A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Desenvolvimento da Fé em Juvenis e Adolescentes de 10 a 16 anos Thalita R. G. da Silva UNASP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Desenvolvimento da Fé em Juvenis e Adolescentes de 10 a 16 anos Thalita R. G. da Silva UNASP."— Transcrição da apresentação:

1 O Desenvolvimento da Fé em Juvenis e Adolescentes de 10 a 16 anos Thalita R. G. da Silva UNASP

2 Talvez você pudesse encontrar na Igreja uma tarefa mais fácil que liderar juvenis e adolescentes de 10 a 16 anos. Contudo, não poderia encontrar atividade mais compensadora.

3 Dos 10 aos 12 anos Há uma diferença muito grande entre o desenvolvimento das meninas e o dos meninos. Leve em conta ao planejar as atividades. Preferem o seu grupo mais do que a família. Cuidado com a marginalização de indivíduos de fora do grupo. Adoram heróis e são perfeccionistas. Rebelam-se contra a autoridade. Seja um guia, um líder e não um ditador.

4 Não tente, por sua força, ser um exemplo, mas deixe que Cristo brilhe através da sua personalidade.

5 Dos 10 aos 12 anos Têm padrões elevados para si. Ensine-lhes o valor de estar firmes em Cristo. Reconhecem o pecado como algo que desagrada a Deus e a si mesmos (1 Jó 1:9). Têm fome de Deus. Sua fé é simples e sua cabeça está cheia de dúvidas sobre a Bíblia. Gostam de encontrar respostas por si mesmos na Bíblia.

6 Estão começando a compreender melhor os simbolismos (estudos bíblicos). Ajude-os a entender a importância de colocar a Cristo como LÍDER de suas vidas. Nessa fase procure nutri-los mais do que lançar desafios. O que o indivíduo aprende na idade de 10 a 12 anos leva consigo até o túmulo. Dos 10 aos 12 anos

7 Dos 13 aos 16 anos Descobriram a existência de dois mundos: um, que é o seu, interior, e outro, exterior, o mundo dos adultos. Sentem o peso e a pressão vindos tanto de dentro de si quanto do mundo exterior. Acontece um segundo parto. Um banho. Sente-se embaraçado com as transformações físicas. Teme o vexame ao participar na igreja.

8 Dos 13 aos 16 anos Quer saber para que serve o que está fazendo (ex. memorizar versículos). Explique-lhe o poder da palavra de Deus na vida prática (Sl 119:9). Quer pertencer a uma comunidade. Mostre-lhe que pertencendo a Cristo podemos ter comunhão genuína com outros cristãos.

9 Pouco vai adiantar convencê-lo que os cristãos são os melhores amigos do mundo e as vantagens de freqüentar a Igreja. O que realmente o prenderá será a certeza de que é querido e que a sua opinião é ouvida e valorizada. Cultua heróis sofisticados e sonha que é um deles. Tem desejo de possuir coisas, se frustra por não poder comprar o que quer. Dos 13 aos 16 anos

10 Procure conduzir seus pensamentos a Cristo e às coisas básicas da vida cristã: oração, devoção, ano bíblico... Quer uma fé que seja prática. Faça sempre uma aplicação geral e outra específica: Como você pode aplicar isto à sua vida diária? Esta verdade vai fazer alguma diferença na sua vida?

11 Dos 13 aos 16 anos Está cheio de dúvidas sobre o cristianismo. Dê-lhes a oportunidade de fazerem perguntas. Responda sempre apontando os princípio bíblicos. Está procurando um ideal. É importante que ele saiba em palavras bem atuais dar a razão da sua fé em Cristo. Treine suas aptidões para isto.

12 Finalmente... Seja um líder equilibrado que apresente o evangelho de maneira prática e positiva: Que nada vos impeça de trabalhar para o Senhor, pois podeis ter a certeza que de tudo o que fizerdes, por Ele, nada se perderá, nem se fará em vão! (1 Cor 15:58)


Carregar ppt "O Desenvolvimento da Fé em Juvenis e Adolescentes de 10 a 16 anos Thalita R. G. da Silva UNASP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google