A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Engenharia de Software. É a disciplina que se ocupa de todos os aspectos da produção de software, desde os os estágios iniciais de especificação do sistema.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Engenharia de Software. É a disciplina que se ocupa de todos os aspectos da produção de software, desde os os estágios iniciais de especificação do sistema."— Transcrição da apresentação:

1 Engenharia de Software

2 É a disciplina que se ocupa de todos os aspectos da produção de software, desde os os estágios iniciais de especificação do sistema até a manutenção desse sistema, depois que ele entrou em operação. Sistematização da produção: produção industrial, maior qualidade e menor tempo.

3 Os Sistemas e o Ambiente Os sistemas se propõem a mudar um determinado ambiente, mas ao mesmo tempo sofre mudanças deste ambiente. –Mudanças no processo; –Mudanças nas tarefas; –Mudanças organizacionais.

4 Propriedade dos Sistemas Propriedades Funcionais: surgem quando as partes do sistema funcionam em conjunto para atender a um objetivo; Propriedades Não-funcionais: relacionam o comportamento do sistema em seu ambiente operacional. Se atingidos certos níveis críticos, podem inutilizar um sistema. Exemplos: confiabilidade, desempenho, segurança (...)

5 O Processo de Engenharia de Sistemas

6 Definição de requisitos do sistema Especifica quais funcionalidades o sistema terá e os objetivos que deve cumprir. Pode ser: –Requisitos funcionais –Requisitos não-funcionais (propriedades) –Restrições e características que o sistema não deve exibir.

7 O Processo de Engenharia de Sistemas Projeto de Sistemas Se preocupa com os componentes do sistema, suas funcionalidades e relação. Agrupar os requisitos Identificar subsistemas Atribuir requisitos à subsistemas; Especificar funcionalidades de subsistemas; Definir interfaces do sistemas.

8 O Processo de Engenharia de Sistemas Desenvolvimento de subsistemas Implementação dos subsistemas identificados na parte de projeto. Podem começar do zero ou reutilizar uma ferramenta já existente. Integração de Sistemas Agrupar os subsistemas desenvolvidos para formar um sistema. Recomenda-se fazer uma integração gradual para ter maior controle de erros e otimização do desenvolvimento.

9 O Processo de Engenharia de Sistemas Instalação de Sistemas Instalação do sistema em seu lugar de uso. Muitos problemas podem surgir nessa etapa ( resistência, diferença da produção para o local, físico, etc.) Operação de sistemas Uso efetivo do sistema. Surgirão novos requisitos e problemas não analisados no projeto.

10 O Processo de Engenharia de Sistemas Evolução de sistemas Os sistemas mais complexos têm muito tempo de vida, que permite mudanças. Essas mudanças deve ser bem analisadas antes da efetivação. Desativação de sistemas Determinar o tempo de vida útil de um sistema e retirá-lo de funcionamento. A engenharia deve prever a desativação e reduzir seu impacto.


Carregar ppt "Engenharia de Software. É a disciplina que se ocupa de todos os aspectos da produção de software, desde os os estágios iniciais de especificação do sistema."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google