A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza"— Transcrição da apresentação:

1 Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Organização e Gestão João Couto Departamento de Economia e Gestão Universidade dos Açores

2 Objectivos Explicar as perspectivas da Gestão de Organizações.
Descrever as tarefas do gestor em termos de funções, papéis e capacidades. Identificar os principais desafios organizacionais.

3 Gestão de Organizações
A gestão é uma função que visa a definição e prossecução de objectivos, utilizando para tal a organização, o planeamento, o controlo e a liderança como elementos principais.

4 Quatro Elementos Fundamentais da Gestão
Planeamento Organização Eficácia e Eficiência na Obtenção dos objectivos da Organização Liderança Controlo

5 Quatro Elementos Fundamentais da Gestão
Planeamento Processo de determinação da posição futura da organização e a melhor forma de a atingir. Organização Processo de de desenho da organização, dos diversos departamentos, e dos cargos numa hierarquia de funções e autoridade.

6 Quatro Elementos Fundamentais da Gestão
Liderança Processo de orientação dos membros da organização para o desenvolvimento de um esforço conjunto de concretização dos objectivos da organização. Controlo Processo de monitorização e correcção das acções da organização e dos seus membros na prossecução dos objectivos da organização.

7 Papéis Fundamentais do Gestor
Papéis Interpessoais Aspectos de relacionamento social. Funções em que a tarefa principal do gestor é relacionar-se com outras pessoas.

8 Papéis Fundamentais do Gestor
Papéis Informativos Envolvem os aspectos de comunicação Incluem a comunicação interna e externa

9 Papéis Fundamentais do Gestor
Papéis de Tomada de Decisão Envolvem a tomada de decisão Envolvem a distribuição de recursos, a resolução de conflitos e a definição de objectivos e escolha de estratégias

10 Capacidades do Gestor Capacidades Técnicas Capacidades interpessoais
Capacidades necessárias à realização de tarefas específicas no âmbito da organização Capacidades interpessoais Compreendem a habilidade do gestor em comunicar, entender , motivar os indivíduos e coordenar o trabalho das unidades e equipas da organização.

11 Capacidades do Gestor Capacidades Conceptuais
Referem-se à capacidade dos gestor em conceber e pensar em termos abstractos sobre os conceitos ligados à organização. Capacidades de Diagnóstico Permitem ao gestor entender as relações de causa e efeito e reconhecer as melhores soluções para os problemas.

12 Desafios Organizacionais
Diversidade da Força de Trabalho Downsizing e Redução de Custos Mudanças no Meio Envolvente Mudança Organizacional Novas Formas de organização Tecnologias de Informação

13 Desafios Organizacionais
Downsizing e Redução de Custos Reduzir propositadamente a dimensão da organização por meio da redução de efectivos, estruturas e número de negócios. Diversidade da Força Trabalho Diversidade de pessoas, incluindo diferenças de idade, de formação, étnicas, etc.

14 Desafios Organizacionais
Mudanças do Meio Envolvente A sobrevivência das organizações e o seu sucesso dependem da sua capacidade em responder de forma adequada às exigências do meio ambiente e saber aproveitar da melhor forma as oportunidades que surjam.

15 Desafios Organizacionais
Mudança Organizacional A organização necessita de constantemente procurar melhorar a coordenação, a eficiência, a produtividade e a capacidade de inovação atraindo os melhores recursos e tecnologias e aplicando-as da forma mais competitiva

16 Desafios Organizacionais
Tecnologias de Informação A tecnologia cria novas formas de comunicação e permite o desenvolvimentos de novos meios de informação à gestão que têm de ser integrados.

17 Desafios Organizacionais
Novas Formas de Organização Necessidades de maior flexibilidade e capacidade de resposta rápida às exigências do meio envolvente implicam a definição de estruturas achatadas. O aumento da importância do trabalho em equipa e de capacidade de inovação e conhecimento.

18 Desafios do Meio Envolvente
Globalização Estratégia Competitiva Ética e Responsabilidade Social Tecnologia de Produção e Operações Qualidade e Produtividade

19 Desafios do Meio Envolvente
Estratégia Competitiva A estratégia competitiva define o posicionamento da organização face à concorrência e ao mercado. As estratégias Competitivas Genéricas são: Diferenciação Liderança de Custos Focagem

20 Desafios do Meio Envolvente
Globalização A gestão numa economia global implica novas oportunidades e desafios. As diferenças culturais são um dos desafios essenciais à gestão com a definição de novas estruturas e problemas de gestão.

21 Desafios do Meio Envolvente
Ética Os valores individuais, a atitude e os valores de gestão representam elementos fundamentais na definição de uma cultura organizacional Responsabilidade Social As obrigações sociais da organização e os contributos para a sociedade são um desafio às organizações, nomeadamente a preservação do ambiente.

22 Desafios do Meio Envolvente
Qualidade e Produtividade A qualidade é utilizada por cada vez mais organizações como o elemento de vantagem competitiva. A melhoria da qualidade tende a contribuir para o aumento da produtividade e uma maior poupança de recursos.

23 Desafios do Meio Envolvente
Tecnologia de Produção e Operações Os gestores tem de se manter constantemente actualizados das novas formas de tecnologia e atentos à necessidade de investir em equipamentos. O serviços assumem uma importância cada vez maior com problemas próprios e a necessidade de soluções inovadoras.

24 Objectivos da Função de Gestão
Os objectivos de gestão situam-se a três níveis: Individual Grupo Organização

25 Objectivos da Função de Gestão
Objectivos Individuais Produtividade, desempenho, absentismo, rotação pessoal, atitudes, capacidade de iniciativa progresso e autonomia.

26 Objectivos da Função de Gestão
Objectivos de Grupo Produtividade e desempenho do grupo. Os grupos apresentam objectivos próprios relacionados com a dinâmica social de normas de comportamento e coesão.

27 Objectivos da Função de Gestão
Objectivos Organizacionais Produtividade, desempenho organizacional. Rendibilidade, cotação da empresa, retorno do investimento, taxa de crescimento, etc.

28 Sumário A gestão por envolver a congregação de recursos e a gestão de pessoas requerer capacidades técnicas mas também de relacionamento. A função do gestor pode ser caracterizada em termos de três papéis e envolve quatro capacidades principais.

29 Sumário Os desafios organizacionais que enfrentam os gestores incluem a diversidade da força de trabalho, a reduções de custos e downsizings, as tecnologias de informação, as mudanças do meio envolvente, as mudanças organizacionais e as novas formas de organização.

30 Sumário Os desafios do meio envolvente incluem determinar a estratégia competitiva mais eficaz, a globalização das economias, a ética e responsabilidade social, a qualidade e produtividade e a tecnologia de produção e operações.

31 Sumário A gestão com vista à eficiência envolve a articulação de objectivos individuais, de grupo e organizacionais.


Carregar ppt "Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google