de metodologias de planejamento de informação, conhecimentos e informática, pode apoiar as organizações nas atividades mercadológicas competitivas, planejando, gerindo e flexibilizando sua infra-estrutura, para permitir gerar informações necessárias de forma oportuna para uso estratégico. As primeiras metodologias foram criadas no fim da década de 60, destacam-se dentre elas as precursoras:

5 PETI – Modelos: BSP (Business Systems Planning) da IBM que explora o planejamento de sistemas de informação e as relações deles com os negócios, de maneira que os sistemas de informação possam dar suporte às necessidades organizacionais; SSP (Strategic Systems Planning) define um modelo funcional de negócios pela análise funcional das áreas da organização, que geram a arquitetura dos dados combinada com a necessidade de informações da organização;

6 PETI – Modelos: IE (Information Engineering) estabelece técnicas para a construção de modelos organizacionais, modelos de dados e modelos de processos; CSF (Critical Success Factors) procura identificar as necessidades de sistemas de informação da alta administração da organização, em que principais fatores críticos de sucesso são descritos para a gestão, numa abordagem top-down. Ela deve ser utilizada em conjunto com uma metodologia de PETI pois ela não é uma metodologia propriamente dita;

7 PETI – Modelos: Modelo eclético de Sullivan estabelece uma matriz entre infusão e difusão dos fatores organizacionais, sistêmicos e tecnológicos da organização; Abordagem por estágios de crescimento da organização apresenta uma metodologia com um critério de administração da evolução dos sistemas de informação na organização.

8 PETI – Modelos: Os modelos para elaboração de PETI não devem ser estáticos, mas sim dinâmicos, flexíveis, adaptáveis e inteligentes, devem permitir que todos os envolvidos tenham condições de avaliar os produtos gerados nas subfases, registrando sua parcela de participação, para que o projeto seja de qualidade e contribua para o alinhamento do PETI ao PEE. Um dos elementos chaves do PETI é a integração e o alinhamento com o PEE e as estratégias da organização.

9 PETI – Outras características:
O Planejamento Estratégico e o Planejamento Estratégico da Tecnologia de Informação (PETI) devem ser integrados e alinhados;

10 PETI – Outras características:
Dois fatores vitais de competitividade e globalização: - A definição de uma estratégia de posicionamento no mercado; - A utilização da TI como valioso recurso para a definição e manutenção desse posicionamento estratégico;

11 PETI – Outras características:
A necessidade do Planejamento da TI: - Ajuda na formulação de estratégias transnacionais; - Atua na configuração das atividades da cadeia de valor, nas alianças estratégias e na integração do mercado;

12 PETI – Outras características:
O ambiente competitivo e a globalização influenciam o posicionamento dos negócios, sendo que: - A TI suporta as operações da organização, mas não está estratégicamente integrada a ela; - A TI suporta as estratégias, mas não participa da concepção e com seu potencial; - A TI faz parte integral de todas as estratégias organizacionais, inclusive as relacionadas a produtos, serviços, clientes, fornecedores, etc...

13 PETI – Outras características:
Tecnologia da Informação - Recursos tecnológicos e computacionais para guarda, geração e uso da informação e do conhecimento; - Hardware e seus dispositivos e periféricos, sistemas de telecomunicações, softwares e suas recursos, gestão de dados e informações;

14 PETI – Outras características:
Planejamento de Sistemas de Informação e da TI - Processo de identificação das aplicações baseadas em computadores para apoiar a organização na execução de seu plano de negócio e na realização de seus objetivos organizacionais;

15 PETI – Outras características:
Objetivos do Planejamento Estratégico da TI (PETI): - Buscar vantagens competitivas a partir dos SI; - Alinhar os SI com as necessidades do negócio; - Aumentar o nível de satisfação dos usuários; - Etc.

16 PETI – Outras características:
Planejamento de SI e da TI - Decide aonde a organização quer chegar, quais os recursos da TI que serão necessários, representando o movimento de passagem da estratégia presente para a estratégia futura...; - Auxilia nas identificações das oportunidades de SI para apoiar os negócios organizacionais; - Auxilia no desenvolvimento de arquiteturas de informação baseadas nas necessidades dos usuários; - Auxilia no desenvolvimento de planos de ação dos SI em longo prazo;

17 PETI – Outras características:
Plano Estratégico da Tecnologia de Informação (PETI) - Conjunto de ferramentas e técnicas que possibilitam a definição de estratégias de ação ao longo de um período de um a três anos (com revisão de três a seis meses); - Estabelece ferramentas de controle de quantidade, de produtividade, efetividade, prazos e custos; - Planeja Recursos Humanos; - Planeja Recursos da TI;

18 PETI – Outras características:
Dificuldade do PETI - Falta de: gestão da organização, apoio, monitoramento e competência. Recursos competentes (especialistas em implementar). Qualidade na documentação do planejamento. Usuários na implementação.

19 PETI – Outras características:
Problemas na Implementação e Avaliação do PETI - Desalinhamento do PETI com o planejamento estratégico organizacional; - Integração das diversas bases de dados do projeto da arquitetura de informações da organização; - Finalização dos projetos no tempo correto e de acordo com o orçamento;


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