Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Engenharia de Software
Módulo: 01 – Software e Engenharia de Software Prof.: Sérgio Guimarães Pinto – FAA
2
Software e Engenharia de Software
Importância do Software Nas 3 primeiras décadas o desafio era desenvolver um hardware que reduzisse os custos de processamento e armazenamento de dados; Na década de 1980, avanço da eletrônica: maior poder de processamento e baixo custo; Na década de 1990, o software é o mecanismo que possibilita melhor utilização deste hardware.
3
Software e Engenharia de Software
O Papel Evolutivo do Software A quarta era Sistemas desk-top poderosos Tecnologia orientada a objeto Sistemas especialistas Computação Paralela Os primeiros anos Orientação batch Distribuição limitada Software customizado A segunda era Multiusuários Tempo real Banco de dados Produto de software A terceira era Sistemas distribuídos Inteligência embutida Hardware baixo custo Impacto no consumo
4
Software e Engenharia de Software
Instruções (programa de computador) que, quando executadas, produzem a função e o desempenho desejado; Estruturas de dados que possibilitam que os programas manipulem adequadamente a informação; Documentos que descrevem a operação e o uso dos programas
5
Software Características do Software
O software é desenvolvido ou projetado por engenharia, não manufaturado no sentido clássico. Software não se desgasta, ao contrário do hardware: Curvas de Falhas Para o Hardware
6
Software Características do Software
Curva de Falhas do Software (Idealizada)
7
Software Características do Software
Curva de Falhas Real Para o Software
8
Software Características do Software
A maioria dos softwares é feita sob medida em vez de ser montada a partir de componentes existentes
9
Software Componentes do Software Reusabilidade Linguagem de máquina
Linguagem montadas Linguagem de alto nível Linguagem de quarta geração ou não procedural
10
Software Aplicações do Software Básico Tempo Real Comercial
Científico e de Engenharia Embutido Computador Pessoal Inteligência Artificial
11
Software: Uma Crise no horizonte
Problemas Estimativas de prazos e de custos imprecisos; Produtividade das pessoas não acompanham a demanda; Qualidade é menos que adequada. Pouco tempo dedicado para coleta de dados Insatisfação do cliente depois do sistema concluído. Qualidade do software é suspeita; Dificuldade na manutenção.
12
Software: Uma Crise no horizonte
Causas Gerentes sem conhecimentos específicos Deficiência de comunicação Engenheiros de software pouco treinados Resistência a mudanças
13
Mitos do Software Mitos Administrativos Já temos um manual
Temos ferramentas de desenvolvimento de última geração Podemos compensar o atraso com mais pessoas
14
Mitos do Software Mitos do Cliente
Uma declaração geral é suficiente para começar o programa Requisitos modificam-se porque o software é flexível
15
Mitos do Software Mitos do Profissional
O trabalho estará completo quando acabar de escrever o programa; Não tem como avaliar qualidade antes do término do programa; Única coisa a ser entregue em um projeto bem-sucedido é o programa funcionando.
16
Paradigmas da Engenharia de Software
Engenharia de software: Definição “O estabelecimento e uso de sólidos princípios de engenharia para que se possa obter economicamente um software que seja confiável e que funcione eficientemente em máquinas reais.” (Fritz Bauer)
17
Paradigmas da Engenharia de Software
O Ciclo de Vida Clássico Engenharia de Sistemas Análise de Requisitos Projeto Codificação Testes Manutenção
18
Paradigmas da Engenharia de Software
Prototipação C Coleta e refinamento dos requisitos Projeto rápido Construção do protótipo Avaliação pelo cliente Refinamento Engenharia Fim Início
19
Paradigmas da Engenharia de Software
O Modelo Espiral Planejamento Análise de riscos Avaliação do cliente Engenharia Coleta inicial dos requisitos e planejamento do projeto Planejamento baseado nos comentários do cliente Análise dos riscos baseada nos requisitos iniciais na reação do cliente Na direção de um Sistema concluído Protótipo de software inicial Protótipo de nível seguinte Sistema construído pela engenharia Decisão de prosseguir/não prosseguir
20
Paradigmas da Engenharia de Software
Técnicas de Quarta Geração Coleta de requisitos Estratégia de “projetos” Implementação usando 4GL Teste
21
Paradigmas da Engenharia de Software
Combinando Paradigmas
22
Uma Visão Genérica da Engenharia de Software
O Quê Análise do Sistema Planejamento do Projeto de Software Análise de Requisitos O Como Projeto de Software Codificação Realização de Testes dos Software Mudanças Correção Adaptação Melhoramento Funcional
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.