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ESTILOS DE LIDERANÇA E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA GESTÃO E NO GERENCIAMENTO DE CONFLITOS.

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1 ESTILOS DE LIDERANÇA E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA GESTÃO E NO GERENCIAMENTO DE CONFLITOS

2 O FENÔMENO DA LIDERANÇA Atualmente o fator liderança, tem adquirido uma importância muito grande, principalmente dentro do contexto organizacional.

3 As empresas podem ser consideradas como predominantemente formadas de grupos de pessoas que precisam ser: coordenadas em seus esforços individuais, a fim de que as metas e os objetivos comuns sejam alcançados.

4 Conceito de liderança É a capacidade de influenciar um grupo para alcançar metas. Origem da influência – formal (alto cargo); Nem todos os executivos são líderes;

5 DEFINIÇÃO DE LIDERANÇA Liderança é a habilidade de influir em um grupo e conseguir a realização de metas.

6 Liderança – o esforço que se efetua para influir no comportamento dos outros e para ordenar que se atinjam os objetivos organizacionais, individuais ou pessoais. BOUDITCH (1989)

7 LIDERANÇA ADQUIRIDA OU INATA

8 Liderança não sancionada – aquela capacidade de influenciar os outros que emerge fora da estrutura formal. Os líderes podem surgir naturalmente de dentro de um grupo ou por indicação formal.

9 MUNDO ATUAL Necessita de líderes que desafiem seu conhecimento, criem visões de futuro e sejam capazes de inspirar os membros da organização a querer realizar estas visões.

10 HEIFETZ, (1999) afirma: frequentemente, liderança e autoridade são dois conceitos conflitantes. Muitas pessoas em cargos de autoridade não sabem exercer a liderança. Outros exercem-na sem autoridade, simplesmente pelo fato de identificarem um problema em determinado setor e terem condições de mobilizar as pessoas para solucioná-los.

11 AUTORIDADE

12 Um líder considerado eficaz, além de preocupar-se com o desenvolvimento integral dos seguidores, consegue que os mesmos cheguem a desconsiderar seus próprios interesses para comprometer-se com os objetivos propostos pelo grupo ao qual pertencem.

13 QUATRO TALENTOS DE UM LÍDER

14 DIFERENTES ESTILOS DE LIDERANÇA Modelo Militar – líder institucional; Líder passivo – não exerce nenhum tipo de poder, mas suas idéias são seguidas naturalmente; (escritores e pintores). Líder carismático – impõe-se pelo seu magnetismo social (políticos e religiosos);

15 BURNS (1979, p. 17) propõe três tipos de lideranças comportamentais Líder transacional – tal tipo de liderança ocorre quando uma pessoa toma a iniciativa de estabelecer contato com outras com o objetivo de trocar bens de valor.

16 Líder transformacional - Procura desenvolver aquelas necessidades que vão desde um nível mais baixo para um nível mais alto de maturidade.

17 LAISSEZ-FAIRE É o tipo de liderança que não exprime nenhuma atividade; portanto, caracteriza-se como negação da liderança. Ocorre quando o líder evita assumir posições e resolver conflitos.

18 LAISSEZ-FAIRE Esse estilo de liderança possui um impacto negativo com relação à eficácia e à satisfação dos seguidores

19 Colle (1999) Um líder simplesmente tem um grupo de seguidores.

20 Exemplos Lideres Jesus Cristo Abraham Lincoln Martin Luter King Getúlio Vargas Bin Laden Hitler Saddam Hussein Dalai Lama Mahatma Gandhi Ernesto Guevara

21 OS 12 MAIORES ATRIBUTOS DA LIDERANÇA

22 1. DISPOSIÇÃO PARA TENTAR O QUE NÃO FOI TENTADO ANTES Nenhum empregado deseja ser guiado por um administrador a quem falte coragem e autoconfiança.

23 2. AUTO-MOTIVAÇÃO O Gerente que não consegue se automotivar não tem a menor chance de ser capaz de motivar os outros.

24 3. UMA PERCEPÇÃO AGUDA DO QUE É JUSTO Um líder eficaz deve ser sensível ao que é direito e justo. O estilo de liderança segundo o qual todos são tratados de forma justa e igual sempre cria uma sensação de segurança

25 4. PLANOS DEFINIDOS O líder motivado sempre tem objetivos claros e definidos e planejou a realização de seus objetivos. Planeja e depois trabalha com a participação de seus subordinados.

26 5. PERSEVERANÇA NAS DECISÕES Vacila no processo decisório mostra que não está certo de si mesmo, ao passo que um líder eficaz decide depois de ter feito suficientes considerações preliminares sobre o problema. Ele considera a possibilidade de a decisão que está sendo tomada vir a se revelar errada.

27 6. O HÁBITO DE FAZER MAIS DO QUE AQUILO PELO QUAL SE É PAGO Um dos ônus da liderança é a disposição para fazer mais do que é exigido do pessoal. O gerente que chega antes dos empregados e que deixa o serviço depois deles é um exemplo deste atributo de liderança.

28 7. UMA PERSONALIDADE POSITIVA As pessoas respeitam tal qualidade. Ela inspira confiança e também constrói e mantém uma equipe com entusiasmo.

29 8. EMPATIA O líder de sucesso deve possuir a capacidade de colocar-se no lugar de seu pessoal, de ser capaz de ver o mundo pelo lado das outras pessoas.

30 9. DOMÍNIO DOS DETALHES O líder bem sucedido entende e executa cada detalhe do seu trabalho e, é evidente, dispõe de conhecimento e habilidade para dominar as responsabilidades inerentes à sua posição.

31 10. DISPOSIÇÃO PARA ASSUMIR PLENA RESPONSABILIDADE Outro ônus da liderança é assumir responsabilidade pelos erros de seus seguidores. Caso um subalterno cometa um erro, talvez por incompetência, o líder deve considerar que foi ele quem falhou.

32 11. DUPLICAÇÃO O líder de sucesso está sempre procurando maneiras de espelhar suas habilidades em outras pessoas. Dessa forma ele faz os outros evoluírem e é capaz de estar em muitos lugares diferentes ao mesmo tempo.

33 12. UMA PROFUNDA CRENÇA EM SEUS PRINCÍPIOS Nada cuja aquisição tenha valor é muito fácil. O líder de sucesso tem a determinação de atingir objetivos não importando os obstáculos que surjam pelo caminho.


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