A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recursos Humanos ICC/ESTIG - 2005/20061 2 - Órgãos de Direcção de Pessoal A ARH é contingêncial, ou seja, depende da situação organizacional: do ambiente,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recursos Humanos ICC/ESTIG - 2005/20061 2 - Órgãos de Direcção de Pessoal A ARH é contingêncial, ou seja, depende da situação organizacional: do ambiente,"— Transcrição da apresentação:

1 Recursos Humanos ICC/ESTIG / Órgãos de Direcção de Pessoal A ARH é contingêncial, ou seja, depende da situação organizacional: do ambiente, da tecnologia utilizada pela organização, das políticas e directrizes vigentes, da concepção existente na organização acerca do homem e da sua natureza e principalmente, da qualidade e quantidade dos recursos humanos disponíveis. A ARH é contingêncial, ou seja, depende da situação organizacional: do ambiente, da tecnologia utilizada pela organização, das políticas e directrizes vigentes, da concepção existente na organização acerca do homem e da sua natureza e principalmente, da qualidade e quantidade dos recursos humanos disponíveis. A ARH não se compõe de técnicas rígidas e imutáveis, mas muito flexíveis e adaptáveis, sujeitas a um dinâmico desenvolvimento. A ARH não se compõe de técnicas rígidas e imutáveis, mas muito flexíveis e adaptáveis, sujeitas a um dinâmico desenvolvimento. Um esquema de ARH bem sucedido numa organização numa determinada época pode não sê-lo noutra organização ou na mesma noutra época. Um esquema de ARH bem sucedido numa organização numa determinada época pode não sê-lo noutra organização ou na mesma noutra época. A ARH é um meio de alcançar a eficiência e a eficácia das organizações através das pessoas, permitindo condições para que estas alcancem os seus objectivos pessoais. A ARH é um meio de alcançar a eficiência e a eficácia das organizações através das pessoas, permitindo condições para que estas alcancem os seus objectivos pessoais.

2 Recursos Humanos ICC/ESTIG / Órgãos de Direcção de Pessoal Presidência Direcção Industrial Fábrica 1Fabrica 2 Fábrica 3 Direcção Comercial Dir. Financeira Direc. de Rec. H. Dep. Rec. Hum. F1 Dep. Rec. Hum. F2 Dep. Rec. Hum. F3

3 Recursos Humanos ICC/ESTIG / Órgãos de Direcção de Pessoal Presidência Direcção Industrial Fábrica 1 Dep. R. H. F 1 Fábrica 2 Dep. R. H. F 2 Fábrica 3 Dep. R. H. F 3 Direcção Comercial Direcção Financeira Direcção de Rec. H.

4 Recursos Humanos ICC/ESTIG / Órgãos de Direcção de Pessoal Presidência Direcção Industrial Direcção Comercial Direcção Financeira Direcção de Rec. H.

5 Recursos Humanos ICC/ESTIG / Órgãos de Direcção de Pessoal Presidência Direcção Industrial Direcção Comercial Direcção Financeira Direcção Administr. Dep. Rec. Hum.

6 Recursos Humanos ICC/ESTIG / Órgãos de Direcção de Pessoal Presidência Direcção Industrial Direcção Comercial Direcção Financeira Direcção Administr. Dep. Rec. Hum.

7 Recursos Humanos ICC/ESTIG / Órgãos de Direcção de Pessoal A localização, o nível, a subordinação, a autoridade e responsabilidade do órgão de ARH dependem dos diversos factores envolvidos. Tanto as organizações como as pessoas são diferentes o que faz com que a ARH tenha que se confrontar com essas diferenças. A localização, o nível, a subordinação, a autoridade e responsabilidade do órgão de ARH dependem dos diversos factores envolvidos. Tanto as organizações como as pessoas são diferentes o que faz com que a ARH tenha que se confrontar com essas diferenças.

8 Recursos Humanos ICC/ESTIG / Órgãos de Direcção de Pessoal A ARH como responsabilidade de linha e função de Staff A responsabilidade básica pela ARH ao nível institucional cabe ao executivo máximo da organização. A responsabilidade básica pela ARH ao nível institucional cabe ao executivo máximo da organização. Ao nível departamental, a responsabilidade pela ARH cabe a cada executivo de linha. Cada chefe é responsável pelos recursos humanos colocados no seu órgão. Ao nível departamental, a responsabilidade pela ARH cabe a cada executivo de linha. Cada chefe é responsável pelos recursos humanos colocados no seu órgão. Para que as chefias actuem de forma uniforme em relação aos seus subordinados, torna-se necessário um órgão de staff, de assessoria e consultoria, para proporcionar às chefias a devida orientação, as normas e procedimentos, sobre como administrar os seus subordinados. Para que as chefias actuem de forma uniforme em relação aos seus subordinados, torna-se necessário um órgão de staff, de assessoria e consultoria, para proporcionar às chefias a devida orientação, as normas e procedimentos, sobre como administrar os seus subordinados. O órgão de staff deverá também prestar serviços especializados, como por exemplo, recrutamento e selecção. O órgão de staff deverá também prestar serviços especializados, como por exemplo, recrutamento e selecção. O sucesso de um órgão de ARH depende, ser ou não, considerado pelos chefes de linha como uma fonte de ajuda. O sucesso de um órgão de ARH depende, ser ou não, considerado pelos chefes de linha como uma fonte de ajuda.

9 Recursos Humanos ICC/ESTIG / Órgãos de Direcção de Pessoal A ARH como um Processo A ARH produz importantes impactos nas pessoas e nas organizações. A forma de lidar com as pessoas, de as recrutar, das integrar e das orientar, de as fazer trabalhar, das desenvolver, de as recompensar e de as controlar, ou seja, a qualidade da forma como as pessoas são geridas nas organizações é um aspecto fundamental na competitividade organizacional.

10 Recursos Humanos ICC/ESTIG / Órgãos de Direcção de Pessoal Os processos na gestão são cinco: 1. Provisão de Recursos Humanos 2. Aplicação de Recursos Humanos 3. Manutenção de Recursos Humanos 4. Desenvolvimento de Recursos Humanos 5. Controle de Recursos Humanos

11 Recursos Humanos ICC/ESTIG / Órgãos de Direcção de Pessoal

12 Recursos Humanos ICC/ESTIG / Órgãos de Direcção de Pessoal Os cinco processos são inter-relacionados e interdependentes. A sua interacção faz com que qualquer alteração ocorrida num deles passe a provocar influências sobre os demais. Os cinco processos são inter-relacionados e interdependentes. A sua interacção faz com que qualquer alteração ocorrida num deles passe a provocar influências sobre os demais. Os processos são contigenciais ou situacionais, variam conforme a organização e dependem de factores ambientais, organizacionais, humanos, tecnológicos etc. Os processos são contigenciais ou situacionais, variam conforme a organização e dependem de factores ambientais, organizacionais, humanos, tecnológicos etc.

13 Recursos Humanos ICC/ESTIG / Órgãos de Direcção de Pessoal Políticas de Recursos Humanos Políticas de Recursos Humanos Políticas são regras estabelecidas para governar funções e assegurar que elas sejam desempenhadas de acordo com os objectivos desejados. As políticas são guias para a acção. Políticas são regras estabelecidas para governar funções e assegurar que elas sejam desempenhadas de acordo com os objectivos desejados. As políticas são guias para a acção. Servem para possuir respostas para as questões que podem ocorrer com certa frequência, fazendo com que os subordinados procurem, desnecessariamente os seus supervisores. Servem para possuir respostas para as questões que podem ocorrer com certa frequência, fazendo com que os subordinados procurem, desnecessariamente os seus supervisores.

14 Recursos Humanos ICC/ESTIG / Órgãos de Direcção de Pessoal Cada organização desenvolve a política de recursos humanos mais adequada às suas necessidades. A política de recursos humanos abrange o que a organização pretende acerca dos seguintes aspectos: Cada organização desenvolve a política de recursos humanos mais adequada às suas necessidades. A política de recursos humanos abrange o que a organização pretende acerca dos seguintes aspectos: 1. Políticas de suprimento de recursos humanos 2. Políticas de aplicação de recursos humanos 3. Política de aplicação de recursos humanos 4. Políticas de desenvolvimento de recursos humanos 5. Políticas de controle de recursos humanos

15 Recursos Humanos ICC/ESTIG / Órgãos de Direcção de Pessoal A ARH consiste no planeamento, na organização, no desenvolvimento, na coordenação e no controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente do pessoal e ao mesmo tempo fazer com que as pessoas na organização atinjam os seus objectivos pessoais.

16 Recursos Humanos ICC/ESTIG / Órgãos de Direcção de Pessoal Os objectivos da ARH são: Criar, manter e desenvolver um contingente de pessoas com habilidade e motivação para realizar os objectivos da organização; Criar, manter e desenvolver um contingente de pessoas com habilidade e motivação para realizar os objectivos da organização; Criar, manter e desenvolver condições organizacionais de aplicação, desenvolvimento e satisfação plena das pessoas, e alcance dos objectivos individuais. Criar, manter e desenvolver condições organizacionais de aplicação, desenvolvimento e satisfação plena das pessoas, e alcance dos objectivos individuais. Alcançar eficiência e eficácia através das pessoas. Alcançar eficiência e eficácia através das pessoas.


Carregar ppt "Recursos Humanos ICC/ESTIG - 2005/20061 2 - Órgãos de Direcção de Pessoal A ARH é contingêncial, ou seja, depende da situação organizacional: do ambiente,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google