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Recursos Humanos I - 2005/20061 Liderança Sumário: 1. Conceito de Liderança 2. Estilos de Liderança 3. Tipos de Abordagem da Liderança: pelo perfil, comportamental.

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1 Recursos Humanos I /20061 Liderança Sumário: 1. Conceito de Liderança 2. Estilos de Liderança 3. Tipos de Abordagem da Liderança: pelo perfil, comportamental e situacional ou contingencial 4. Os Factores que afectam a escolha do estilo de Liderança nas Empresas

2 Recursos Humanos I /20062 Liderança CONCEITO DE LIDERANÇA LIDERANÇA é o processo de influenciar outros de modo a conseguir que eles façam o que o líder quer que seja feito, ou ainda, a capacidade para influenciar um grupo a actuar no sentido da prossecução dos objectivos do grupo.

3 Recursos Humanos I /20063 Liderança Diferença entre Liderança e Gestão: A Gestão tem uma abrangência maior do que a Liderança, uma vez que engloba para além de aspectos comportamentais, outros que não têm que ver directamente com o comportamento das pessoas.

4 Recursos Humanos I /20064

5 5 Liderança Estilos de Liderança Autocrático O líder autocrático é aquele que comunica aos seus subordinados o que é que eles têm de fazer e espera ser obedecido sem problemas Participativo O líder participativo é o que envolve os subordinados na preparação da tomada de decisões mas retém a autoridade final, isto é, tem sempre a última palavra Democrático O líder democrático é aquele que tenta fazer o que a maioria dos subordinados deseja. Laissez-Faire O líder laissez-faire sugere, não está envolvido no trabalho do grupo, deixa que os subordinados tomem as suas próprias decisões

6 Recursos Humanos I /20066 Tipos de Abordagem da Liderança 1. Abordagem da liderança pelo PERFIL; 2. Abordagem Comportamental;

7 Recursos Humanos I / Abordagem da Liderança pelo PERFIL Consiste na avaliação e selecção de líderes com base nas suas características físicas, mentais, sociais e psicológicas. Através de estudos feitos concluiu-se que os líderes tendem a ser: -pessoas de estatura mais elevada; -mais extrovertidos; -mais autoconfiantes; -mais inteligentes;

8 Recursos Humanos I /20068 Edwin Ghiselli afirmou que a abordagem da liderança de perfil, não está morta, ele identificou 13 componentes dos traços característicos do líder, dos quais os 6 mais importantes foram:Edwin Ghiselli afirmou que a abordagem da liderança de perfil, não está morta, ele identificou 13 componentes dos traços característicos do líder, dos quais os 6 mais importantes foram: Capacidade de supervisão, isto é, capacidade para planear, organizar, dirigir e controlar; Capacidade de supervisão, isto é, capacidade para planear, organizar, dirigir e controlar; Necessidade de realização profissional, ou seja, a procura de responsabilidades; Necessidade de realização profissional, ou seja, a procura de responsabilidades; Inteligência; Inteligência; Capacidade (e gosto) para tomar decisões; Capacidade (e gosto) para tomar decisões; Autoconfiança; Autoconfiança; Capacidade de iniciativa; Capacidade de iniciativa;

9 Recursos Humanos I /20069 Mais recentemente Robert House propôs a teoria do líder carismático sugerindo que os grandes líderes fazem uso de 4 características pessoais Dominância; Dominância; Autoconfiança; Autoconfiança; Necessidade de influenciar; Necessidade de influenciar; Convicção de rectidão moral; Convicção de rectidão moral;

10 Recursos Humanos I / Abordagem Comportamental: A incapacidade para explicar a Liderança através do Perfil levou alguns investigadores a procurar outras vias de análise: Estudo da Universidade de Ohio Estudo da Universidade de Michigan Os quatro estilos de Likert Grelha de gestão de Blake e Mouton

11 Recursos Humanos I / Estudo da Universidade de Ohio Modelo de Liderança Alta consideração Reduzida estrutura Alta estrutura Alta consideração Reduzida Estrutura Reduzida consideração Alta estrutura Reduzida consideração ConsideraçãoConsideração Estrutura

12 Recursos Humanos I / Estudo da Universidade de Michigan Grupo de Investigadores da Universidade de Michigan liderado por Rensis Likert Comportamento centrado nas preocupações com a tarefa; Comportamento centrado nas preocupações com a tarefa; Comportamento centrado nas relações pessoais; Comportamento centrado nas relações pessoais;

13 Recursos Humanos I / Os Quatro estilos de Liderança de Likert Autocrático- coercitivo O líder decide o que há a fazer, quem, como e quando deve ser feito. O processo de decisão está totalmente centralizado na cúpula da hierarquia. Este tipo de liderança encontra-se em empresas industriais que utilizam mão-de-obra intensiva e tecnologia rudimentar. Ex: Empresas de construção civil Autocrático- benevolente O líder toma decisões, mas os subordinados têm alguma liberdade e flexibilidade no desempenho das tarefas. O processo de decisão ainda está centralizado na cúpula, mas existe alguma delegação de autoridade, fundamentalmente para actividades de carácter rotineiro. Ex: Empresas industriais que utilizam tecnologia mais evoluída e mão-de-obra especializada, por exemplo linhas de montagem, etc. Ex: Empresas industriais que utilizam tecnologia mais evoluída e mão-de-obra especializada, por exemplo linhas de montagem, etc. Consultivo O líder consulta os subordinados antes de estabelecer os objectivos e tomar decisões. Ex: Bancos, instituições financeiras Participativo Existe um envolvimento total dos empregados na definição dos objectivos e na preparação das decisões. É o estilo recomendado por Likert, sendo no entanto ainda pouco encontrado na prática. Ex: empresas de serviços de conultadoria em engenharia ou gestão...

14 Recursos Humanos I / Grelha de gestão de Blake e Mouton Esta grelha foi desenvolvida nos anos 60 por Robert Blake e por Jane Mouton; Esta grelha foi desenvolvida nos anos 60 por Robert Blake e por Jane Mouton; Este modelo baseia-se nas pesquisas anteriores; Este modelo baseia-se nas pesquisas anteriores; Consiste numa matriz bidimensional (preocupação com as pessoas e com a produção) Consiste numa matriz bidimensional (preocupação com as pessoas e com a produção)

15 Recursos Humanos I / Grelha de gestão de Blake e Mouton Gestão 1.9 Atenção concentrada nas necessidades das pessoas, Pois relacionamentos satisfatórios conduzem a uma atmosfera confortadora e a um trabalho cordial; Gestão 9.9 A realização do trabalho é conseguida por pessoas comprometidas: a interdependência através de um interesse comum no objectivo da organização conduz a relacionamentos de confiança e de respeito; Gestão 5.5 Um adequado desempenho organizacional torna-se possível através do equilíbrio entre a necessidade de se conseguir que o trabalho seja executado e a manutenção do moral das pessoas num nível satisfatório; Gestão 1.1 A aplicação de um esforço mínimo para se conseguir que o trabalho necessário seja executado é adequada e suficiente para se conservar a prerrogativa de membro da organização; Gestão 9.1 A eficiência nas operações resulta de se fazer um arranjo das condições de trabalho de tal modo, que os elementos humanos interfiram num grau mínimo; Preocupação com a produção (Resultados) ElevadaReduzida PREOCUPAÇÃOCOMASPESSOASPREOCUPAÇÃOCOMASPESSOAS Elevada

16 Recursos Humanos I / Os Quatro estilos de liderança de Likert e as teorias de X e Y de Mcgregor Autocrático-coercitivoAutocrático-benevolenteConsultivoParticipativo Teoria Y Teoria X

17 Recursos Humanos I / Factores que afectam a escolha do estilo de liderança nas Empresas Na prática existem 3 tipos de factores importantes que geralmente influenciam a escolha do estilo da Liderança: 1. Factores relacionados com o gestor 2. Factores relacionados com os trabalhadores 3. Factores relacionados com a situação

18 Recursos Humanos I / Factores relacionados com o gestor Convicções básicas sobre as pessoas; Convicções básicas sobre as pessoas; Experiência pessoal e os próprios conhecimentos e competências; Experiência pessoal e os próprios conhecimentos e competências;

19 Recursos Humanos I / Factores relacionados com os trabalhadores Sentido ético em relação ao trabalho; Sentido ético em relação ao trabalho; Atitude em relação à autoridade; Atitude em relação à autoridade; Grau de maturidade; Grau de maturidade; Experiência e aptidões; Experiência e aptidões;

20 Recursos Humanos I / Factores relacionados com a situação Número de membros do grupo; Número de membros do grupo; Tipo de tarefas; Tipo de tarefas; Situações de crise; Situações de crise; Objectivos da unidade; Objectivos da unidade; Estilo de gestão do líder de nível superior; Estilo de gestão do líder de nível superior;


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