A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENGENHARIA DE REQUISITOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENGENHARIA DE REQUISITOS"— Transcrição da apresentação:

1 ENGENHARIA DE REQUISITOS
Definição. Processo: Obtenção e análise de requisitos, especificação de requisitos, validação de requisitos e gestão de requisitos. Obtenção e análise de requisitos: Templates e Modelos do Sistema. Especificação de requisitos: requisitos do sistema e do utilizador.

2 ENGENHARIA DE REQUISITOS
Processo: Estudo de Viabilidade Validação de Req. Obtenção e análise de Req. Especificação de Req. Modelos do sistema Req. Do sistema e do utilizador Estudo de Viabilidade Documento

3 ENGENHARIA DE REQUISITOS – Conceitos Básicos
Razões: detalhes técnicos, dados, volatilidade. Conhecimento do negócio, ambiente técnico. Definição do método de obtenção de requisitos, selecção do modelo do sistema e do método de especificação. Utilização de protótipos e Usage scenarios. Resultado: definição das necessidades do utilizador, das restrições de domínio e do sistema.

4 ENGENHARIA DE REQUISITOS – Conceitos Básicos
Requisitos Funcionais: definição de serviços/funções que o sistema deverá proevêr. Requisitos Não Funcionais: são restrições aos serviços e as funções oferecidas pelo sistema. Requisitos do utilizador e do sistema.

5 ENGENHARIA DE REQUISITOS - Obtenção e análise de requisitos.
Razões: organização, examinar a consistência, omissão , ambiguidades e estabelecimento de prioridades. Existência de requisitos conflituosos. Processo: grupo de pessoas que estabelecem relações entre os conflitos. Definição de prioridades dos requisitos. Resultado: satisfação dos utilizadores/clientes.

6 ENGENHARIA DE REQUISITOS - Obtenção e análise de requisitos.
QFD- Quality Funstion Deployment Viewpoint-oriented - Viewpoint-Oriented Requirements Definition (VORD) Use - Cases

7 ENGENHARIA DE REQUISITOS - Especificação de requisitos.
Razões: documentação do problema. Processo: elaboração de relatórios que combinem linguagem natural e gráficos para descrever o sistema de acordo com a sua funcionalidade e a sua performance.

8 ENGENHARIA DE REQUISITOS - Especificação de requisitos.
Linguagem Natural: é subjectiva as diferentes interpretações. Deve existir uma homogeneidade de termos. Linguagens alternativas: linguagem estruturada, linguagem de especificação de requisitos, notações gráficas e especificações matemáticas.

9 ENGENHARIA DE REQUISITOS - Modelo do sistema.
Razões: especificação detalhada do sistema. Modelos Estruturados, Object-Oriented. Processo: especificação do sistema em cinco partes: 1- User interface, 2- Input, 3- Funções de processamento e de controlo, 4- Output e 5- Manutenção e teste.

10 ENGENHARIA DE REQUISITOS - Validação de Requisitos
Razões: corrigir e detectar requisitos ambíguos ou inexistentes. Processo: FTR - Formal Technical Review. SQA - Software Quality Assurence.

11 ENGENHARIA DE REQUISITOS - gestão de requisitos
Razões: controlar e identificar alterações nos requisitos em qualquer altura do processo de desenvolvimento. Processo: Identificação dos requisito: <tipo de requisito><nº de requisito> Exemplo: F09, requisito funcional número 9. Tipos de requisitos: Funcionais (F), Dados (D), Comportamentais (B), Interface (I) e Saída (P)

12 ENGENHARIA DE REQUISITOS - gestão de requisitos
Processo: São definidas quatro tipo de tabelas: 1- requisitos futuros, 2- origem dos requisitos, 3- dependência entre requisitos e 4- requisitos de interface.


Carregar ppt "ENGENHARIA DE REQUISITOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google