A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIDERANÇA ORGANIZACIONAL."— Transcrição da apresentação:

1 LIDERANÇA ORGANIZACIONAL

2 O QUE É LIDERANÇA ORGANIZACIONAL?
Definição: Liderança é um processo de influência; nesse sentido, os líderes são indivíduos que, por suas ações, encorajam um grupo de pessoas rumo a uma meta comum ou compartilhada.

3 O que faz um líder Segundo John Gardner: Define os objetivos
Segundo John Gardner: Define os objetivos Motiva os liderados Cria, mantém e administra uma equipe de bom nível Explica as razões do que deve ser feito Serve de símbolo para os liderados Representa externamente a equipe Renova os sistemas complexos que ele lidera

4 O líder deve ser capaz de:
Ver com clareza os seus objetivos e se esforçar para alcançá-los; Tomar decisões e ter calma na hora da crise; Verificar o cumprimento das ordens; Julgar as pessoas e fazer com que as pessoas certas ocupem os lugares certos nos momentos certos; Compreender que a diversidade das pessoas traz força para a equipe; Visualizar o sistema como um todo, ver o conjunto

5 ABORDAGENS MAIS RECENTES Á LIDERANÇA
Liderança carismática  Atribuição da liderança Transacional versus transformacional Liderança Visionária

6 Lideres carismáticos Os lideres carismáticos possuíam quatro competências comuns: uma visão ou sentido de objetivo que os impulsionava; capacidade de comunicar; coerência e foco na perseguição dessa visão, e consciência de seus próprios pontos fortes.

7 Teoria da Atribuição de liderança
A teoria da atribuição da liderança; diz que a liderança é apenas uma atribuição que as pessoas fazem a respeito de outros indivíduos As pessoas tendem a caracterizar os lideres como possuidores de traços como inteligência, personalidade destacada, fortes habilidades verbais, agressividade, conhecimento e disposição.

8 Liderança transacional x transformacional:
Líderes transacionais orientam seus seguidores em direção a metas estabelecidas, esclarecendo requisitos dos papéis e das tarefas. Recompensa contingente: negocia troca de recompensas por bom desempenho, reconhece realizações; Administração por exceção (ativa): observa e procura desvios de regras e padrões, toma medidas corretivas; Administração por exceção (passiva): apenas intervém quando os padrões não são cumpridos; Laissez-faire: abdica das responsabilidades, evita tomar decisões.

9 Liderança transacional x transformacional
Líderes transformacionais (1) inspiram os seguidores a transcenderem seus interesses pessoais em favor da organização e (2) exercem um efeito profundo e extraordinário sobre eles. Carisma: apresenta visão e sentido de missão, instila orgulho, obtém respeito e confiança; Inspiração: comunica expectativas elevadas, expressa objetivas importantes de maneiras simples; Estímulo intelectual: promove a racionalidade, inteligência e solução cuidadosa dos problemas; Consideração individualizada: dedica atenção pessoal, orienta tecnicamente, aconselha.

10 Liderança visionária É a habilidade para criar e articular uma visão do futuro, realista, digna de crédito e atraente, que cresce a partir do presente e o aperfeiçoa. Características do líder visionária Podem explicar a visão aos demais. Conseguem expressar a visão não apenas verbalmente, mas também por seu comportamento. Conseguem estender a visão para diferentes contextos de liderança.

11 Sexo e liderança As mulheres tendem a adotar um estilo mais democrático ou participativo e menos autocrático ou diretivo do que os homens. Elas têm maior probabilidade de incentivar a participação, dividir o poder e a informação e tentar aumentar a auto-estima dos seguidores. Elas lideram através da inclusão e confiam em seu carisma, competência, contatos e habilidades interpessoais para influenciar os outros.

12 Sexo e liderança Os homens têm maior chance de usar um estilo diretivo e de ordens e controles. Eles se baseiam na autoridade formal de sua posição para sua base de influência. Utilizam a liderança transacional, distribuindo recompensas por um bom trabalho e punição pelo ruim.

13 Mitos sobre a liderança
Mito 1 - A Liderança é uma habilidade rara. Mito 2 - Os líderes são natos, não feitos. Mito 3 - A liderança existe só na cúpula da organização. Mito 4 - O líder controla, dirige, impulsiona, manipula.

14 Verdades sobre a liderança
  1- LIDERANÇA É UMA HABILIDADE LATENTE; PODE SER APRENDIDA. A capacidade de liderança pode ser desenvolvida, todos nós somos educáveis se desejarmos aprender. Liderança é um fenômeno situacional que depende muito do contexto e do momento. 2- O LÍDER DESENVOLVE PESSOAS Líderes eficazes lideram inspirando e não dando ordens. 3- LIDERANÇA EXISTE EM TODOS OS NÍVEIS Em todos os grupos há a presença de um líder (formal ou informal) seja em empresas, órgãos públicos, grupos informais, em uma organização nos níveis mais baixos de hierarquia.

15


Carregar ppt "LIDERANÇA ORGANIZACIONAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google