A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 ENGENHARIA DE REQUISITOS b Definição. b Processo: Obtenção e análise de requisitos, especificação de requisitos, validação de requisitos e gestão de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 ENGENHARIA DE REQUISITOS b Definição. b Processo: Obtenção e análise de requisitos, especificação de requisitos, validação de requisitos e gestão de."— Transcrição da apresentação:

1 1 ENGENHARIA DE REQUISITOS b Definição. b Processo: Obtenção e análise de requisitos, especificação de requisitos, validação de requisitos e gestão de requisitos.Obtenção e análise de requisitos, especificação de requisitos, validação de requisitos e gestão de requisitos. Obtenção e análise de requisitos: Templates e Modelos do Sistema.Obtenção e análise de requisitos: Templates e Modelos do Sistema. Especificação de requisitos: requisitos do sistema e do utilizador.Especificação de requisitos: requisitos do sistema e do utilizador.

2 2 ENGENHARIA DE REQUISITOS b Processo: Estudo de Viabilidade Obtenção e análise de Req. Especificação de Req. Validação de Req. Estudo de Viabilidade Modelos do sistema Req. Do sistema e do utilizador Documento

3 3 ENGENHARIA DE REQUISITOS – Conceitos Básicos b Razões: detalhes técnicos, dados, volatilidade. b Conhecimento do negócio, ambiente técnico. b Definição do método de obtenção de requisitos, selecção do modelo do sistema e do método de especificação. b Utilização de protótipos e Usage scenarios. b Resultado: definição das necessidades do utilizador, das restrições de domínio e do sistema.

4 4 ENGENHARIA DE REQUISITOS – Conceitos Básicos b Requisitos Funcionais: definição de serviços/funções que o sistema deverá proevêr. b Requisitos Não Funcionais: são restrições aos serviços e as funções oferecidas pelo sistema. b Requisitos do utilizador e do sistema.

5 5 ENGENHARIA DE REQUISITOS - Obtenção e análise de requisitos. b Razões: organização, examinar a consistência, omissão, ambiguidades e estabelecimento de prioridades. Existência de requisitos conflituosos. b Processo: grupo de pessoas que estabelecem relações entre os conflitos. Definição de prioridades dos requisitos. b Resultado: satisfação dos utilizadores/clientes.

6 6 ENGENHARIA DE REQUISITOS - Obtenção e análise de requisitos. b /92.reports/92.tr.012.html /92.reports/92.tr.012.html /92.reports/92.tr.012.html b QFD- Quality Funstion Deployment b Viewpoint-oriented - Viewpoint-Oriented Requirements Definition (VORD) b Use - Cases

7 7 ENGENHARIA DE REQUISITOS - Especificação de requisitos. b Razões: documentação do problema. b Processo: elaboração de relatórios que combinem linguagem natural e gráficos para descrever o sistema de acordo com a sua funcionalidade e a sua performance.

8 8 ENGENHARIA DE REQUISITOS - Especificação de requisitos. b Linguagem Natural: é subjectiva as diferentes interpretações. Deve existir uma homogeneidade de termos. b Linguagens alternativas: linguagem estruturada, linguagem de especificação de requisitos, notações gráficas e especificações matemáticas.

9 9 ENGENHARIA DE REQUISITOS - Modelo do sistema. b Razões: especificação detalhada do sistema. b Modelos Estruturados, Object-Oriented. b Processo: especificação do sistema em cinco partes: 1- User interface, 2- Input, 3- Funções de processamento e de controlo, 4- Output e 5- Manutenção e teste.

10 10 ENGENHARIA DE REQUISITOS - Validação de Requisitos b Razões: corrigir e detectar requisitos ambíguos ou inexistentes. b Processo: FTR - Formal Technical Review. b SQA - Software Quality Assurence.

11 11 ENGENHARIA DE REQUISITOS - gestão de requisitos b Razões: controlar e identificar alterações nos requisitos em qualquer altura do processo de desenvolvimento. b Processo: Identificação dos requisito: Exemplo: F09, requisito funcional número 9. Tipos de requisitos: Funcionais (F), Dados (D), Comportamentais (B), Interface (I) e Saída (P)

12 12 ENGENHARIA DE REQUISITOS - gestão de requisitos b Processo: São definidas quatro tipo de tabelas: 1- requisitos futuros, 2- origem dos requisitos, 3- dependência entre requisitos e 4- requisitos de interface.


Carregar ppt "1 ENGENHARIA DE REQUISITOS b Definição. b Processo: Obtenção e análise de requisitos, especificação de requisitos, validação de requisitos e gestão de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google