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Gestão de Projectos de SW OO: Métricas, Estimações e Planificações

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Apresentação em tema: "Gestão de Projectos de SW OO: Métricas, Estimações e Planificações"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Projectos de SW OO: Métricas, Estimações e Planificações
Aula 21

2 Sumário Gestão de Projectos de SW OO
Processos de SW OO já vimos o Modelo Recursivo-Paralelo veremos técnicas e heurísticas de uso na próxima aula teórica.. Métricas e Estimação/Planificação para Projectos de SW OO na literatura.. para a Lacertae Software Estimação e Planificação em Geral observações finais opções exemplos de Modelos Empíricos

3 Gestão de Projecto de SW OO
determinar quanto dinheiro, esforço, recursos e tempo requer a construção de um Produto de SW OO Quem faz? Gestores de Projectos de SW Engenheiros de SW (Analistas e Arquitectos) compilam as medidas auxiliam nas medições

4 Métricas OO na literatura..
definem e quantidade de um conjunto padrão de elementos de UML, nomeadamente: use cases classes subsistemas componentes interfaces páginas Web scripts são medidas (ou classificadores) que usamos para medir o esforço requerido ao desenvolvimento do Produto de SW

5 Tipos de Métricas OO - encontradas na literatura
Métricas para o Modelo de Desenho OO Métricas Orientadas a Classes métricas de Lorenz & Kidd métricas de CK (Chidamber & Kemerer) Métodos ponderados por Classe Árvore de profundidade de Herança Número de Descendentes Acoplamento entre Classes Respostas para uma Classe Carência de Coesão do Métodos MDOO – Métricas para o Desenho OO Factor de Herança de Métodos Factor de Acoplamento Factor de Polimorfismo Métricas orientadas a operações, métodos ou serviços Métricas para Testes OO

6 Métricas de Lorenz & Kidd - adoptadas pela Lacertae SW
número de classes-chave é uma indicação do esforço necessário para desenvolver o SW … e da quantidade (potencial) de classes reutilizáveis durante o desenvolvimento do sistema Também chamadas de “Componentes Altamente Independentes”

7 Métricas de Lorenz & Kidd - adoptadas pela Lacertae SW
número de classes de suporte não fazem parte do domínio do problema mas são necessárias para implementá-lo exemplos: Interfaces Gráficas dos Usuários (GUI) janelas, botões, caixas de diálogos, etc. Acesso às bases de dados e sua manipulação Acesso a outros programas ou aplicações legadas Estas classes são definidas interactivamente durante o Processo Recursivo-Paralelo

8 Métricas de Lorenz & Kidd - adoptadas pela Lacertae SW
número de subsistemas facilita uma planificação razoável na divisão do trabalho entre os membros da equipa de desenvolvimento Consiste numa agregação de Classes que dão suporte a uma função visível ao usuário final do Sistema

9 Métricas de Lorenz & Kidd - adoptadas pela Lacertae SW
número de cenários (ou casos de utilização) a quantidade de cenários está directamente relacionada ao tamanho da aplicação podem ser gerados automaticamente a partir de uma ferramenta CASE Iniciador Acção Participante <objecto que solicita o serviço> <resultado da solicitação> <objecto servidor que cumpre a petição> será a quantidade de testes que devem ser realizados quando o sistema estiver pronto

10 Estimações e Planificações OO de Lorenz & Kidd - adoptadas pela Lacertae SW
primeiros passos para esta Estimação OO: decomposição de esforços usando Classes-chave Classes de Suporte determinar a quantidade de classes-chave A Estimação é mais uma arte do que uma ciência – o que não exclui o uso de um enfoque sistemático!

11 Estimações e Planificações OO de Lorenz & Kidd - adoptadas pela Lacertae SW
classificar o tipo de Interface do Produto e desenvolver um Multiplicador para as Classes de Suporte multiplicar a quantidade de classes-chave pelo Multiplicador para obter uma estimação do número de classes de suporte Interface Multiplicador não gráfica 2 baseada em texto 2,25 GUI 2,5 GUI complexa 3,0

12 Estimações e Planificações OO de Lorenz & Kidd - adoptadas pela Lacertae SW
multiplicar a quantidade total de Classes (classes-chave + classes de suporte) pelo “número médio de unidades de trabalho (dias-pessoa) por classe” Lorenz & Kidd sugere entre 15 e 20 dias-pessoa por classe determinar a quantidade de esforço estimada exemplo :: se modelarmos 10 classes-chave :: e utilizarmos GUI, então teremos 25 classes de suporte :: 35 classes * 20 dias-pessoa (máximo) = 750 dias-pessoa

13 Estimação em Geral - observações
Estimação requer Experiência Boa informação histórica Coragem para confiar em prognósticos Riscos inerentes Complexidade do projecto Tamanho do projecto Grau de definição dos requisitos Maturidade do Processo de Software Agregação de projectos por Tamanho de equipa Área de aplicação Complexidade

14 Estimação do Projecto de SW - opções
Má ideia deixar a estimação para depois Deve-se basear as estimações em projectos similares já terminados Algumas ferramentas automáticas podem ser muito úteis Utilizar técnicas de decomposição para gerar estimativas de custo e esforço Utilizar modelos empíricos

15 Estimação do Projecto de SW - exemplos de Modelos Empíricos
COCOMO (1981) e COCOMO II (1996) Modelo de Walston-Felix E=5.2 x KLDC 0.91 Análise de regressão E = A + B x (ev) c Modelo de Matson, Barnett e Mellichamp E = 585,7 + 15,12 PF Métricas de línea base = [LDC/pontos de função]/pessoa-mês Métricas de línea base x variáveis de estimação = projecções de custo e esforço VE= (Sopt+4Sm + Spess)/6 Lorenz & Kidd: Métricas de SW OO orientadas a Classes que usaremos para a Lacertae SW

16 próximas aulas teóricas

17 Ferramentas CASE Processos de SW OO Noções teórico-práticas..
quando concluir as iterações AOO, DOO e Testes OO..


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