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Negócio Internacional Capítulo 9 Fabrico Global e Gestão da Cadeia de Fornecimento International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice.

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2 Negócio Internacional Capítulo 9 Fabrico Global e Gestão da Cadeia de Fornecimento International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice Hall, Inc 1

3 Objectivos do Capítulo Descrever diferentes dimensões da estratégia global de fabrico Descrever diferentes dimensões da estratégia global de fabrico Examinar elementos da gestão da cadeia global de fornecimento Examinar elementos da gestão da cadeia global de fornecimento Mostrar os efeitos globais de qualidade da cadeia de fornecimento Mostrar os efeitos globais de qualidade da cadeia de fornecimento Ilustrar como funciona a rede de fornecimento Ilustrar como funciona a rede de fornecimento Explicar como a gestão do inventário é uma dimensão chave da cadeia global de fornecimento Explicar como a gestão do inventário é uma dimensão chave da cadeia global de fornecimento Apresentar diferentes alternativas para o transporte de produtos ao longo da cadeia de fornecimento de fornecedores para clientes Apresentar diferentes alternativas para o transporte de produtos ao longo da cadeia de fornecimento de fornecedores para clientes 2

4 2004, Prentice Hall, Inc Prazos da Cadeia de Fornecimento Cadeias de Fornecimento – a coordenação de materiais, informação, e fundos do material incompleto dos fornecedores para o consumidor final Cadeias de Fornecimento – a coordenação de materiais, informação, e fundos do material incompleto dos fornecedores para o consumidor final Logística (gestão de materiais) – é a parte do processo da cadeia de fornecimento que planeia, implementa, e controla a eficiência, fluxo e armazenagem efectiva dos bens, serviços e informação relacionada Logística (gestão de materiais) – é a parte do processo da cadeia de fornecimento que planeia, implementa, e controla a eficiência, fluxo e armazenagem efectiva dos bens, serviços e informação relacionada 3

5 2004, Prentice Hall, Inc Fabrico Global e Gestão da Cadeia de Fornecimento no Negócio Internacional 4

6 2004, Prentice Hall, Inc Factores que os Gestores têm a considerar Eficiência/Redução de custos de fabrico Eficiência/Redução de custos de fabrico Grau de dependência da confiança nos produtos de uma empresa a sua entrega e promessas Grau de dependência da confiança nos produtos de uma empresa a sua entrega e promessas Habilidade de inovação para desenvolver novos produtos e ideias Habilidade de inovação para desenvolver novos produtos e ideias 5

7 2004, Prentice Hall, Inc Factores que os Gestores têm a considerar, cont. Credibilidade da qualidade de desempenho, qualidade de serviço, velocidade de entrega, e qualidade de manutenção do produto Credibilidade da qualidade de desempenho, qualidade de serviço, velocidade de entrega, e qualidade de manutenção do produto Habilidade de flexibilidade do processo de produção para fazer diferentes tipos de produtos e ajustar o volume da produção Habilidade de flexibilidade do processo de produção para fazer diferentes tipos de produtos e ajustar o volume da produção 6

8 2004, Prentice Hall, Inc Configurações de Fabrico Fabrico centralizado para oferecer uma selecção de standard, produtos mais baratos a diferentes mercados Fabrico centralizado para oferecer uma selecção de standard, produtos mais baratos a diferentes mercados Fabrico regional para atender a clientes de uma determinada região Fabrico regional para atender a clientes de uma determinada região Fabrico Multi-doméstico (expansão do mercado) em países individuais à medida que a sua procura se torna significante assim o fabrico fica mais próximo dos clientes e das necessidades locais Fabrico Multi-doméstico (expansão do mercado) em países individuais à medida que a sua procura se torna significante assim o fabrico fica mais próximo dos clientes e das necessidades locais 7

9 2004, Prentice Hall, Inc Estudo das Alternativas da Cadeia de Fornecimento Pedidos do Cliente Pedidos do Cliente Design da rede do Centro de instalação e distribuição Design da rede do Centro de instalação e distribuição Gestão do Inventário Gestão do Inventário Contratação e 3ª parte das relações logísticas Contratação e 3ª parte das relações logísticas Cliente chave e relações dos fornecedores Cliente chave e relações dos fornecedores Processos de negócio Processos de negócio Sistemas de informação Sistemas de informação Design organizacional e formação requerida Design organizacional e formação requerida Métrica da Performance Métrica da Performance Objectivos da Performance Objectivos da Performance 8

10 2004, Prentice Hall, Inc Qualidade Qualidade é a habilidade de ir ao encontro ou superar as expectativas do cliente Qualidade é a habilidade de ir ao encontro ou superar as expectativas do cliente Conformidade com as especificaçõesConformidade com as especificações ValorValor Uso adequadoUso adequado Apoio por parte da empresaApoio por parte da empresa Impressões psicológicas (imagem)Impressões psicológicas (imagem) 9

11 2004, Prentice Hall, Inc Condições de Qualidade Nível de Qualidade Aceitável (AQL) premissa que permite um grau de aceitação de má qualidade Nível de Qualidade Aceitável (AQL) premissa que permite um grau de aceitação de má qualidade Gestão de Qualidade Total (TQM) é a filosofia que elimina todos os defeitos Gestão de Qualidade Total (TQM) é a filosofia que elimina todos os defeitos TQM enfatiza:TQM enfatiza: Satisfação do cliente Satisfação do cliente Envolvimento do empregado Envolvimento do empregado Melhoria contínua Melhoria contínua TQM foca :TQM foca : Benchmarking Benchmarking Design do produto e serviço Design do produto e serviço Processo do design Processo do design Aquisição Aquisição 10

12 2004, Prentice Hall, Inc Standards do Nível de Qualidade Nível Geral Nível Geral ISO 9000ISO 9000 Malcolm Baldridge National Quality AwardMalcolm Baldridge National Quality Award Nível de indústria específica Nível de indústria específica Nível da empresa Nível da empresa 11

13 2004, Prentice Hall, Inc 12

14 2004, Prentice Hall, Inc Rede de Fornecedores As empresas podem fabricar partes internamente ou adquiri-las de fabricantes externos As empresas podem fabricar partes internamente ou adquiri-las de fabricantes externos Decisão de fazer ou comprar Decisão de fazer ou comprar Aquisição de serviços periféricos é o processo no qual a empresa tem entradas fornecidas por fornecedores externos para o processo de produção Aquisição de serviços periféricos é o processo no qual a empresa tem entradas fornecidas por fornecedores externos para o processo de produção 13

15 2004, Prentice Hall, Inc 14

16 2004, Prentice Hall, Inc Global Component Network 15

17 2004, Prentice Hall, Inc Vantagens do Fornecimento Global Redução de custos devido à mão-de-obra mais barata Redução de custos devido à mão-de-obra mais barata Melhoria da qualidade Melhoria da qualidade Aumentar exposição à tecnologia mundial Aumentar exposição à tecnologia mundial Melhoria na entrega de mercadorias Melhoria na entrega de mercadorias Fortalecer a credibilidade de fornecimento incrementando os fornecedores domésticos com os estrangeiros Fortalecer a credibilidade de fornecimento incrementando os fornecedores domésticos com os estrangeiros Ter acesso aos materiais disponíveis só no estrangeiro Ter acesso aos materiais disponíveis só no estrangeiro Marcar presença num mercado estrangeiro Marcar presença num mercado estrangeiro Satisfazer requisitos offset Satisfazer requisitos offset Reagir aos problemas fornecimento da concorrência offshore Reagir aos problemas fornecimento da concorrência offshore 16

18 2004, Prentice Hall, Inc Fases da Aquisição Global Somente aquisição doméstica Somente aquisição doméstica Compra estrangeira baseada na necessidade Compra estrangeira baseada na necessidade Compra estrangeira como parte da estratégia da procura Compra estrangeira como parte da estratégia da procura Integração da estratégia global da procura Integração da estratégia global da procura 17

19 2004, Prentice Hall, Inc

20 Revisão do Capítulo Descrever diferentes dimensões da estratégia global de fabrico Descrever diferentes dimensões da estratégia global de fabrico Examinar elementos da gestão da cadeia global de fornecimento Examinar elementos da gestão da cadeia global de fornecimento Mostrar os efeitos globais de qualidade da cadeia de fornecimento Mostrar os efeitos globais de qualidade da cadeia de fornecimento Ilustrar como funciona a rede de fornecimento Ilustrar como funciona a rede de fornecimento Explicar como a gestão do inventário é uma dimensão chave da cadeia global de fornecimento Explicar como a gestão do inventário é uma dimensão chave da cadeia global de fornecimento Apresentar diferentes alternativas para o transporte de produtos ao longo da cadeia de fornecimento de fornecedores para clientes Apresentar diferentes alternativas para o transporte de produtos ao longo da cadeia de fornecimento de fornecedores para clientes 19


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