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Distribuição GRUPO 14FY. Logística de distribuição Envolve as relações empresa-cliente- consumidor; Abrange a distribuição física do produto acabado até

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Apresentação em tema: "Distribuição GRUPO 14FY. Logística de distribuição Envolve as relações empresa-cliente- consumidor; Abrange a distribuição física do produto acabado até"— Transcrição da apresentação:

1 Distribuição GRUPO 14FY

2 Logística de distribuição Envolve as relações empresa-cliente- consumidor; Abrange a distribuição física do produto acabado até os pontos-de-venda ao consumidor; São formadas alianças com parceiros dos canais a fim de atender ás necessidades dos clientes e minimizar os custos de distribuição; A reposição dos produtos se faz com base na necessidade real; O atendimento ao cliente deve ser maximizado na empresa.

3 Papel dos distribuidores Objetivo final: atingir o consumidor de forma mais rápida e eficiente, com menor custo possível. Algumas empresas estão se encarregando de distribuir seus produtos diretamente aos clientes, sem usar o canal via distribuidores; Ex: LPC ( fabricante dos produtos danone)

4 Reestruturou sua distribuição, fechando depósitos, racionalizando as rotas de armazenamento e de entregas, melhorando o tempo de carga e descarga e separação de mercadorias Conseguiu dobrar o volume comercialização, reduziu custos com transporte e tempo médio de viagem e descarga no cliente.

5 Mudança no papel do distribuidor Os distribuidores tem sido capazes de prover serviços de alta performace aos clientes; O papel dos distribuidores no futuro é incerto, pois são afetados por uma variedade de forças externas, como: Consolidação e estreitamento das bases do fornecedor e cliente; Desregulamentação dos transportes em várias partes do muno; Avanços tecnológicos; Crescente número de empresas que aderem a filosofia de Supply Chain

6 Papeis que são fontes de vantagem competitiva Otimizadores de rede: Encorajarão e facilitarão a troca de informações e enfoques de gestão do canal de modo a ressaltar o serviço ao cliente e reduzir o inventário e custos por meio de todo o canal de distribuição. Maximizadores de mercado: Os distribuidores estabelecerão maneiras de ajudar seus clientes a ressaltar a efetividade do seu marketing Assiste clientes como melhoria de tecnologia da informação; fornece ferramentas analíticas ou banco de dados; desenvolve criativos programas de marketing; dispõe de um menu de diferentes serviços e programas

7 Demandas de clientes que estão moldando os padrões de distribuição 1.Serviço ao cliente 2.Custo Formas de redução de custos de distribuição: 3.Velocidade. Redução do capital empatado nos estoques por meio da diminuição do tempo que o produto permanece na cadeia de suprimento; Minimização do custo pro meio da melhoria na eficiência dos recursos utilizados, tanto na armazenagem como no transporte.

8 Maximização da eficiência de recursos Principais métodos: 1.Distribution Utilitary ou associação de recursos: Conceito: Associação de empresas não concorrentes que servem os mesmos clientes finais. Permite entregas mais freqüentes das cargas de todos os fabricantes da aliança; Operação-padrão para muitas empresas de médio e pequeno porte; oferece maiores oportunidades de consolidação com uma modesta perda de volume.

9 2. Cross Docking Distribuição baseada na fonte: Alto valor/ produtos de baixo peso; Disponibilidade de estoque; Ciclos de entrega curtos e não são necessários; Entregas LTL aos clientes; Itens de lenta movimentação com padrões de demanda instáveis Distribuição baseada no mercado: Produtos de baixo valor; Altos custos de transporte; Ciclos de entrega curtos; Padrões de demanda estáveis; Entregas parceladas.


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