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Como Desenvolver Sistemas de Informação

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Apresentação em tema: "Como Desenvolver Sistemas de Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Como Desenvolver Sistemas de Informação
Capítulo 11 Como Desenvolver Sistemas de Informação

2 Avaliar os diversos métodos para desenvolver sistemas de informação
OBJETIVOS DE ESTUDO Identificar e descrever os principais passos de resolução de problemas para desenvolver novos sistemas de informação Avaliar modelos para mensurar o valor organizacional dos sistemas de informação Estimar os requisitos para gerenciar com sucesso a mudança criada pelos novos sistemas Avaliar os diversos métodos para desenvolver sistemas de informação Comparar as diversas metodologias para modelagem e projeto de sistemas

3 Um Novo Sistema de Pedidos para os Biscoitos das Girl Scouts
Problema: Procedimentos manuais ineficientes, alta taxa de erros Soluções: Eliminar os procedimentos manuais, projetar um novo processo de pedidos e implementar software de desenvolvimento de banco de dados para reunir e monitorar pedidos automaticamente e programar as retiradas de encomenda O serviço de software QuickBase for Corporate Workgroups aumentou a eficiência e reduziu os erros Demonstra o papel da TI em atualizar processos de negócio tradicionais Ilustra a tecnologia digital como o foco do projeto e construção de novos sistemas de informação

4 Sessão Interativa: Biscoitos das Girl Scouts
Um Novo Sistema de Pedidos para os Biscoitos das Girl Scouts Sessão Interativa: Biscoitos das Girl Scouts Pense em uma situação na qual você foi encarregado de vender um produto Como você acompanhava os seus pedidos? Como você acompanhava o seu estoque? Quais eram os pontos fracos de seus métodos? Como os sistemas de informação poderiam ter melhorado seus processos de transação e cadeia de suprimentos?

5 Resolução de Problemas e Desenvolvimento de Sistemas
Novos sistemas de informação são construídos como soluções a problemas Quatro passos ao construir um sistema de informação Definir e compreender o problema Desenvolver soluções alternativas Escolher a melhor solução Implementar a solução Os primeiros três passos são chamados de análise de sistemas

6 Desenvolvimento de uma Solução de Sistema de Informação
Resolução de Problemas e Desenvolvimento de Sistemas Desenvolvimento de uma Solução de Sistema de Informação O desenvolvimento de uma solução de sistema de informação baseia-se no processo de resolução de problemas. Figura 11.1

7 Definição e Entendimento do Problema
Resolução de Problemas e Desenvolvimento de Sistemas Definição e Entendimento do Problema O que causou o problema? Por que ele persiste? Por que ele não foi resolvido? Quais são os objetivos de uma solução? Requisitos de informação

8 Desenvolvimento de Soluções Alternativas
Resolução de Problemas e Desenvolvimento de Sistemas Desenvolvimento de Soluções Alternativas Caminhos mais adequados a seguir dada a natureza do problema Algumas soluções não requerem um sistema de informação Algumas soluções requerem modificação de sistemas existentes Algumas soluções requerem novos sistemas

9 Avaliação e Escolha de Soluções
Resolução de Problemas e Desenvolvimento de Sistemas Avaliação e Escolha de Soluções Estudo de viabilidade Custos e benefícios Vantagens e desvantagens Valor empresarial dos sistemas Gerenciamento da mudança

10 Implementação da Solução
Resolução de Problemas e Desenvolvimento de Sistemas Implementação da Solução Projeto do sistema Finalização da implementação Seleção e aquisição de hardware Desenvolvimento e programação de software Testes Treinamento e documentação Conversão Produção e manutenção Gerenciamento da mudança

11 Sessão Interativa: Resolução de Problemas
Resolução de Problemas e Desenvolvimento de Sistemas Sessão Interativa: Resolução de Problemas Pense em um problema que você tentou resolver recentemente Como você definiu o problema? Quais eram as soluções disponíveis? Que solução você escolheu? Por quê? Como você implementou a solução? Que mudanças resultaram da implementação da solução? Como você gerenciou essas mudanças?

12 Como Montar o Estudo de Caso Empresarial para o Novo Sistema
Como Compreender o Valor Empresarial dos Sistemas e como Gerenciar a Mudança Como Montar o Estudo de Caso Empresarial para o Novo Sistema Aspectos financeiros Benefícios tangíveis Benefícios intangíveis Métodos de orçamento de capital Aspectos não financeiros Vantagens estratégicas Plano de sistemas de informação Análise de carteira (portfólio) Modelo de pontuação (scoring)

13 Uma Carteira de Sistemas
Como Compreender o Valor Empresarial dos Sistemas e como Gerenciar a Mudança Uma Carteira de Sistemas As empresas devem examinar sua carteira de projetos em termos de benefícios potenciais e riscos prováveis. Certos tipos de projeto devem ser totalmente evitados e outros, desenvolvidos rapidamente. Não existe a fórmula ideal, já que empresas de diferentes setores têm perfis diferentes. Figura 11.3

14 Novos Desafios de Sistema
Como Compreender o Valor Empresarial dos Sistemas e como Gerenciar a Mudança Novos Desafios de Sistema Design da interface do usuário Custos de implementação ou execução Envolvimento e influência do usuário Dificuldade de comunicação usuário-projetista Apoio e comprometimento da organização Nível de complexidade e risco Qualidade do gerenciamento de projetos

15 Como Gerenciar a Mudança Efetivamente
Como Compreender o Valor Empresarial dos Sistemas e como Gerenciar a Mudança Como Gerenciar a Mudança Efetivamente Tercerização e consultoria externa Planejamento formal e ferramentas de controle Formação e treinamento do usuário Ergonomia Análise de impacto organizacional

16 Mudanças na Administração dos Serviços Sociais Australianos
Como Compreender o Valor Empresarial dos Sistemas e como Gerenciar a Mudança Mudanças na Administração dos Serviços Sociais Australianos Leia a seção Pessoas em Destaque e então discuta as seguintes questões: Quais problemas os sistemas de assistência social enfrentavam na Austrália? Como o Centrelink tentou solucionar esses problemas? Que outras soluções poderiam ter funcionado? Que fatores humanos, organizacionais e tecnológicos afetavam esse problema e sua solução? Descreva o papel de Jane Treadwell no desenvolvimento do Centrelink. Quais escolhas e técnicas contribuíram para o seu sucesso como executiva?

17 Ciclo de Vida de Sistemas Tradicional
Diferentes Abordagens de Desenvolvimento de Sistemas Ciclo de Vida de Sistemas Tradicional Método mais antigo de montagem de sistemas de informação Abordagem em fases com estágios formais Abordagem ‘em cascata’ Divisão de trabalho formal Usado para desenvolver sistemas grandes e complexos Dispendiosa e demorada

18 Ciclo de Vida de Sistemas Tradicional
Diferentes Abordagens de Desenvolvimento de Sistemas Ciclo de Vida de Sistemas Tradicional O ciclo de vida de sistemas fragmenta o desenvolvimento de sistemas em estágios formais; cada estágio precisa ser finalizado antes que o seguinte se inicie. Figura 11.5

19 Diferentes Abordagens de Desenvolvimento de Sistemas
Prototipagem Sistema experimental montado rapidamente e sem muitos gastos para submissão à avaliação de usuários finais Processo de quatro etapas Identificação dos requisitos básicos do usuário Desenvolvimento de um protótipo inicial Utilização do protótipo Revisão e aperfeiçoamento do protótipo Especialmente útil ao projetar a interface do usuário

20 O Novo Sistema de Gerenciamento de Receita da Marriott é um Sucesso
Diferentes Abordagens de Desenvolvimento de Sistemas O Novo Sistema de Gerenciamento de Receita da Marriott é um Sucesso Leia a seção Organizações em Destaque e então discuta as seguintes questões: Qual o problema enfrentado pela Marriott? Quais objetivos empresariais a companhia estava tentando alcançar? Quais eram as soluções disponíveis para resolver o problema? A empresa escolheu a melhor solução? Como a prototipagem ajudou a Marriott a elaborar sua solução? Quais fatores humanos, organizacionais e tecnológicos estavam envolvidos na solução que a empresa escolheu?

21 Desenvolvimento pelo Usuário Final
Diferentes Abordagens de Desenvolvimento de Sistemas Desenvolvimento pelo Usuário Final Usuários criam sistemas de informação simples, reduzindo o tempo e as etapas necessárias para produzir uma aplicação acabada Uso de linguagens de quarta geração, linguagens gráficas e ferramentas de software para PC, a fim de acessar dados, criar relatórios e desenvolver sistemas de informação Concluído mais rapidamente do que os sistemas desenvolvidos com ferramentas convencionais Riscos organizacionais

22 Soluções de Compra: Pacotes de Software Aplicativo e Outsourcing
Diferentes Abordagens de Desenvolvimento de Sistemas Soluções de Compra: Pacotes de Software Aplicativo e Outsourcing Requisição formal de proposta (Request for Proposal – RFP) Pacotes de softwares aplicativos Sistemas generalizados para funções universais com processos padronizados Customização Terceirização (outsourcing) Provedores de serviços aplicativos (ASPs) Outsourcing internacional

23 Desenvolvimento Rápido de Aplicações para E-business
Diferentes Abordagens de Desenvolvimento de Sistemas Desenvolvimento Rápido de Aplicações para E-business Agilidade e escalabilidade Desenvolvimento rápido de aplicações (Rapid application development – RAD) Criação de sistemas aptos a funcionar em curto espaço de tempo Projeto conjunto de aplicações (Joint application design – JAD) Usuários finais e especialistas em sistemas da informação trabalhando juntos no projeto

24 Metodologia estruturadas
Como Formatar e Projetar Sistemas: Metodologias Estruturadas e Orientadas a Objetos Metodologia estruturadas Diagrama de fluxo de dados Especificações de processo Diagrama de estrutura Desenvolvimento orientado a objetos Baseado nos conceitos de classe e herança Desenvolvimento baseado em componentes e em serviços Web Engenharia de software assistida por computador (CASE)

25 Classe e Herança Figura 11.11
Como Formatar e Projetar Sistemas: Metodologias Estruturadas e Orientadas a Objetos Classe e Herança Esta figura ilustra como as classes herdam as características comuns de sua superclasse. Figura 11.11


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