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Estratégia Empresarial Capítulo 7 Internacionalização João Pedro Couto.

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1 Estratégia Empresarial Capítulo 7 Internacionalização João Pedro Couto

2 ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Pensamento Estratégico Análise do Meio Envolvente Missão, Objectivos e Estratégia Análise da Empresa Produtos-Mercados Desenvolvimento Empresarial Diversificação Análise Estratégica InternacionalizaçãoIntegração Vertical Estrutura Organizacional Política de Gestão Organização e Implementação Estratégia em Portugal 1.1

3 Natureza da internacionalização A internacionalização de uma empresa consiste na extensão das suas estratégias de produtos-mercados e de integração vertical para outros países. 7.2 O processo de internacionalização envolve à partida duas decisões críticas: para onde internacionalizar e como internacionalizar.

4 As três modalidades básicas de internacionalização incluem diversas variantes. 7.3 Modalidades de internacionalização A empresa deve procurar restringir o seu leque de opções de internacionalização em função de: Enquadramento legal Acesso ao mercado Experiência Competição Risco Controlo Retorno Natureza dos activos Custo Recursos Produto

5 A internacionalização é tanto mais proveitosa quanto maior for o seu contributo para o aumento da competitividade da empresa. Os benefícios da internacionalização variam de acordo com a modalidade adoptada: 7.4 Benefícios da internacionalização Aumento das vendas sem grandes investimentos Economias de escala e experiência Relativo controlo dos mercados externos (agentes e distribuidores) Transacções Controlo da actuação nos mercados externos Conhecimento das condições competitivas locais Partilha de recursos, know-how e riscos com parceiros (joint-ventures) Geração de receitas significativas em negócios pontuais Nível de investimento intermédio Acesso aos mercados sem grande risco Investimento directoProjectos

6 Os custos da internacionalização incluem: 7.5 Custos e riscos da internacionalização Os riscos da internacionalização incluem: Custos administrativos e de transporte Custos de transacção Controlo dos contratos Transacções Investimentos avultados na criação e gestão da filial Partilha de receitas com parceiros (joint-venture) Custos de transacção Custos financeiros e operacionais (projectos chave-na-mão) Investimento directoProjectos Danos na imagem Perca de quota para locais Dependência dos agentes Competição dos licenciados Transacções Incapacidade de adequação ao meio envolvente local dificuldade de relaciona- mento (joint-venture) Criação de competidores Risco cambial Risco de insolvência do cliente Investimento directoProjectos

7 Adaptação versus estandardização Uma vez decidida a via de internacionalização, é necessário optar entre estandardizar os produtos e operações à escala internacional ou adaptá- -los às condições locais. Um maior grau de adaptação tende a propiciar um maior volume de vendas, mas obriga a empresa a incorrer em custos adicionais. Um maior grau de estandardização possibilita o aproveitamento extensivo de economias de escala e de experiência, mas envolve o risco de perda de vendas. A predominância da estandardização é recomendável se: Os segmentos-alvo tiverem preferências similares em vários países - O mercado doméstico estiver relacionado com os mercados externos - A penetração no estrangeiro for reduzida

8 Factores de adaptação e estandardização Diferentes variáveis de gestão podem ser adaptadas ou estandardizadas em graus distintos. A decisão de adaptar ou estandardizar deve pois ser tomada de uma forma específica para a matriz de produtos-mercados e para a cadeia operacional. 7.7 Adaptação FACTOR Estandardização Requer adaptação localPode ser estandardizado

9 Integração internacional Uma vez a operar nos mercados externos, a empresa precisa de decidir como integrar as actividades nacionais com as internacionais, por forma a: Captar os proveitos estratégicos da unidade operacional - Explorar os benefícios das vantagens comparativas reveladas locais

10 Da globalização à transnacionalização Nos anos 80, inúmeras empresas evoluíram no sentido da globalização devido à convergência de vários factores: 7.9 Expansão internacional dos meios de comunicação de massa Redução dos custos de transporte Maior intensidade tecnológica Identificação de segmentos de mercado similares à escala mundial Desenvolvimento das telecomunicações Concentração dos canais de distribuição Uniformidade acrescida do nível de desenvolvimento económico Já nos anos 90, tem-se assistido a uma transição para a empresa Transnacional num espírito de globalização.

11 Evolução de estratégia de internacionalização Uma empresa pode atravessar quatro fases na evolução da sua internacionalização. 7.10

12 Gestão do envolvimento internacional Em particular a internacionalização via investimento directo costuma ser levada a cabo em várias etapas de uma forma sequencial. Quando a expansão excessiva afecta a sobrevivência da organização Quando um mercado pode ser servido por vias alternativas Quando uma filial perde importância estratégica Perante continuadas dificuldades de gestão da filial Quando a presença num número excessivo de países impossibilita o desenvolvimento de fortes posições competitivas nos principais mercados 7.11 A estratégia de internacionalização deve ser sempre coordenada com as estratégias de produtos-mercados e de integração vertical da empresa. Em determinadas circunstâncias, é preferível reduzir a extensão do desenvolvimento internacional da empresa.:

13 Matriz da atractividade-competitividade A matriz da atractividade-competitividade internacional combina a atractividade geral das nações com a avaliação da posição competitiva da empresa em cada país Contudo, o modelo não entra em consideração com as inter-relações estratégicas entre mercados, típicas de uma actuação global ou transnacional.


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