A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recursos Humanos ICC/ESTIG - 2005/20061 3- Eficiência e Eficácia A eficiência refere-se a: Quanto do que entra na organização se refere a produção efectiva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recursos Humanos ICC/ESTIG - 2005/20061 3- Eficiência e Eficácia A eficiência refere-se a: Quanto do que entra na organização se refere a produção efectiva."— Transcrição da apresentação:

1 Recursos Humanos ICC/ESTIG / Eficiência e Eficácia A eficiência refere-se a: Quanto do que entra na organização se refere a produção efectiva e quando do que entra é consumido pela própria organização. Relaciona-se com a necessidade de sobrevivência da organização. Procura incrementos por meio de soluções técnicas e económicas. (Forma como as coisas são feitas, de que maneira são executadas) A eficiência refere-se a: Quanto do que entra na organização se refere a produção efectiva e quando do que entra é consumido pela própria organização. Relaciona-se com a necessidade de sobrevivência da organização. Procura incrementos por meio de soluções técnicas e económicas. (Forma como as coisas são feitas, de que maneira são executadas) A eficácia relaciona-se com a forma como todas as formas de rendimento são maximizadas, o que é influenciado pela eficiência da organização como um sistema e o seu êxito em obter condições vantajosas. Procura a maximização do rendimento para a organização, por meios técnicos e económicos (eficiência) e por meios políticos (não económicos). Compara os objectivos definidos com os resultados alcançados. A eficácia relaciona-se com a forma como todas as formas de rendimento são maximizadas, o que é influenciado pela eficiência da organização como um sistema e o seu êxito em obter condições vantajosas. Procura a maximização do rendimento para a organização, por meios técnicos e económicos (eficiência) e por meios políticos (não económicos). Compara os objectivos definidos com os resultados alcançados.

2 Recursos Humanos ICC/ESTIG / Eficiência e Eficácia Alguns teóricos da administração sugerem as seguintes medidas cuja finalidade é avaliar a eficácia administrativa: 1. Capacidade da administração em atrair uma força de trabalho adequada; 2. Moral dos empregados e satisfação no trabalho em níveis elevados; 3. Rotação de pessoal e absentismo em níveis baixos; 4. Boas relações interpessoais; 5. Boas relações departamentais; 6. Percepção dos objectivos globais da organização; 7. Utilização adequada da força de trabalho; 8. Eficácia organizacional em adaptar-se ao ambiente externo.

3 Recursos Humanos ICC/ESTIG / Eficiência e Eficácia A eficácia administrativa conduz à eficácia organizacional. Esta é alcançada quando se reúnem três condições essenciais: A eficácia administrativa conduz à eficácia organizacional. Esta é alcançada quando se reúnem três condições essenciais: 1. Alcance de objectivos organizacionais; 2. Manutenção do sistema interno; 3. Adaptação ao ambiente externo.

4 Recursos Humanos ICC/ESTIG / Eficiência e Eficácia A eficácia e o sucesso organizacional constituem um problema muito complexo devido às suas múltiplas relações com os elementos ligados à organização. Há um conjunto complexo de interesses e satisfações em jogo, muitos deles geradores de conflitos e antagónicos. A eficácia e o sucesso organizacional constituem um problema muito complexo devido às suas múltiplas relações com os elementos ligados à organização. Há um conjunto complexo de interesses e satisfações em jogo, muitos deles geradores de conflitos e antagónicos. A ARH desempenha um papel de suma importância tanto no alcance da eficiência como da eficácia organizacional. A ARH desempenha um papel de suma importância tanto no alcance da eficiência como da eficácia organizacional.


Carregar ppt "Recursos Humanos ICC/ESTIG - 2005/20061 3- Eficiência e Eficácia A eficiência refere-se a: Quanto do que entra na organização se refere a produção efectiva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google