A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estilos de Liderança Liderança Geral – Sexta Aula

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estilos de Liderança Liderança Geral – Sexta Aula"— Transcrição da apresentação:

1 Estilos de Liderança Liderança Geral – Sexta Aula
ESCOLA BÍBLICA – Educação que Transforma Liderança Geral – Sexta Aula Estilos de Liderança Texto base: “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um” Colossenses 4:6

2 Estilos de Liderança ESCOLA BÍBLICA – Educação que Transforma
Liderança Autocrática: O líder autocrático não se importa em saber o que os seus liderados pensam. Apenas os trata como simples subordinados. Em geral, é uma pessoa irritável, brutal, colérica, egoísta e incapaz de compreender os outros. Às vezes assume um papel paternalista, tratando as pessoas de forma que como só ele soubesse fazer as coisas e os demais como incompetentes, mas fica feliz por sentir que dependem dele. Outras vezes age de forma a não permitir a interferência dos outros, infundindo em seus seguidores um temor de contradizê-lo. Em muitos casos, o líder foi criado de maneira ditatorial e reproduz inconscientemente a atitude de seus próprios educadores, ou por ter sido criado com mimo excessivo ou acostumado desde pequeno a mandar em todos e não ser confrontado. Esse tipo de líder sofre, geralmente, de profunda crise de personalidade.

3 Estilos de Liderança ESCOLA BÍBLICA – Educação que Transforma
Liderança Autocrática: Intimamente se sente fraco e, para demonstrar que não o é, mostra-se forte demais. Tenta fazer uma compensação pela auto-imagem fraca que possui. Esse comportamento pode provocar dois tipos de reação: ou as pessoas se revoltam, ou assumem uma passividade completa. Esse tipo autocrático prejudica o grupo e os objetivos a serem alcançados, visto que o líder não considera as pessoas como seres humanos com suas limitações e potencialidades. O querer mandar e impor a sua vontade anulando as pessoas é em geral uma demonstração de insegurança. Para escondê-la, usa de todos os artifícios para que o grupo obedeça sem dialogar. Uma equipe consciente não permanecerá por muito tempo ao lado de um líder totalitário, mesmo que seja uma boa pessoa. Mas, o pior de tudo é que o grupo não estará preparado para assumir a direção por si mesmo, e correrá o risco de talvez ter que se submeter novamente a uma liderança autocrática.

4 Estilos de Liderança ESCOLA BÍBLICA – Educação que Transforma
Liderança Liberal (“Laissez – Faire”): Liderança liberal ou como é chamada “Laisse-Faire”. Essa expressão é de origem francesa, que em português significa “deixa-fazer”. O lema desse grupo é “deixar como está para ver como é que fica”. Pode acontecer, por vezes, que esse tipo de líder seja uma pessoa insegura que tem receio de assumir responsabilidades. Em geral, é uma pessoa que foi criada sem que lhe exigissem um mínimo de responsabilidades. Diante do grupo é uma pessoa que não dá ordens, não traça objetivos, não orienta os liderados. Apenas deixa correr. Devido ao seu estilo, em geral, gera atritos entre os liderados.

5 Estilos de Liderança ESCOLA BÍBLICA – Educação que Transforma
Liderança Liberal (“Laissez – Faire”): Pessoas que pretendem ausentar-se com freqüência ou ocupam interinamente o cargo, tentam justificar sua atitude não tomando providências necessárias. Nas igrejas é comum vermos pessoas que não queriam ser eleitas, mas o povo ou o grupo insiste, e muitas vezes o final acaba sendo um desastre. Outras vezes, são pessoas que usam todos os meios para se elegerem, mas ao adquirir o cargo nada fazem e atrasam o crescimento do grupo.

6 Estilos de Liderança ESCOLA BÍBLICA – Educação que Transforma
Liderança Democrática-Participativa: Nesse caso a liderança ideal é o resultado de um líder seguro de si mesmo, que tem uma excelente auto-imagem, que conhece os perfis dos seres humanos e que tenta trabalhar com cada um, respeitando-os e descobrindo novas possibilidades. É uma pessoa que dá exemplo, estimula o grupo e procura manter sua competência, paciência, tolerância e honestidade. É o tipo de líder que procura dirigir com a participação espontânea e a boa vontade de todos do grupo. Ele não diz “faça”, mas “vamos fazer”. Nesse estilo de liderança é permitido a todos os membros do grupo participarem das decisões. O líder guia a decisão, orienta a troca de idéias e salienta os pontos difíceis.

7 Estilos de Liderança ESCOLA BÍBLICA – Educação que Transforma
Liderança Democrática-Participativa: Uma vez tomada a decisão, o grupo sente que é sua e que não lhe foi imposta pelo seu líder. Esse tipo de líder se encontra em pessoas que possuem um senso positivo de estar bem consigo mesmas e por isso é fácil para elas entender e compreender seus liderados, além de terem equilíbrio ao ouvir opiniões e sugestões. Como líder cristão, esse é o estilo que mais se coaduna com os princípios do evangelho.

8 Estilos de Liderança ESCOLA BÍBLICA – Educação que Transforma
Qual é o melhor estilo? Cada estilo tem suas qualidades e suas fraquezas... A virtude está no centro Para cada ocasião e ou situação, o Líder consciente saberá utilizar o estilo mais adequado O Líder maduro é sensível a cada situação e sabe usar com eficiência cada um dos estilos, sem abusar da posição que ocupa É bom lembrar: Estamos à serviço do Rei, e Ele ama as pessoas, não podemos destruí-las por nenhum motivo, nem mesmo por uma tarefa que devia ser feita de uma forma e foi feita de outra...


Carregar ppt "Estilos de Liderança Liderança Geral – Sexta Aula"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google