A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo: 02 - Análise de Sistemas (Análise de Requisito de Software Aplicativo) Engenharia de Software Prof.: Sérgio Guimarães Pinto – FAA - 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo: 02 - Análise de Sistemas (Análise de Requisito de Software Aplicativo) Engenharia de Software Prof.: Sérgio Guimarães Pinto – FAA - 2010."— Transcrição da apresentação:

1 Módulo: 02 - Análise de Sistemas (Análise de Requisito de Software Aplicativo) Engenharia de Software Prof.: Sérgio Guimarães Pinto – FAA

2 2 Análise de Sistemas Definição: É uma atividade que engloba a maioria das tarefas que chamamos de Engenharia de Sistemas de Computadores;

3 3 Análise de Sistemas Objetivos: 1.Identificar necessidades; 2.Avaliar a concepção do sistema quanto à sua exequibilidade; 3.Executar análise econômica e técnica; 4.Atribuir funções ao hardware, ao software, às pessoas, ao banco de dados e aos demais elementos do sistema; 5.Estabelecer as restrições de prazos e de custos; 6.Criar uma definição de sistema que constitua a base para todo o trabalho de engenharia subsequente.

4 4 Análise de Sistemas Questionamentos: 1.Quanto esforço deve ser despendido na análise e definição de sistemas? 2.Quem o faz? 3.Por que é tão difícil?

5 5 Análise de Sistemas Identificação de Necessidades: 1.Quais informações serão produzidas? 2.Quais informações devem ser fornecidas? 3.Que funções e desempenhos são exigidos? 4.Quais limites foram estabelecidos para os custos e para os prazos?

6 6 Análise de Sistemas Identificação de Necessidades: 5.Este sistema será vendido para vários clientes? 5.1. Qual o mercado potencial deste produto? 5.2. Como esse produto se compara com os produtos dos concorrentes? 5.3. Que posição esse produto se ocupa na linha de produtos global da empresa?

7 7 Análise de Sistemas Informações requisitadas pelo analista: 1.Função e desempenho desejado? 2.Questões de confiabilidade e qualidade? 3.Metas globais dos sistema? 4.Requisitos de produção? 5.Mercados e concorrentes? 6.Tecnologia disponível? 7.Extensões futuras?

8 8 Análise de Sistemas Documento Conceitual do Sistemas Documento no qual as informações reunidas durante a etapa de identificação das necessidade são especificadas. Na maioria das vezes é elaborada pelo cliente antes mesmo das reuniões com os analistas. Após a comunicação entre o analista e o cliente, normalmente este documento é modificado.

9 9 Análise de Sistemas Estudo de Viabilidade Recursos são escassos (prazo e orçamento); Caso um projeto não seja viável e isto só for descoberto no meio do mesmo, os recursos gastos não poderão ser restituídos. Viabilidade relaciona-se com análise de risco.

10 10 Análise de Sistemas Estudo de Viabilidade Viabilidade Econômica Viabilidade Técnica Viabilidade Legal Alternativas

11 11 Esboço de Estudo de Viabilidade I.Introdução 1.Declaração do Problema. 2.Ambiente de implementação. 3.Restrições. II.Resumo Administrativo e Recomendações 1.Descobertas importantes. 2.Comentários. 3.Recomendações. 4.Impactos. III.Alternativas. 1.Configurações Alternativas do Sistema. 2.Critérios Usados na Escolha da Abordagem Final. IV.Descrição do Sistema 1.Declaração resumida do escopo. 2.Viabilidade dos elementos atribuídos. V.Análise de Custo-Benefício. VI.Avaliação de Riscos Técnicos. VII.Ramificações Legais. VIII.Outros Tópicos Específicos do Projeto.

12 12 Análise de Sistemas Análise Econômica Análise de Custo-Benefício: Uma avaliação da justificativa econômica para um projeto. Delineia os custos para o desenvolvimento e os compara com os benefícios tangíveis e intangíveis do sistema. Benefícios TangíveisBenefícios Intangíveis Redução de CustosRedução de Erros Aumento de ReceitaAumento da Flexibilidade Aumento da Velocidade nas Atividades Melhora no Planejamento ou Controle Administrativo

13 13 Análise de Sistemas Análise Econômica – Possíveis Custos I.Custos de Aquisição. 1.Consultoria. 2.Compra de hardware e software. 3.Instalações. 4.Ambientação. 5.Capital e de Pessoal administrativo. II.Custos de Iniciação. 1.Contratação de usuários. 2.Treinamento de usuários. 3.Instalação de equipamentos. 4.Ruptura para a organização como um todo.

14 14 Análise de Sistemas Análise Econômica – Possíveis Custos III.Custos Relacionados ao Projeto. 1.Custos de Aplicativos Comprados. 2.Customizações 3.Gastos gerais com Pessoal 4.Treinamento de técnicos 5.Mapeamento e Redesenho dos Processos 6.Documentação 7.Gerenciamento IV.Custos Permanentes 1.Manutenção e depreciação do Sistema (Hardware e Software). 2.Utilidades (Energia, telefone, internet etc). 3.Pessoal Administrativo e Operacional Envolvido.

15 15 Análise de Sistemas Atividades de Análise 1.Reconhecimento do Problema; 2.Avaliação e Síntese; 3.Modelagem; 4.Especificação; 5.Revisão.

16 16 Exercício Formação dos Grupos


Carregar ppt "Módulo: 02 - Análise de Sistemas (Análise de Requisito de Software Aplicativo) Engenharia de Software Prof.: Sérgio Guimarães Pinto – FAA - 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google