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Desenvolvimento de Sistemas 1. Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, como estrutura.

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1 Desenvolvimento de Sistemas 1

2 Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, como estrutura de solução de problemas de sistemas de informação. Descrever e dar exemplos para ilustrar como você pode utilizar cada uma das etapas do ciclo de desenvolvimento de sistemas de informação para desenvolver e implantar um sistema. Explicar como a prototipagem pode melhorar o processo de desenvolvimento de sistemas para usuários finais e especialistas de SI. Objetivos do Capítulo

3 Identificar as atividades envolvidas na implantação de novos sistemas de informação. Descrever diversos fatores de avaliação que devem ser considerados na avaliação de aquisição de hardware, software e serviços de SI. Identificar as várias soluções de administração de mudanças para a resistência do usuário final à implantação de novas aplicações de e-business. Objetivos do Capítulo (cont.)

4 Abordagem Sistêmica à Solução de Problemas Projetar a Solução Projetar a Solução Definir o Problema Definir o Problema Desenvolver Soluções Alternativas Desenvolver Soluções Alternativas Selecionar a Solução Selecionar a Solução Implantar a Solução Implantar a Solução Monitorar e avaliar os Resultados

5 Ciclo Tradicional de Desenvolvimento de Sistemas Implantação de Sistemas Produto: Sistema Operacional Implantação de Sistemas Produto: Sistema Operacional Investigação de Sistemas Produto: Estudo de Viabilidade Investigação de Sistemas Produto: Estudo de Viabilidade Análise de Sistemas Produto: Requisitos Funcionais Análise de Sistemas Produto: Requisitos Funcionais Projeto de Sistemas Produto: Especificações do Sistema Projeto de Sistemas Produto: Especificações do Sistema Manutenção de Sistemas Produto: Melhoria do Sistema Manutenção de Sistemas Produto: Melhoria do Sistema Compreender Problema ou Oportunidade Empresarial Desenvolver uma Solução de Sistemas de Informação Implantar a Solução de Sistemas de Informação

6 Processo de Prototipagem Utilizar e Manter o Sistema Aceito Utilizar e Manter o Sistema Aceito Identificar os Requisitos de Informação do Usuário Final Identificar os Requisitos de Informação do Usuário Final Desenvolver Protótipos de Sistemas de Informação Desenvolver Protótipos de Sistemas de Informação Rever os Protótipos para Atender Melhor aos Requisitos do Usuário Final Rever os Protótipos para Atender Melhor aos Requisitos do Usuário Final Ciclo de Prototipagem Ciclo de Manutenção

7 Investigação de Sistemas Viabilidade Organizacional Isso se ajusta bem? Viabilidade Operacional Será aceita? Viabilidade Econômica Dispomos de recursos? Viabilidade Técnica Existe tal capacidade?

8 Análise de Sistemas Áreas Chaves da Análise de Sistemas Organizacional Requisitos Funcionais Requisitos Funcionais Sistema Atual Sistema Atual

9 Projeto de Sistemas Projeto dos Dados Projeto dos Dados Projeto da Interface do Usuário Projeto da Interface do Usuário Projeto do Processo Projeto do Processo Projeto de Tela, Formulário, Relatório e Diálogo Projeto da Estrutura dos Elementos dos Dados Projeto de Programas e Procedimentos

10 Desenvolvimento pelo Usuário Final Controle Quais controles são necessários? Controle Quais controles são necessários? Entrada Quais dados são requeridos? Entrada Quais dados são requeridos? Processamento Quais operações são necessárias nas entradas? Processamento Quais operações são necessárias nas entradas? Saída Quais informações são necessárias? Saída Quais informações são necessárias? Armazenamento A aplicação precisará armazenar dados? Armazenamento A aplicação precisará armazenar dados?

11 O Processo de Implantação Conversão Documentação do Sistema Documentação do Sistema Treinamento do Usuário Final Treinamento do Usuário Final Desenvolvimento e Modificação Desenvolvimento e Modificação Aquisição Atividades de Implantação Atividades de Implantação Teste do Sistema Teste do Sistema

12 Avaliando Hardware e Software Fatores de Avaliação de Hardware Desempenho Custo Confiabilidade Compatibilidade Tecnologia Ergonomia Conectividade Adaptabilidade Suporte Fatores de Avaliação de Software Qualidade Eficiência Flexibilidade Segurança Conectividade Linguagem Documentação Hardware Eficiência

13 Fatores de Avaliação dos Serviços de SI Desempenho Desenvolvimento de Sistemas Manutenção Conversão Treinamento Backup Acessibilidade Posição Empresarial Hardware Software Avaliando Serviço de SI

14 Atividades de Implantação Aquisição Desenvolvimento de Software Treinamento Teste Documentação Conversão Implantando Novos Sistemas

15 Métodos de Conversão Sistema Antigo Sistema Novo Sistema Antigo Sistema Novo Sistema Antigo Sistema Novo Paralela Piloto Por Etapas Direta

16 Administrando a Mudança Organizacional Administração da Mudança Mensuração e Prêmios Projeto Organizacional Núcleo de Desenvolvimento de Competências Visão Executiva Redesenho do Trabalho Missão e Papel da Organização

17 Profissionais de empresas e especialistas de SI utilizam uma abordagem sistêmica para desenvolver soluções com SI para atender às necessidades de negócios. Prototipagem é uma importante metodologia alternativa ao ciclo tradicional de desenvolvimento de SI cujas ferramentas e métodos promovem um processo repetitivo e interativo. Resumo do Capítulo

18 O potencial de desenvolvimento de aplicações embutido em muitos pacotes de software tornaram mais fácil para o usuário final o desenvolvimento de suas próprias aplicações de e-business. O processo de implantação de projetos de SI envolve a aquisição, a documentação, o treinamento, a instalação e a conversão. Profissionais de empresas devem saber como avaliar os produtos de TI para aquisição. As propostas dos fornecedores de TI devem basear- se nas especificações estabelecidas durante a fase de projeto. Resumo do Capítulo (cont.)

19 As atividades de implantação incluem a administração da introdução e implementação de mudanças nos processos de negócios, estruturas organizacionais, atribuições de cargos, e relações de trabalho que resultam de iniciativas de e- business. FIM


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