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1 Auditoria de Processo Marcelo Waihrich Souza Mauricio Volkweis Astiazara Prof. Leonardo Pereira Tramandaí, 01 de Novembro de 2001 COMUNIDADE EVENGÉLICA.

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1 1 Auditoria de Processo Marcelo Waihrich Souza Mauricio Volkweis Astiazara Prof. Leonardo Pereira Tramandaí, 01 de Novembro de 2001 COMUNIDADE EVENGÉLICA LUTERANA SÃO PAULO Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 681 de07/12/89 – DOU de 11/12/89 CAMPUS TORRES UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

2 2 Sumário Introdução 1 Objetivos 2 Fases 2.1 Planejamento 2.2 Análise 2.3 Projeto Planejamento Elaboração Revisão

3 3 Sumário 2.4 Construção Codificação Teste Implantação 2.5 Revisão Conclusão

4 4 1. Introdução No que consiste a auditoria de processo Objetivos da auditoria de processo Fases : Planejamento, Análise, Projeto, Construção e Revisão O quê? Recomendado:

5 5 1. Objetivos Avaliar a adequação das metodologias e procedimentos de projeto, desenvolvimento, implantação e revisão pós-implantação Avaliação pode abranger apenas o ambiente de desenvolvimento da organização ou prever também a análise do processo de desenvolvimento de um sistema específico

6 6 1. Objetivos Todos os projetos de desenvolvimento de sistemas precisam ter sido avaliados em profundidade para ter qualidade

7 7 2. Fases Planejamento Análise Projeto Construção Revisão

8 8 2.1 Planejamento O quê? Identifica as necessidades e estabelece um plano de ação Estabelece e documenta as metodologias de desenvolvimento a serem adotadas Define e documenta as responsabilidades de todas as pessoas envolvidas

9 9 2.1 Planejamento Recomendado: Organização possui uma estratégia de desenvolvimento Estabelece a prioridade dos sistemas a serem desenvolvidos Metodologia de desenvolvimento que: Envolvimento ativo dos usuários Uso de técnicas atuais

10 Planejamento Uso de técnicas atuais É suficientemente documentada ? Inclui requisitos de programação Estabelece mecanismos de reavaliação Pessoal envolvido é treinado? Foram estabelecidos padrões para testes?

11 Análise O quê? Avaliado mais minuciosamente quanto a análises de viabilidade técnica, custo/benefício etc. a organização estabelece e aprova um plano de desenvolvimento Recomendado É selecionada a equipe de projeto Sistema a ser desenvolvido foi avaliado mais minuciosamente Objetiva atacar deficiências reconhecidas ou problemas sistêmicos

12 Projeto São elaborados os modelos físico e lógico do sistema É subdividido em : Planejamento Elaboração Revisão

13 Planejamento O quê? cria e submete à gerência um plano de trabalho Utiliza métodos de controle como: cronograma, datas-limite, processo de supervisão e acompanhamento das etapas, medidas de desempenho e etc.

14 Planejamento Recomendado: Definir claramente a abrangência do projeto e o conteúdo do sistema Usuários concordam com a abrangência e o conteúdo do sistema Plano de trabalho foi devidamente analisado e aprovado pela gerência

15 Elaboração O quê ? produção dos seus projetos físico e lógico A equipe de projeto define detalhadamente as especificações técnicas e funcionais do sistema A equipe de projeto elaborou um documento técnico

16 Elaboração Recomendado: Os projetos físico e lógico estão dentro dos padrões adotados Os relatórios de viabilidade técnica, análise de riscos e custo/benefício são consistentes e confiáveis

17 Revisão O quê ? Departamentos envolvidos revisam todos os documentos produzidos Confirmam a exeqüibilidade do projeto Analisam o risco de atrasos ou extrapolação do orçamento

18 Revisão Recomendado: A equipe de projeto submeteu aos superiores um relatório O gerente de Tecnologia da Informação analisou os documentos e concordou com o seu conteúdo A área usuária aprovou o relatório da equipe do projeto

19 Construção O objetivo é construir fisicamente o sistema projetado Isto é feito em três etapas: Codificação Teste Implantação.

20 Codificação O quê? uso de elementos do ambiente de desenvolvimento o sistema é construído fisicamente (arquivos) Recomendado: sistema foi produzido de acordo com a metodologia de desenvolvimento documentação do sistema está dentro dos padrões adotados pela organização

21 Teste O quê ? Plano de teste do sistema é compatível com os padrões de teste estabelecidos pela organização Respeita as responsabilidades definidas para cada parte envolvida

22 Teste Recomendado: Teste utilizando um número suficiente de condições válidas e inválidas Amostras suficientes de transações e dados foram utilizadas para simular o processamento real Os testes foram revistos, documentados, seus resultados analisados e aprovados Deficiências de desempenho foram devidamente corrigidas

23 Implantação O quê? O sistema é colocado em seu real ambiente de trabalho Recomendado: sistema é colocado em uso somente após a aprovação dos usuários e da gerência Foram preparados manuais do sistema e treinamento dos futuros usuários Existem procedimentos padrão para distribuição de software

24 Revisão O quê ? gerência verifica o grau de satisfação dos usuários Recomendado: Foram feitas avaliações de resultado do sistema desenvolvido? (necessidades e requisitos dos usuários e seu grau de satisfação) O sistema foi testado para verificar sua conformidade com os padrões da organização

25 25 CONCLUSÃO Para produzir um sistema com qualidade é necessário: O uso de uma metodologia predefinida Organização das atividades e tarefas de forma rigorosa e com pontos de revisões, para que não existam problemas posteriores. O comprometimento com a qualidade só é alcançado quando a organização procura manter e aprimorar uma cultura de desenvolvimento bem estruturada e organizada.


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