A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LIDERANÇA ORGANIZACIONAL. O QUE É LIDERANÇA ORGANIZACIONAL? Definição: Liderança é um processo de influência; nesse sentido, os líderes são indivíduos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIDERANÇA ORGANIZACIONAL. O QUE É LIDERANÇA ORGANIZACIONAL? Definição: Liderança é um processo de influência; nesse sentido, os líderes são indivíduos."— Transcrição da apresentação:

1 LIDERANÇA ORGANIZACIONAL

2 O QUE É LIDERANÇA ORGANIZACIONAL? Definição: Liderança é um processo de influência; nesse sentido, os líderes são indivíduos que, por suas ações, encorajam um grupo de pessoas rumo a uma meta comum ou compartilhada.

3 O que faz um líder Segundo John Gardner: Define os objetivos Motiva os liderados Cria, mantém e administra uma equipe de bom nível Explica as razões do que deve ser feito Serve de símbolo para os liderados Representa externamente a equipe Renova os sistemas complexos que ele lidera

4 O líder deve ser capaz de: Ver com clareza os seus objetivos e se esforçar para alcançá-los; Tomar decisões e ter calma na hora da crise; Verificar o cumprimento das ordens; Julgar as pessoas e fazer com que as pessoas certas ocupem os lugares certos nos momentos certos; Compreender que a diversidade das pessoas traz força para a equipe; Visualizar o sistema como um todo, ver o conjunto

5 ABORDAGENS MAIS RECENTES Á LIDERANÇA Liderança carismática Atribuição da liderança Transacional versus transformacional Liderança Visionária

6 Lideres carismáticos Os lideres carismáticos possuíam quatro competências comuns: uma visão ou sentido de objetivo que os impulsionava; capacidade de comunicar; coerência e foco na perseguição dessa visão, e consciência de seus próprios pontos fortes.

7 Teoria da Atribuição de liderança A teoria da atribuição da liderança; diz que a liderança é apenas uma atribuição que as pessoas fazem a respeito de outros indivíduos. As pessoas tendem a caracterizar os lideres como possuidores de traços como inteligência, personalidade destacada, fortes habilidades verbais, agressividade, conhecimento e disposição.

8 Liderança transacional x transformacional: Líderes transacionais orientam seus seguidores em direção a metas estabelecidas, esclarecendo requisitos dos papéis e das tarefas. Recompensa contingente: negocia troca de recompensas por bom desempenho, reconhece realizações; Administração por exceção (ativa): observa e procura desvios de regras e padrões, toma medidas corretivas; Administração por exceção (passiva): apenas intervém quando os padrões não são cumpridos; Laissez-faire: abdica das responsabilidades, evita tomar decisões.

9 Liderança transacional x transformacional Líderes transformacionais (1) inspiram os seguidores a transcenderem seus interesses pessoais em favor da organização e (2) exercem um efeito profundo e extraordinário sobre eles. Carisma: apresenta visão e sentido de missão, instila orgulho, obtém respeito e confiança; Inspiração: comunica expectativas elevadas, expressa objetivas importantes de maneiras simples; Estímulo intelectual: promove a racionalidade, inteligência e solução cuidadosa dos problemas; Consideração individualizada: dedica atenção pessoal, orienta tecnicamente, aconselha.

10 Liderança visionária É a habilidade para criar e articular uma visão do futuro, realista, digna de crédito e atraente, que cresce a partir do presente e o aperfeiçoa. Características do líder visionária Podem explicar a visão aos demais. Conseguem expressar a visão não apenas verbalmente, mas também por seu comportamento. Conseguem estender a visão para diferentes contextos de liderança.

11 Sexo e liderança As mulheres tendem a adotar um estilo mais democrático ou participativo e menos autocrático ou diretivo do que os homens. Elas têm maior probabilidade de incentivar a participação, dividir o poder e a informação e tentar aumentar a auto-estima dos seguidores. Elas lideram através da inclusão e confiam em seu carisma, competência, contatos e habilidades interpessoais para influenciar os outros.

12 Sexo e liderança Os homens têm maior chance de usar um estilo diretivo e de ordens e controles. Eles se baseiam na autoridade formal de sua posição para sua base de influência. Utilizam a liderança transacional, distribuindo recompensas por um bom trabalho e punição pelo ruim.

13 Mitos sobre a liderança Mito 1 - A Liderança é uma habilidade rara. Mito 2 - Os líderes são natos, não feitos. Mito 3 - A liderança existe só na cúpula da organização. Mito 4 - O líder controla, dirige, impulsiona, manipula.

14 Verdades sobre a liderança 1- LIDERANÇA É UMA HABILIDADE LATENTE; PODE SER APRENDIDA. A capacidade de liderança pode ser desenvolvida, todos nós somos educáveis se desejarmos aprender. Liderança é um fenômeno situacional que depende muito do contexto e do momento. 2- O LÍDER DESENVOLVE PESSOAS Líderes eficazes lideram inspirando e não dando ordens. 3- LIDERANÇA EXISTE EM TODOS OS NÍVEIS Em todos os grupos há a presença de um líder (formal ou informal) seja em empresas, órgãos públicos, grupos informais, em uma organização nos níveis mais baixos de hierarquia.

15


Carregar ppt "LIDERANÇA ORGANIZACIONAL. O QUE É LIDERANÇA ORGANIZACIONAL? Definição: Liderança é um processo de influência; nesse sentido, os líderes são indivíduos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google