A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Exploração GSI :: Gestão da Mudança, Uso e Impacto dos SI Efeitos produzidos pelos SI após sua implementação Uso dos SI – Funcionalidade, usabilidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Exploração GSI :: Gestão da Mudança, Uso e Impacto dos SI Efeitos produzidos pelos SI após sua implementação Uso dos SI – Funcionalidade, usabilidade."— Transcrição da apresentação:

1 1 Exploração GSI :: Gestão da Mudança, Uso e Impacto dos SI Efeitos produzidos pelos SI após sua implementação Uso dos SI – Funcionalidade, usabilidade e utilidade – Interface homem-máquina – Interface e usabilidade – Stakeholders, envolvimento, satisfação e resistência Impacto dos SI – Efeitos positivos-negativos – Efeitos pretendidos-não pretendidos – Impacto a nível individual, grupal e organizacional Gestão da Mudança – SI como agentes de mudança – Gestão das Mudanças Operação Proj. Espec. Admin. RH Admin. TI

2 2 Uso dos SI :: efeitos produzidos pelos SI após sua implementação Qualidade do Sistema em si Qualidade da Informação que produz uso Satisfação utilizador Impacto individual Impacto organizacional

3 3 Qualidade Do sistema Qualidade da informação uso Satisfação utilizador Impacto individual Impacto organizacional funcionalidade usabilidade utilidade Uso dos SI :: esquema de funcionalidade, usabilidade e utilidade o sucesso ou fracasso do SI será determinado na interacção destes três contextos

4 4 Sistema de Informação tecnológico Sistema de actividade humana Sistema de Informação Uso dos SI :: interface homem-máquina

5 5 Uso dos SI :: 5 facetas de usabilidade Fácil de aprender – a interface deve ser fácil de aprender Fácil de recordar – uma vez aprendido o SI deve ser fácil de lembrar Eficiência no uso – Não deve estar sujeito a demora Confiabilidade – o SI deve minimizar a hipótese de erros humanos Satisfação – a interface deve ser fácil de usar

6 6 Uso dos SI :: Stakeholders > 7 tipos de actores do sistema Produtores – Equipa de desenvolvimento Clientes internos – promovem e fornecem recursos para o desenvolvimento, tipicamente correspondem a grupos de gestores Utilizadores finais – consumidores da informação produzida pelo sistema Clientes externos – clientes da organização Fornecedores – fornecedores da organização Reguladores – grupos ou agencias que estabelecem restrições ambientais sobre o sistema Competidores – competidores que receberão o impacto do SI, dos SI estratégicos

7 7 Uso dos SI :: enquadramento tecnológico > exemplo Lotus Notes Tecnólogos – Natureza da tecnologia: Lotus Notes é uma ferramenta de partilha de informação e de trabalho colaborativo – Estratégia de tecnologia: O Lotus Notes deve potenciar o trabalho – Uso da tecnologia: Lotus Notes é uma ferramenta para o utilizador final que requer pouco suporte técnico Utilizadores – Natureza da tecnologia: ferramenta de productividade individual – Estratégia de tecnologia: substituo do fax e o telefone – Uso da tecnologia: Conhecer a funcionalidade detalhada da ferramenta exige suporte técnico diferentes grupos de stakeholder têm diferentes enquadramentos tecnológicos

8 8 Uso dos SI :: envolvimento e satisfação dos stakeholders Importante identificar stakeholders Importante envolver stakeholders Importante identificar as diferenças nos significados atribuídos à natureza, estratégia e uso da tecnologia Determinar a Satisfação em vários níveis: – com a interface – usabilidade – com o sistema tecnológico – funcionalidade – com o sistema de informação - utilidade envolvimento dos stakeholder melhora a aceitação dos utilizadores

9 9 Uso dos SI :: resistência dos stakeholders lie low : sem ajudar nem encorajar inércia: sempre muito ocupado manter o sistema complexo, difícil de coordenar e vagamente definido minimizar a legitimidade e influência do implementador/desenvolvedor esconder o conhecimento interno

10 10 Impacto dos SI :: dimensões do impacto SI organização Efeitos pretendidos Efeitos não pretendidos Efeitos positivos Efeitos negativos Impacto organizacional Impacto Em grupos Impacto individual

11 11 Impacto dos SI :: a nível organizacional Impactos positivos – Maior eficiência – mede-se com relativa facilidade Maiores saídas com mesmas entradas – Exemplo: ensinar mais alunos com mesmos professores, funcionários, instalações Mesmas saídas com menos entradas – Maior eficácia – mais complicado de medir Maior valor ao clientes Focada nas saídas Melhora na qualidade de serviços ou produtos – Exemplo: melhor qualidade de ensino

12 12 Impacto dos SI :: a nível organizacional Impactos negativos – Paradoxo da produtividade relação entre a produtividade empresarial e a aplicação de NTIC A ligação entre os SI e a produtividade tem sido MUITO questionada

13 13 Causas do Paradoxo da Produtividade – Más estimativas de entradas/saídas – Períodos de aprendizagem e ajuste – Redistribuição e dissipação dos rendimentos – Má gestão dos projectos de NTIC PDSI mal estruturado! Impacto dos SI :: a nível organizacional

14 14 Impacto dos SI :: sobre grupos e indivíduos Maior monitorização do trabalho – grupos de gestão têm + ferramentas para controlar e monitorizar o trabalho dos subordinados Enriquecimento do trabalho – Indivíduos com + informação | > poder de decisão – menos tarefas repetitivas | > qualidade do serviço Colaboração e coordenação – s mudaram radicalmente as formas de colaboração Transferências de poder e influencia – o poder pertence a quem controla ou possui a informação Visibilidade do trabalho – permite identificar problemas e sugerir soluções alternativas

15 15 Gestão da Mudança :: SI como agentes de mudança os SI podem causar um poderoso impacto na organização – mudam a forma em que a informação é definida, acedida e utilizada – proporcionam transferências de poder e influencia estas mudanças causam resistência e oposição – isto deve ser gerido apropriadamente!

16 16 Gestão da Mudança :: factores determinantes no sucesso/fracasso dos SI o papel dos utilizadores – adaptam o sistema segundo suas necessidades – controlam o resultado – seu conhecimento leva a soluções melhores o grau de suporte da gerência – para garantir que o projecto receba os recursos requeridos (humanos, financeiros, etc) o nível de complexidade e grau de risco do projecto – vimos noutra que aula tem a ver com o tamanho do projecto, estrutura do projecto e experiência prévia com a tecnologia a implementar a qualidade da gestão do processo de implementação – orçamento, prazos estabelecidos, medidas de performance, etc


Carregar ppt "1 Exploração GSI :: Gestão da Mudança, Uso e Impacto dos SI Efeitos produzidos pelos SI após sua implementação Uso dos SI – Funcionalidade, usabilidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google