A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

> Fases de Engenharia de SW > Gestão de Projectos de SW

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "> Fases de Engenharia de SW > Gestão de Projectos de SW"— Transcrição da apresentação:

1 > Fases de Engenharia de SW > Gestão de Projectos de SW
Aula 3

2 Sumário Fases de Engenharia de SW Gestão de Projecto de SW
actividades protectoras seus papéis nesta fase Gestão de Projecto de SW O quê é? Quem faz? Porquê é importante? Qual é o produto? Como saber se está bem feita? Âmbito desta Aula Fases da Engenharia de SW conceitos gerais Gestão de Projectos de SW: pessoal, produto, processo e projecto

3 Fases da Engenharia de SW
São fases genéricas independentes do tamanho e da complexidade do SW

4 Fases da Engenharia de SW
Definição Engenharia de Sistemas e de Informação Planeamento do Projecto de SW Análise de Requisitos (ou especificação) Desenvolvimento Desenho do SW Geração do Código Testes do SW Manutenção Correcção Adaptação Melhoramentos Prevenção Apesar de ser reconhecido como o factor mais importante no desenvolvimento de software, na prática isto continua a ser ignorado frequentemente Os participantes: Gestores administrativos: definem os aspectos do negócio que influem no projecto Gestores técnicos: planeiam, motivam, organizam e controlam aos profissionais e técnicos Profissionais e técnicos: proporcionam as competências técnias necessárias para a engenharia de um produto de software Clientes: definem os requisitos para a engenharia do software Utilizadores finais: interagem com o software uma vez em funcionamento

5 Fases da Engenharia de SW
desenvolvimento desenho definição manutenção concepção construção correcção Concepção: define-se de forma geral o quê deve fazer o sistema (funcionalidades e informação a manusear), também inclui o desenvolvimento do business case para o sistema de informação. Os clientes são o grupo de interesse de maior peso na determinação dos parâmetros para o business case. Em tal business case, os IS é avaliado estrategicamente em termos da contribuição ao rendimento organizacional. Uma avaliação da sua factibilidade também é feita em função das restrições e recursos organizacionais, e uma estimativa do grau de risco associado ao projecto. Análise: documentação do funcionamento de sistemas existentes e determinação dos requisitos do novo sistema. Exprime o quê deve fazer o novo sistema. A análise envolve 2 actividade interligadas; extracção de requisitos e especificação de requisitos e deve envolver tanto pessoal de informática como representantes dos utilizadores Desenho: planeamento da forma do sistema de informação novo considerando a tecnologia a ser usada (sw, hw, redes, bd). Exprime como deve funcionar o novo sistema. Esta fase também devia envolver participação de representates dos utilizadores Construção: implica quer actividades de programação –subcontratadas ou com pessoal da casa-, quer a compra e configuração de pacotes e alguns testes (de unidade) Testes: actividades verificação de testes de integração e aceitação Instalação: disponibilização do sistema no seu contexto de uso. Manutenção: processo de feedback que envolve mudanças ao sistemas. Os sistemas de informação raramente permanecem na sua versão original. Os SI sofrem mudanças pelas seguintes razões: erros na construção, mudanças na organização, erros na especificação, de requisitos, mudanças tecnológicas Gestão de Projectos: Conjunto de actividades relacionadas com a gestão dos recursos humanos, financeiros e o controlo dos prazos de execução. Implica actividades de planeamento, controlo e monitorização e medidas de correcção. Funciona como a interface oficial da equipa de projecto. Gestão de Alterações: O desenvolvimento de software implica a elaboração de produtos interligados entre si (modelos). Portanto, é que estejam previstos mecanismos de controlo das alterações feitas nos diversos produtos do projecto ao longo do processo de desenvolvimento. análise testes melhoramentos instalação Actividades Protectoras

6 Actividades Protectoras
Seguimento e Controle do Projecto de SW Revisões Técnicas Formais Garantia de Qualidade do SW Gestão de Configuração do SW Produção de Documentação Gestão de Reutilização Medições para Métricas e Estimações Gestão de Riscos

7 Seus papéis na Fase de Definição
Engenheiros de SW gerem as suas actividades individuais planejam, supervisionam e controlam as tarefas técnicas Gestores de projecto Gerem o trabalho das equipas planejam, supervisionam e controlam a organização da equipa Gestores do negócio gerem o relacionamento com o cliente coordenam a relação entre o negócio e os informáticos

8 Gestão de Projectos de Software
Técnicas de gestão necessárias para Planificar, Organizar, Supervisionar e Controlar as actividades e pessoas relacionadas ao Projecto de SW Ocorre desde as fases preliminares até a concepção do produto

9 Gestão de Projectos de SW
Utilizada para garantir a realização das 3 Fases da Engenharia de SW Envolve 4 Ps Pessoas Producto Processo Projecto Apesar de ser reconhecido como o factor mais importante no desenvolvimento de software, na prática isto continua a ser ignorado frequentemente Os participantes: Gestores administrativos: definem os aspectos do negócio que influem no projecto Gestores técnicos: planeiam, motivam, organizam e controlam aos profissionais e técnicos Profissionais e técnicos: proporcionam as competências técnias necessárias para a engenharia de um produto de software Clientes: definem os requisitos para a engenharia do software Utilizadores finais: interagem com o software uma vez em funcionamento

10 Conceitos Processo de SW Metodologia de desenvolvimento
Conjunto de actividades e resultados associados que produzem um produto de software utilizamos um Processo para criar um Produto de SW Metodologia de desenvolvimento descreve um processo incluindo a utilização de um conjunto de heurísticas (regras, direcções), ferramentas, técnicas e notações específicas UML, Coad-Yourdon, Jacobson, Booch, Rumbaugh Os resultados associados são especificados em termos de Modelos Modelo ou Paradigma de SW é uma interpretação da realidade exprimido através de uma linguagem textual ou gráfica.

11 Conceitos Técnicas, Notações Ferramentas de Tecnologias de Processo
a modelação é uma técnica e a UML é uma notação Ferramentas de Tecnologias de Processo Incluem Modelo automatizado de marco de trabalho comum Conjunto de Actividades Protectoras Listas de controle de tarefas Ferramentas CASE Rational Rose da IBM, Object Domain, IDE Borland seria ideal que cada elemento da equipa assumisse a responsabilidade de uma ferramenta de tecnologia

12 Estrutura de conceitos
Produto Processo cria Notação (UML, etc) exprime implementa Metodologia Técnica (Modelação) utiliza Suporta, automatiza Ferramentas (Object Domain, Rational Rose, IDE Borland, etc)

13 Gestão de Projecto de SW
Porquê é importante? A construção de software é tipicamente um trabalho complexo, com muitos participantes que trabalham durante um período de tempo relativamente comprido Qual o produto? O cumprimento do Plano de Projecto de SW Como fazer bem? Não há forma certa de o saber até termos entregue o produto dentro do prazo e orçamento estimado, mas há alguns indícios: o avanço obtido e a motivação do pessoal envolvido

14 Uma visão diferente... do problema à solução
Actividade Determina... Concepção O enunciado do Problema Análise O domínio do problema Desenho O domínio da Solução Construção, Testes, Instalação O domínio da realização

15 para a próxima semana…

16 Engenharia de Requisitos
Quais as necessidades do Sistema? Quais as funcionalidades? Quem serão os usuários? Como irão utilizar o sistema? Quais restrições devem ser obedecidas? Tentar fazer um texto descritivo do Sistema…


Carregar ppt "> Fases de Engenharia de SW > Gestão de Projectos de SW"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google