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Distribuição: como os objetos chegam até os pontos de venda/ cliente final

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Apresentação em tema: "Distribuição: como os objetos chegam até os pontos de venda/ cliente final"— Transcrição da apresentação:

1 Unidade 06 Grupo C: Vinicius Fernandes de Oliveira Leela Lacerda Fancischeto

2 Distribuição: como os objetos chegam até os pontos de venda/ cliente final
A logística de distribuição envolve as relações empresa - cliente – consumidor e tem como responsabilidade principal a distribuição física do produto acabado até os pontos-de-venda ao consumidor, assegurada a pontualidade e a precisão da entrega; Para que a distribuição ocorra da forma adequada e com baixos custos são formadas alianças com parceiros dos canais de distribuição; A reposição dos produtos é feita com base na necessidade real. Há um sincronismo entre DEMANDA, FABRICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E TRANSPORTE, em que os estoques são gerenciados globalmente e sua disponibilidade é checada on-line em tempo real.

3 As tecnologias enriquecem o papel estratégico do Distribuidor
Com o surgimento de novos canais de distribuição as empresas devem replanejar suas estratégias a fim de depender menos dos distribuidores; O objetivo é atingir o consumidor de forma rápida e eficiente com o menor custo;

4 As tecnologias enriquecem o papel estratégico do Distribuidor
É importante que haja sempre produtos disponíveis ao consumidor, sem precisar de um estoque exagerado para que isso seja possível; Algumas empresas estão se encarregando de distribuir seus produtos diretamente ao cliente, sem usar o canal via distribuidores. Isso pode possibilitar uma maior percepção das necessidades do cliente; Deve existir um equilíbrio entre qualidade de serviço, custo e capital investido; Os distribuidores agregam valor, ligando compradores e vendedores, por meios eficientes de vender e entregar produtos aos clientes;

5 As tecnologias enriquecem o papel estratégico do Distribuidor
Os distribuidores têm sido um mecanismo para os pequenos fabricantes alcançarem o mercado e para todos os fabricantes alcançarem mais mercados cada vez mais remotos; No entanto, alguma forças externas vêm modificando o papel do distribuidor: a consolidação das relações fornecedor-cliente; a desregulamentação dos transportes; os avanços tecnológicos; a filosofia do supply chain; Com esse novo comportamento do mercado os distribuidores devem se destacar na realização de outros papéis: otimizadores de rede e maximizadores de mercado;

6 Distribuição e seus serviços
Atualmente, as demandas dos clientes estão moldando os padrões de distribuição: Serviços ao cliente – é exigido com mais frequência maiores níveis de serviço ( entregas com maior frequência e consistentes, entregas no tempo certo, transações sem erro e disponibilidade de estoque, além de serviços de valor agregado); Custo – redução de custos de modo que sejam preservadas as margens já apertadas; Velocidade – há uma necessidade de reduzir os custos e ao mesmo tempo manter o nível crescente de serviços, garantir produtos com qualidade, diminuir devoluções por defeitos de manuseio, maximizar a resposta rápida à demanda;

7 Distribuição e seus serviços
Os custos de distribuição podem ser reduzidos de duas formas: Redução do capital empatado nos estoques por meio da diminuição do tempo que o produto permanece na cadeia de suprimento; Minimização do custo por meio da melhoria na eficiência dos recursos utilizados, tanto na armazenagem como no transporte.

8 Distribuição e seus serviços
Os principais métodos para maximizar a eficiência dos recursos de distribuição são: Distribution utility ou associação de recursos – uma associação de empresas não concorrentes que servem os mesmos clientes finais, permitindo entregas mais frequentes das cargas de todos os fabricantes da aliança. Essa associação pode ser dificultada por várias questões como alocação de custos entre os membros da aliança, padrões e qualidade de serviços, políticas operacionais, compatibilidade de produtos e cargas;

9 Distribuição e seus serviços
Cross docking – uma combinação das vantagens do padrão da distribuição baseada na fonte e da distribuição baseada no mercado; Distribuição baseada na fonte: empresas centralizavam estoques e despachavam para as localidades dos clientes por meio de entregas parceladas ou less-than-truckload. Distribuição baseada no mercado: empresas estocam localmente, atendem aos pedidos do cliente por meio de depósito local e despacham aos clientes da região.

10 Distribuição e seus serviços
Existem dois tipos de compradores de serviço: Compradores de transação – adotam enfoque arm’s lenght e negociam cada acordo individualmente, para obter o serviço desejado ao menor custo. Focam o curto prazo, são bons negociadores e trabalham invariavelmente em confronto com uma relação de ganha/perde com seus prestadores de serviço; Compradores de relação – concentram-se em formar relações duradouras, de longo prazo, com suas empresas de transporte. Procuram identificar um conjunto de oportunidades que agreguem valor e beneficiem ambas as partes;


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