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NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

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Apresentação em tema: "NEGÓCIOS INTERNACIONAIS"— Transcrição da apresentação:

1 NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
FABRICO GLOBAL E GESTÃO DA CADEIA DE FORNECIMENTO Docente: Prof. Dr. João Pedro Couto Discente: Paula Isabel Azevedo Silva

2 Right mixture makes good mortar
Provérbio Inglês (A mistura certa faz um bom resultado)

3 Negócios Internacionais
Objectivos Descrever diferentes dimensões da estratégia global de fabrico; Examinar elementos da gestão da cadeia global de fornecimento; Mostrar os efeitos globais de qualidade da cadeia de fornecimento; Ilustrar como funciona a rede de fornecimento; Apresentar diferentes alternativas para o transporte de produtos ao longo da cadeia de fornecimento de fornecedores para clientes. Paula Silva Negócios Internacionais

4 Negócios Internacionais
Conceitos Cadeias de fornecimento – a coordenação de materiais, informação e fundos do material incompleto dos fornecedores para o consumidor final; Logística (gestão de materiais) – é a parte do processo da cadeia de fornecimento que planeia, implementa e controla a eficiência, fluxo e armazenagem efectiva dos bens, serviços e informação relacionada. Paula Silva Negócios Internacionais

5 Negócios Internacionais
Produção global e gestão da cadeia de fornecimento no negócio internacional 2004, Prentice Hall, Inc Paula Silva Negócios Internacionais

6 Características de uma organização de produção / serviço
Produto físico e duradouro; Output pode ser alvo de um inventário; Reduzido contacto com o cliente; Longo tempo de resposta; Mercados regionais, nacionais, e internacionais; Grandes infraestruturas; Capital intensivo; Qualidade facilmente mensurável. Produto intangível e perecível; O output não pode ser alvo de um inventário; Alto contacto com o cliente; Reduzido tempo de resposta; Mercados locais; Pequenas infraestruturas; Trabalho intensivo; Qualidade não é facilmente mensurável. Organização de Produção Organização de Serviço Paula Silva Negócios Internacionais

7 Negócios Internacionais
Fornecimento Global Para cada mercado em que a multinacional actue, o fornecimento global exige que as empresas determinem onde serão produzidas as partes e as componentes e onde os produtos serão finalizados. Paula Silva Negócios Internacionais

8 Negócios Internacionais
Fornecimento Global Quando uma multinacional estabelece uma estratégia de produção, deve fazê-lo no contexto da sua estratégia competitiva. Paula Silva Negócios Internacionais

9 Negócios Internacionais
Internacionalização O processo de internacionalização da empresa deve ser enquadrado com as competências e vantagens competitivas desenvolvidas no mercado doméstico A empresa deve decidir para onde e como se deve internacionalizar Paula Silva Negócios Internacionais

10 Opções de internacionalização
Adequação Local Elevada Reduzida Empresa Global Empresa Transnacional Empresa Local Empresa Multinacional Integração Global Paula Silva Negócios Internacionais

11 Factores que levam ao fenómeno da globalização
Expansão internacional dos meios de comunicação de massa; Redução dos custos de transporte; Maior intensidade tecnológica; Maior abertura dos principais mercados à livre concorrência; Identificação de segmentos de mercado com necessidades similares à escala mundial; Desenvolvimento das telecomunicações; Concentração dos canais de distribuição; Uniformidade acrescida do nível de desenvolvimento económico. Paula Silva Negócios Internacionais

12 Factores que levam à redução do envolvimento internacional da empresa
A expansão excessiva afecta a sobrevivência de toda a organização; Um mercado pode ser servido por vias alternativas; Uma filial pede importância estratégica; Contínuas dificuldades de gestão inviabilizam o normal funcionamento da filial; A presença num número excessivo de países impossibilita o desenvolvimento de fortes posições competitivas nos principais mercados. Paula Silva Negócios Internacionais

13 Estratégias de produção global na procura de internacionalização
Factores que os gestores têm a considerar As estratégias competitivas baseiam-se nas seguintes prioridades: Eficiência/Custo – Redução dos custos de fabrico; Dependência – grau de confiança nos produtos de uma empresa e nas suas promessas de entrega e de preço; Qualidade – performance de confiança, qualidade de serviço, velocidade de entrega, e qualidade de manutenção do(s) produto(s); Flexibilidade – habilidade do processo de produção para fazer diferentes tipos de produtos e/ou ajustar ao volume de output; Inovação – habilidade para desenvolver novos produtos e ideias. Paula Silva Negócios Internacionais

14 A estratégia de produção tem que ter em conta diferentes actividades:
Localização e escala das infraestruturas de produção; Escolha do processo de produção; Controlo do sistema de produção, incluindo distribuição de actividades de fábricas numa rede multi-fabril; Grau de integração vertical relativa ao outsourcing de cada unidade de produção; Coordenação das unidades de investigação e desenvolvimento; Licenciamento de tecnologia. Paula Silva Negócios Internacionais

15 Estratégias de produção global na procura de internacionalização
Existem três filosofias básicas que as empresas consideram quando estabelecem uma estratégia de produção global: Abordagem multi-doméstica (expansão do mercado) – produção perto dos clientes, vai-se ao encontro das necessidades locais; Abordagem regional – a ideia é servir os clientes dentro de uma região especifica; Abordagem global – produção centralizada e oferta de uma selecção de produtos standard de baixo preço em diferentes mercados. Paula Silva Negócios Internacionais

16 Estratégias de produção global na procura de internacionalização
Na realidade as multinacionais escolhem uma combinação destas abordagens dependendo das estratégias dos seus produtos. Paula Silva Negócios Internacionais

17 Negócios Internacionais
Configurações de produção internacional que relatam diferentes estratégias de produção Produção doméstica com exportação limitada ou extensiva; Fábricas regionais autónomas pensadas para servir as necessidades de mercados estrangeiros especificos; Combinações dos focos regionais e globais (montagem local/regional de partes e componentes produzidas globalmente); Coordenação de focos globais (dispersão internacional de estádios do processo de produção por regiões de baixo custo, com a montagem final a ter lugar em diferentes localizações; Centros de excelência onde a produção ocorre em diferentes locais, não devido à proximidade dos mercados nacionais/regionais, mas para ter vantagem na especialização da produção de certos produtos. Paula Silva Negócios Internacionais

18 As estratégias de produto podem ser:
Viradas para a tecnologia – a estratégia de localização da fábrica seria posicioná-la num país de alto rendimento e com um grande mercado. Esta é basicamente uma estratégia de um país em especifico; Marketing intensivo – programa de marketing que inclua boa qualidade do produto e entrega imediata; Baixo custo – produção em grande escala ou produzir em locais de mão de obra barata Paula Silva Negócios Internacionais

19 Negócios Internacionais
Sistemas de produção: Uma única fábrica; Várias fábricas; Intercâmbio de produção; Racionalização Paula Silva Negócios Internacionais

20 Localização de fábrica:
Custos de transporte; Impostos sobre componentes vs produto acabado; Necessidade de proximidade do mercado; Risco cambial; Economias de escala no processo de produção; Requisitos tecnológicos; Imagem nacional. Paula Silva Negócios Internacionais

21 Localização de fábrica:
Dimensão mercado; Incentivos do governo local Importância relativa das linhas de produção; Localização dos mercados; Importância do custo; Conhecimento sobre o país; Percepção de mudanças do risco Factores Internos Factores Externos Paula Silva Negócios Internacionais

22 Estudo das Alternativas da cadeia de Fornecimento
Pedidos do Cliente; Design da rede do centro de instalação e distribuição; Gestão do inventário; Contratação e 3ª parte das relações logisticas; Cliente chave e relações dos fornecedores; Processos de negócio; Sistemas de informação; Design organizacional e formação requerida; Métrica da performance; Objectivos da Performance. Paula Silva Negócios Internacionais

23 Negócios Internacionais
Qualidade “Qualidade é a habilidade de ir ao encontro ou superar as expectativas do cliente” Conformidade com as especificações; Valor; Uso adequado; Apoio por parte da empresa; Impressões psicológicas (imagem). A qualidade é a peça chave da produção global Paula Silva Negócios Internacionais

24 Condições de Qualidade
Nível de Qualidade Aceitável (AQL) – permite um grau de aceitação de má qualidade; Gestão de Qualidade Total (TQM) – filosofia que elimina todos os defeitos; Paula Silva Negócios Internacionais

25 Total Quality Management - TQM
TQM enfatiza: Satisfação do cliente; Envolvimento do empregado; Melhoria contínua. TQM foca: Benchmarking; Design do produto e serviço; Processo do design; Aquisição. Paula Silva Negócios Internacionais

26 Negócios Internacionais
Dimensões do TQM 2004, Prentice Hall, Inc Quem adopta esta abordagem afirma que os custos de produção diminuem à medida que os defeitos diminuem Paula Silva Negócios Internacionais

27 Standards do Nível de Qualidade
Nível Geral ISO 9000; Malcolm Baldridge National Quality Award; Deming Award; Nível de Indústria específica; Nível da Empresa. Paula Silva Negócios Internacionais

28 Negócios Internacionais
ISO 9000 É um conjunto de parâmetros de qualidade com a intenção de promover a qualidade a todos os níveis de uma organização. As empresas não europeias que operem na Europa têm que ser certificadas ao nível ISO 9000 para que possam manter o acesso ao mercado europeu. Paula Silva Negócios Internacionais

29 Standards do Nível de Qualidade
2004, Prentice Hall, Inc Paula Silva Negócios Internacionais

30 Aquisição, Fornecimento e Rede de Fornecedores Global
2004, Prentice Hall, Inc Paula Silva Negócios Internacionais

31 Rede global de componentes
2004, Prentice Hall, Inc Paula Silva Negócios Internacionais

32 Vantagens do Fornecimento Global
Redução de custos devido à mão-de-obra mais barata; Melhoria da qualidade; Aumentar exposição à tecnologia mundial; Melhoria na entrega de mercadorias; Fortalecer a credibilidade de fornecimento incrementando os fornecedores domésticos com os estrangeiros; Ter acesso aos materiais disponíveis só no estrangeiro; Marcar presença no mercado estrangeiro; Satisfazer requisitos offset; Reagir aos problemas de fornecimentoda concorrência offshore. Paula Silva Negócios Internacionais

33 Desvantagens do fornecimento global
Custos: Aquisição; Recolha de informação; Selecção; Negociação; Redacção do contracto; Litigio; Intangíveis. Paula Silva Negócios Internacionais

34 Decisão de “Fazer ou Comprar”
Missão, objectivos e estratégia Produtos - mercados Integração vertical Desenvolvimento empresarial Internacionalização Diversificação Paula Silva Negócios Internacionais

35 Decisão de “Fazer ou Comprar”
Três grandes modelos emergiram para lidar com as questões do fornecimento: Integração Vertical; Compras à distância de um braço de fornecedores externos; As relações Japonesas Keiretsu com os fornecedores. Paula Silva Negócios Internacionais

36 Fases da Aquisição Global
Somente aquisição doméstica; Compra estrangeira baseada na necessidade; Compra estrangeira como parte da estratégia da procura; Integração da estratégia global da procura. Paula Silva Negócios Internacionais

37 Estratégias de Aquisição
Imputar compradores domésticos para aquisição internacional; Usar subsidiárias ou unidades de negócio estrangeiras; Estabelecer gabinetes de aquisição internacional; Imputar design, edificios e fornecimento a uma unidade de negócio especifica; Integrar e coordenar fornecimento a nível mundial. Paula Silva Negócios Internacionais

38 Etapas no processo de aquisição global
Paula Silva Negócios Internacionais

39 Negócios Internacionais
Bibliografia International Business: Environments and Operations - J., Daniels; Estratégia - Freire, Adriano; Material disponibilizado pelo professor; Material da Internet. Paula Silva Negócios Internacionais

40 Negócios Internacionais
FIM Paula Silva Negócios Internacionais


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