A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Engenharia de Software b Conceitos anteriores Métodos: é um processo para a construção de Software.Métodos: é um processo para a construção de Software.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Engenharia de Software b Conceitos anteriores Métodos: é um processo para a construção de Software.Métodos: é um processo para a construção de Software."— Transcrição da apresentação:

1 1 Engenharia de Software b Conceitos anteriores Métodos: é um processo para a construção de Software.Métodos: é um processo para a construção de Software. Metodologias: é um conjunto de métodos. Baseado em algoritmos, ferramentas, técnicas.Metodologias: é um conjunto de métodos. Baseado em algoritmos, ferramentas, técnicas. CASE – Computer Aided Software Engineering.CASE – Computer Aided Software Engineering. Objectivos: qualidade e aumento da produtividade.Objectivos: qualidade e aumento da produtividade.

2 2 Engenharia de Software b CASE Suportam um conjunto de ferramentas e métodos que automatizam todas as fases do ciclo de vida.Suportam um conjunto de ferramentas e métodos que automatizam todas as fases do ciclo de vida. Características: Interfaces gráficas, ajudam a elaborar o relatório onde constam as especificações do sistema, dicionário de dados, ferramentas de verificação, geradores de código, geradores de documentação para o utilizador final.Características: Interfaces gráficas, ajudam a elaborar o relatório onde constam as especificações do sistema, dicionário de dados, ferramentas de verificação, geradores de código, geradores de documentação para o utilizador final.

3 3 Engenharia de Software b CASE – Vantagens – Validações automáticas.Validações automáticas. Facilita a manutenção.Facilita a manutenção. Aumento da produtividade na fase de desenvolvimento.Aumento da produtividade na fase de desenvolvimento. Reutilização.Reutilização.

4 4 Engenharia de Software b Produção de Sw Problemas.Problemas. SoluçõesSoluções b Conceito de Engenharia de Sw b Processo, Métodos e Ferramentas.

5 5 Engenharia de Software b Produção de Sw. Problemas : Requisitos do cliente.Requisitos do cliente. Calendarização.Calendarização. Trabalho em equipa.Trabalho em equipa. Documentação.Documentação. Manutenção.Manutenção. Reutilização.Reutilização. Portabilidade, fiabilidade e qualidade.Portabilidade, fiabilidade e qualidade.

6 6 Engenharia de Software b Conceito. É uma aproximação que define métodos e procedimentos para o desenvolvimento de Sw.É uma aproximação que define métodos e procedimentos para o desenvolvimento de Sw. É o estabelecimento e a utilização de princípios de engenharia com o objectivo de obter sw económico, fiável e que funcione eficientemente em máquinas reais.É o estabelecimento e a utilização de princípios de engenharia com o objectivo de obter sw económico, fiável e que funcione eficientemente em máquinas reais.

7 7 Engenharia de Software b Objectivos. Actualização e correcção de erros.Actualização e correcção de erros. Fazer as coisas correctamente.Fazer as coisas correctamente. Gerir a complexidade. Aumento da compreensão.Gerir a complexidade. Aumento da compreensão. Aumento da qualidade.Aumento da qualidade. Clientes satisfeitos.Clientes satisfeitos.

8 8 Engenharia de Software b Ciclo de vida do Software. Definição de uma sequência de tarefas necessárias para desenvolver, usar e manter os sistemas de software.Definição de uma sequência de tarefas necessárias para desenvolver, usar e manter os sistemas de software. Fases: análise, desenho, codificação, teste e manutenção.Fases: análise, desenho, codificação, teste e manutenção.

9 9 Engenharia de Software b Ciclo de vida do Software – Fases Análise: Modelação do domínio do problema.Análise: Modelação do domínio do problema. Desenho: Modelo do sistema que determina como deve ser implementado o que foi definido na fase de análise.Desenho: Modelo do sistema que determina como deve ser implementado o que foi definido na fase de análise. Implementação: processo de tradução do modelo do desenho, em programas.Implementação: processo de tradução do modelo do desenho, em programas. Teste: demonstrar que os programas cumprem os requisitos do cliente.Teste: demonstrar que os programas cumprem os requisitos do cliente. Manutenção: Correctiva, adaptativa e preventiva.Manutenção: Correctiva, adaptativa e preventiva.

10 10 Engenharia de Software b Actividades Obtenção de Requisitos.Obtenção de Requisitos. Análise.Análise. Desenho Arquitectural.Desenho Arquitectural. Desenho Detalhado.Desenho Detalhado. Código.Código. Integração no sistema.Integração no sistema. Verificação (fiabilidade) e Validação (requisitos)Verificação (fiabilidade) e Validação (requisitos) Manutenção (Correctiva e Adaptativa)Manutenção (Correctiva e Adaptativa)

11 11 Engenharia de Software b Modelos (estratégia de desenvolvimento): 1- Queda de Água/Cascata (Warefall) 2- Protótipo 3- Espiral 4- Método formal

12 12 Engenharia de Software 1- Queda de Água (Warefall) Análise Desenho Implementação Teste Manutenção

13 13 Engenharia de Software 1- Queda de Água (Warefall) b Processo: Uma fase só começa quando a anterior estiver concluída. b Desvantagens: dificuldade em detectar erros. Aumento do tempo utilizado na fase de testes. É excessivamente calendarizado. Dificuldade em capturar todos os requisitos de uma só vez.

14 14 Engenharia de Software 2- Protótipo Requisitos Protótipo Utilizador refinação Não OK Sim

15 15 Engenharia de Software b Características: O protótipo é a representação do sistema final.O protótipo é a representação do sistema final. É apresentado o produto ao utilizador final/cliente.É apresentado o produto ao utilizador final/cliente. Processo baseado no utilizador final/cliente.Processo baseado no utilizador final/cliente.

16 16 Engenharia de Software 3- Espiral Comunicação Planeamento Análise de Risco Engenharia Construção e Entrega Avaliação do Cliente

17 17 Engenharia de Software 3- Espiral b Introduzir modificações e propagar os efeitos para as fases seguintes. b Determinar objectivos, alternativas e restrições. Identificar riscos. Desenvolver e verificar. Planear as fases seguintes.

18 18 Engenharia de Software 3- Espiral b Vantagem: a calendarização e os custos dependem do cliente. b Desvantagem: necessidade de uma boa gestão de riscos.

19 19 Engenharia de Software 4- Formal b Baseado na especificação matemática do software. b Notação rigorosa e demonstrável b Desvantagens: necessidade de muito treino, dificuldades com o cliente/utilizador final, tempo consumido.


Carregar ppt "1 Engenharia de Software b Conceitos anteriores Métodos: é um processo para a construção de Software.Métodos: é um processo para a construção de Software."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google