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Liderança Sumário: Conceito de “Liderança” 2. Estilos de Liderança

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Apresentação em tema: "Liderança Sumário: Conceito de “Liderança” 2. Estilos de Liderança"— Transcrição da apresentação:

1 Liderança Sumário: Conceito de “Liderança” 2. Estilos de Liderança
Recursos Humanos I Liderança Sumário: Conceito de “Liderança” 2. Estilos de Liderança 3. Tipos de Abordagem da Liderança: pelo perfil, comportamental e situacional ou contingencial 4. Os Factores que afectam a escolha do estilo de Liderança nas Empresas Vamos falar do conceito de liderança: Dos estilos de liderança Dos tipos de abordagem da liderança A abordagem pelo perfil, a abordagem comportamental e a abordagem situacional ou contingencial. Os factores que afectam a escolha do estilo de liderança nas empresas e por fim o futuro da teoria da liderança. Recursos Humanos I /2006 ESTIG 2005/2006

2 Liderança CONCEITO DE LIDERANÇA
Recursos Humanos I Liderança CONCEITO DE LIDERANÇA LIDERANÇA é o processo de influenciar outros de modo a conseguir que eles façam o que o líder quer que seja feito, ou ainda, a capacidade para influenciar um grupo a actuar no sentido da prossecução dos objectivos do grupo. Ora a liderança é então o processo de influenciar outros de modo a conseguir que eles façam o que o líder quer que seja feito, ou ainda, a capacidade para influenciar um grupo a actuar no sentido da prossecução dos objectivos do grupo. Recursos Humanos I /2006 ESTIG 2005/2006

3 Liderança Diferença entre Liderança e Gestão:
Recursos Humanos I Liderança Diferença entre Liderança e Gestão: A Gestão tem uma abrangência maior do que a Liderança, uma vez que engloba para além de aspectos comportamentais, outros que não têm que ver directamente com o comportamento das pessoas. Ou seja, podemos afirmar que um bom gestor não é necessariamente um bom líder, e um bom líder também pode não ser um bom gestor. Recursos Humanos I /2006 ESTIG 2005/2006

4 Podemos ver aqui os estilos de liderança: Autocrático Participativo
Recursos Humanos I Podemos ver aqui os estilos de liderança: Autocrático Participativo Democrático Laissez-faire Recursos Humanos I /2006 ESTIG 2005/2006

5 Liderança Estilos de Liderança Autocrático
Recursos Humanos I Liderança Estilos de Liderança Autocrático O líder autocrático é aquele que comunica aos seus subordinados o que é que eles têm de fazer e espera ser obedecido sem problemas Participativo O líder participativo é o que envolve os subordinados na preparação da tomada de decisões mas retém a autoridade final, isto é, tem sempre a última palavra Democrático O líder democrático é aquele que tenta fazer o que a maioria dos subordinados deseja. Laissez-Faire O líder laissez-faire sugere, não está envolvido no trabalho do grupo, deixa que os subordinados tomem as suas próprias decisões O líder autocrático é aquele que comunica aos seus subordinados o que é que eles têm de fazer e espera ser obedecido sem problemas O líder participativo é o que envolve os subordinados na preparação da tomada de decisões mas retém a autoridade final, isto é, tem sempre a última palavra O líder democrático é aquele que tenta fazer o que a maioria dos subordinados deseja. O líder laissez-faire sugere, não está envolvido no trabalho do grupo, deixa que os subordinados tomem as suas próprias decisões Recursos Humanos I /2006 ESTIG 2005/2006

6 Tipos de Abordagem da Liderança
Recursos Humanos I Tipos de Abordagem da Liderança 1. Abordagem da liderança pelo “PERFIL”; 2. Abordagem Comportamental; Existem 3 tipos de liderança: 1. Abordagem da liderança pelo “PERFIL”; 2. Abordagem Comportamental; 3. Abordagem Situacional ou Contingencial; Recursos Humanos I /2006 ESTIG 2005/2006

7 1. Abordagem da Liderança pelo “PERFIL”
Recursos Humanos I 1. Abordagem da Liderança pelo “PERFIL” Consiste na avaliação e selecção de líderes com base nas suas características físicas, mentais, sociais e psicológicas. Através de estudos feitos concluiu-se que os líderes tendem a ser: pessoas de estatura mais elevada; mais extrovertidos; mais autoconfiantes; mais inteligentes; Abordagem da liderança pelo “PERFIL”; Consiste na avaliação e selecção de líderes com base nas suas características físicas, mentais, sociais e psicológicas. Através de estudos feitos concluiu-se que os líderes tendem a ser: pessoas de estatura mais elevada; mais extrovertidos; mais autoconfiantes; mais inteligentes; Recursos Humanos I /2006 ESTIG 2005/2006

8 Recursos Humanos I “Edwin Ghiselli” afirmou que a abordagem da liderança de perfil, não está morta, ele identificou 13 componentes dos traços característicos do líder, dos quais os 6 mais importantes foram: Capacidade de “supervisão”, isto é, capacidade para planear, organizar, dirigir e controlar; Necessidade de realização profissional, ou seja, a procura de responsabilidades; Inteligência; Capacidade (e gosto) para tomar decisões; Autoconfiança; Capacidade de iniciativa; Edwin Ghiselli definiu 13 características das quais destacou 6: Capacidade de “supervisão”, isto é, capacidade para planear, organizar, dirigir e controlar; Necessidade de realização profissional, ou seja, a procura de responsabilidades; Inteligência; Capacidade (e gosto) para tomar decisões; Autoconfiança; Recursos Humanos I /2006 ESTIG 2005/2006

9 Necessidade de influenciar; Convicção de rectidão moral;
Recursos Humanos I Mais recentemente “Robert House” propôs a teoria do líder carismático sugerindo que os grandes líderes fazem uso de 4 características pessoais Dominância; Autoconfiança; Necessidade de influenciar; Convicção de rectidão moral; Robert House sugeriu 4 características pessoais: Dominância; Autoconfiança; Necessidade de influenciar; Convicção de rectidão moral; Recursos Humanos I /2006 ESTIG 2005/2006

10 Estudo da Universidade de Ohio Estudo da Universidade de Michigan
Recursos Humanos I 2. Abordagem Comportamental: A incapacidade para explicar a Liderança através do “Perfil” levou alguns investigadores a procurar outras vias de análise: Estudo da Universidade de Ohio Estudo da Universidade de Michigan Os quatro estilos de Likert Grelha de gestão de Blake e Mouton A incapacidade para explicar a Liderança através do “Perfil” levou alguns investigadores a procurar outras vias de análise: Estudo da Universidade de Ohio Estudo da Universidade de Michigan Os quatro estilos de Likert Grelha de gestão de Blake e Mouton Recursos Humanos I /2006 ESTIG 2005/2006

11 Estudo da Universidade de Ohio Modelo de Liderança
Recursos Humanos I Estudo da Universidade de Ohio Modelo de Liderança Consideração Alta consideração Reduzida estrutura Alta estrutura Reduzida Estrutura Reduzida consideração Estrutura Recursos Humanos I /2006 ESTIG 2005/2006

12 Estudo da Universidade de Michigan
Recursos Humanos I Estudo da Universidade de Michigan Grupo de Investigadores da Universidade de Michigan liderado por “Rensis Likert” Comportamento centrado nas preocupações com a tarefa; Comportamento centrado nas relações pessoais; Recursos Humanos I /2006 ESTIG 2005/2006

13 Os Quatro estilos de “Liderança” de Likert
Recursos Humanos I Os Quatro estilos de “Liderança” de Likert Autocrático-coercitivo O líder decide o que há a fazer, quem, como e quando deve ser feito. O processo de decisão está totalmente centralizado na cúpula da hierarquia. Este tipo de liderança encontra-se em empresas industriais que utilizam mão-de-obra intensiva e tecnologia rudimentar. Ex: Empresas de construção civil Autocrático-benevolente O líder toma decisões, mas os subordinados têm alguma liberdade e flexibilidade no desempenho das tarefas. O processo de decisão ainda está centralizado na cúpula, mas existe alguma delegação de autoridade, fundamentalmente para actividades de carácter rotineiro. Ex: Empresas industriais que utilizam tecnologia mais evoluída e mão-de-obra especializada, por exemplo linhas de montagem, etc. Consultivo O líder consulta os subordinados antes de estabelecer os objectivos e tomar decisões. Ex: Bancos, instituições financeiras Participativo Existe um envolvimento total dos empregados na definição dos objectivos e na preparação das decisões. É o estilo recomendado por Likert, sendo no entanto ainda pouco encontrado na prática. Ex: empresas de serviços de conultadoria em engenharia ou gestão... Autocrático-coercitivo O líder decide o que há a fazer, quem, como e quando deve ser feito. O processo de decisão está totalmente centralizado na cúpula da hierarquia. Este tipo de liderança encontra-se em empresas industriais que utilizam mão-de-obra intensiva e tecnologia rudimentar. Ex: Empresas de construção civil Autocrático-benevolente O líder toma decisões, mas os subordinados têm alguma liberdade e flexibilidade no desempenho das tarefas. O processo de decisão ainda está centralizado na cúpula, mas existe alguma delegação de autoridade, fundamentalmente para actividades de carácter rotineiro. Ex: Empresas industriais que utilizam tecnologia mais evoluída e mão-de-obra especializada, por exemplo linhas de montagem, etc. Consultivo O líder consulta os subordinados antes de estabelecer os objectivos e tomar decisões. Ex: Bancos, instituições financeiras Participativo Existe um envolvimento total dos empregados na definição dos objectivos e na preparação das decisões. É o estilo recomendado por Likert, sendo no entanto ainda pouco encontrado na prática. Ex: empresas de serviços de conultadoria em engenharia ou gestão... Recursos Humanos I /2006 ESTIG 2005/2006

14 Grelha de gestão de Blake e Mouton
Recursos Humanos I Grelha de gestão de Blake e Mouton Esta grelha foi desenvolvida nos anos 60 por Robert Blake e por Jane Mouton; Este modelo baseia-se nas pesquisas anteriores; Consiste numa matriz bidimensional (preocupação com as pessoas e com a produção) Esta grelha foi desenvolvida nos anos 60 por Robert Blake e por Jane Mouton; Este modelo baseia-se nas pesquisas anteriores; Consiste numa matriz bidimensional (preocupação com as pessoas e com a produção) Recursos Humanos I /2006 ESTIG 2005/2006

15 Grelha de gestão de Blake e Mouton
Recursos Humanos I Elevada Grelha de gestão de Blake e Mouton Gestão 1.9 Atenção concentrada nas necessidades das pessoas, Pois relacionamentos satisfatórios conduzem a uma atmosfera confortadora e a um trabalho cordial; Gestão 9.9 A realização do trabalho é conseguida por pessoas comprometidas: a interdependência através de um “interesse comum” no objectivo da organização conduz a relacionamentos de confiança e de respeito; Gestão 5.5 Um adequado desempenho organizacional torna-se possível através do equilíbrio entre a necessidade de se conseguir que o trabalho seja executado e a manutenção do moral das pessoas num nível satisfatório; Gestão 1.1 A aplicação de um esforço mínimo para se conseguir que o trabalho necessário seja executado é adequada e suficiente para se conservar a prerrogativa de membro da organização; Gestão 9.1 A eficiência nas operações resulta de se fazer um arranjo das condições de trabalho de tal modo, que os elementos humanos interfiram num grau mínimo; P R E O C U A Ç Ã M S Preocupação com a produção (Resultados) Reduzida Reduzida Elevada Recursos Humanos I /2006 ESTIG 2005/2006

16 Autocrático-coercitivo
Recursos Humanos I Os Quatro estilos de liderança de Likert e as teorias de X e Y de Mcgregor Teoria Y Teoria X Autocrático-coercitivo Autocrático-benevolente Consultivo Participativo Recursos Humanos I /2006 ESTIG 2005/2006

17 Factores que afectam a escolha do estilo de liderança nas Empresas
Recursos Humanos I Factores que afectam a escolha do estilo de liderança nas Empresas Na prática existem 3 tipos de factores importantes que geralmente influenciam a escolha do estilo da “Liderança”: 1. Factores relacionados com o gestor 2. Factores relacionados com os trabalhadores 3. Factores relacionados com a situação Factores que afectam a escolha do estilo de liderança nas Empresas: Na prática existem 3 tipos de factores importantes que geralmente influenciam a escolha do estilo da “Liderança”: 1. Factores relacionados com o gestor 2. Factores relacionados com os trabalhadores 3. Factores relacionados com a situação Recursos Humanos I /2006 ESTIG 2005/2006

18 1. Factores relacionados com o gestor
Recursos Humanos I 1. Factores relacionados com o gestor Convicções básicas sobre as pessoas; Experiência pessoal e os próprios conhecimentos e competências; Factores relacionados com o gestor Convicções básicas sobre as pessoas; Experiência pessoal e os próprios conhecimentos e competências; Recursos Humanos I /2006 ESTIG 2005/2006

19 2. Factores relacionados com os trabalhadores
Recursos Humanos I 2. Factores relacionados com os trabalhadores Sentido ético em relação ao trabalho; Atitude em relação à autoridade; Grau de maturidade; Experiência e aptidões; 2. Factores relacionados com os trabalhadores: Sentido ético em relação ao trabalho; Atitude em relação à autoridade; Grau de maturidade; Experiência e aptidões; Recursos Humanos I /2006 ESTIG 2005/2006

20 3. Factores relacionados com a situação
Recursos Humanos I 3. Factores relacionados com a situação Número de membros do grupo; Tipo de tarefas; Situações de crise; Objectivos da unidade; Estilo de gestão do líder de nível superior; 3. Factores relacionados com a situação: Número de membros do grupo; Tipo de tarefas; Situações de crise; Objectivos da unidade; Estilo de gestão do líder de nível superior; Recursos Humanos I /2006 ESTIG 2005/2006


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