A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Organização e Gestão João Couto Departamento de Economia e Gestão Universidade dos Açores Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Organização e Gestão João Couto Departamento de Economia e Gestão Universidade dos Açores Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza."— Transcrição da apresentação:

1 Organização e Gestão João Couto Departamento de Economia e Gestão Universidade dos Açores Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza

2 Objectivos Explicar as perspectivas da Gestão de Organizações. Descrever as tarefas do gestor em termos de funções, papéis e capacidades. Identificar os principais desafios organizacionais.

3 Gestão de Organizações A gestão é uma função que visa a definição e prossecução de objectivos, utilizando para tal a organização, o planeamento, o controlo e a liderança como elementos principais.

4 Quatro Elementos Fundamentais da Gestão PlaneamentoPlaneamentoOrganizaçãoOrganização LiderançaLiderançaControloControlo Eficácia e Eficiência na Obtenção dos objectivos da Organização

5 Quatro Elementos Fundamentais da Gestão Planeamento –Processo de determinação da posição futura da organização e a melhor forma de a atingir. Organização –Processo de de desenho da organização, dos diversos departamentos, e dos cargos numa hierarquia de funções e autoridade.

6 Quatro Elementos Fundamentais da Gestão Liderança –Processo de orientação dos membros da organização para o desenvolvimento de um esforço conjunto de concretização dos objectivos da organização. Controlo –Processo de monitorização e correcção das acções da organização e dos seus membros na prossecução dos objectivos da organização.

7 Papéis Fundamentais do Gestor Papéis Interpessoais –Aspectos de relacionamento social. –Funções em que a tarefa principal do gestor é relacionar-se com outras pessoas.

8 Papéis Fundamentais do Gestor Papéis Informativos –Envolvem os aspectos de comunicação –Incluem a comunicação interna e externa

9 Papéis Fundamentais do Gestor Papéis de Tomada de Decisão –Envolvem a tomada de decisão –Envolvem a distribuição de recursos, a resolução de conflitos e a definição de objectivos e escolha de estratégias

10 Capacidades do Gestor Capacidades Técnicas –Capacidades necessárias à realização de tarefas específicas no âmbito da organização Capacidades interpessoais –Compreendem a habilidade do gestor em comunicar, entender, motivar os indivíduos e coordenar o trabalho das unidades e equipas da organização.

11 Capacidades do Gestor Capacidades Conceptuais –Referem-se à capacidade dos gestor em conceber e pensar em termos abstractos sobre os conceitos ligados à organização. Capacidades de Diagnóstico –Permitem ao gestor entender as relações de causa e efeito e reconhecer as melhores soluções para os problemas.

12 Desafios Organizacionais Downsizing e Redução de Custos Diversidade da Força de Trabalho Mudanças no Meio Envolvente Mudança Organizacional Tecnologias de Informação Novas Formas de organização

13 Desafios Organizacionais Downsizing e Redução de Custos –Reduzir propositadamente a dimensão da organização por meio da redução de efectivos, estruturas e número de negócios. Diversidade da Força Trabalho –Diversidade de pessoas, incluindo diferenças de idade, de formação, étnicas, etc.

14 Desafios Organizacionais Mudanças do Meio Envolvente –A sobrevivência das organizações e o seu sucesso dependem da sua capacidade em responder de forma adequada às exigências do meio ambiente e saber aproveitar da melhor forma as oportunidades que surjam.

15 Desafios Organizacionais Mudança Organizacional –A organização necessita de constantemente procurar melhorar a coordenação, a eficiência, a produtividade e a capacidade de inovação atraindo os melhores recursos e tecnologias e aplicando-as da forma mais competitiva

16 Desafios Organizacionais Tecnologias de Informação –A tecnologia cria novas formas de comunicação e permite o desenvolvimentos de novos meios de informação à gestão que têm de ser integrados.

17 Desafios Organizacionais Novas Formas de Organização –Necessidades de maior flexibilidade e capacidade de resposta rápida às exigências do meio envolvente implicam a definição de estruturas achatadas. –O aumento da importância do trabalho em equipa e de capacidade de inovação e conhecimento.

18 Desafios do Meio Envolvente Estratégia Competitiva Globalização Ética e Responsabilidade Social Qualidade e Produtividade Tecnologia de Produção e Operações

19 Desafios do Meio Envolvente Estratégia Competitiva –A estratégia competitiva define o posicionamento da organização face à concorrência e ao mercado. –As estratégias Competitivas Genéricas são: Diferenciação Liderança de Custos Focagem

20 Desafios do Meio Envolvente Globalização –A gestão numa economia global implica novas oportunidades e desafios. –As diferenças culturais são um dos desafios essenciais à gestão com a definição de novas estruturas e problemas de gestão.

21 Desafios do Meio Envolvente Ética –Os valores individuais, a atitude e os valores de gestão representam elementos fundamentais na definição de uma cultura organizacional Responsabilidade Social –As obrigações sociais da organização e os contributos para a sociedade são um desafio às organizações, nomeadamente a preservação do ambiente.

22 Desafios do Meio Envolvente Qualidade e Produtividade –A qualidade é utilizada por cada vez mais organizações como o elemento de vantagem competitiva. –A melhoria da qualidade tende a contribuir para o aumento da produtividade e uma maior poupança de recursos.

23 Desafios do Meio Envolvente Tecnologia de Produção e Operações –Os gestores tem de se manter constantemente actualizados das novas formas de tecnologia e atentos à necessidade de investir em equipamentos. –O serviços assumem uma importância cada vez maior com problemas próprios e a necessidade de soluções inovadoras.

24 Objectivos da Função de Gestão Os objectivos de gestão situam-se a três níveis: –Individual –Grupo –Organização

25 Objectivos da Função de Gestão Objectivos Individuais –Produtividade, desempenho, absentismo, rotação pessoal, atitudes, capacidade de iniciativa progresso e autonomia.

26 Objectivos da Função de Gestão Objectivos de Grupo –Produtividade e desempenho do grupo. –Os grupos apresentam objectivos próprios relacionados com a dinâmica social de normas de comportamento e coesão.

27 Objectivos da Função de Gestão Objectivos Organizacionais –Produtividade, desempenho organizacional. –Rendibilidade, cotação da empresa, retorno do investimento, taxa de crescimento, etc.

28 Sumário A gestão por envolver a congregação de recursos e a gestão de pessoas requerer capacidades técnicas mas também de relacionamento. A função do gestor pode ser caracterizada em termos de três papéis e envolve quatro capacidades principais.

29 Sumário Os desafios organizacionais que enfrentam os gestores incluem a diversidade da força de trabalho, a reduções de custos e downsizings, as tecnologias de informação, as mudanças do meio envolvente, as mudanças organizacionais e as novas formas de organização.

30 Sumário Os desafios do meio envolvente incluem determinar a estratégia competitiva mais eficaz, a globalização das economias, a ética e responsabilidade social, a qualidade e produtividade e a tecnologia de produção e operações.

31 Sumário A gestão com vista à eficiência envolve a articulação de objectivos individuais, de grupo e organizacionais.


Carregar ppt "Organização e Gestão João Couto Departamento de Economia e Gestão Universidade dos Açores Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google