A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA"— Transcrição da apresentação:

1 CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA
Chefiar é transformar em ações idéias aprovadas através de deliberação e decisões e impulsionar, orientar e liberar as pessoas responsáveis para atingir objetivos da instituição.

2 Chefia É a força que dinamiza a potencialidade dos indivíduos e leva o grupo, o organismo ou a instituição a realização de seus propósitos.

3 LÍDER É aquele que negocia, consulta, ouve e divide informações.
É aquele que proporciona a união da equipe.

4 Relações de poder nas organizações
“Influenciadores Internos”: Profissionais e gestores que não são proprietários; Dotados de habilidades que o empresário não possui; São contratados com o propósito de manter a cultura de poder do proprietário.

5 Relações de poder nas organizações
O poder é um elemento dotado de energia por isso possui o atributo de moldar e transformar organizações; O poder é o elemento modelador do design organizacional.

6 Relações de poder nas organizações
Variedades do poder individual: Poder Legítimo: a posse do poder associada ao título do cargo( gerente, vice-presidente, diretor , supervisor e outros). Poder de Recompensa: o poder influencia a possibilidade de receber recompensas como produto do seu desempenho.

7 Relações de poder nas organizações
Poder Coercitivo: relacionado a punição,e pode ser manifestando de várias maneiras. Poder de Especialização: o poder deriva de um conhecimento especial ou educação avançada.

8 Relações de poder nas organizações
Poder de Referência: carisma pessoal, o poder cria oportunidade para a influência interpessoal. Poder de Informação: Deriva da posse de informação importante em um momento crítico.

9 Atitude de poder e desempenho da equipe
O poder extremo, acredita que as pessoas devem atingir metas e objetivos organizacionais apenas cumprindo ordens e orientações determinadas que recebem dos seus superiores. Quando acontece algum problema a reação é imediata: “o problema está no “outro”.”

10 Atitude de poder e desempenho da equipe
O poder centralizado fecha as portas, e as atitudes dos colaboradores passam a ser formais para tratar de assuntos do dia-a-dia, o turno de trabalho passa a ser de constantes reuniões formais e a distância entre funcionários e chefias aumenta cada vez mais. Surge daí o “mundo dos que mandam e o mundo dos que devem obedecer.”

11 Abordagens clássicas e atuais de Liderança.
“A Liderança é encarada como um fenômeno social e que ocorre exclusivamente em grupos sociais.” Existe relação entre: Liderança como qualidade pessoal (combinação de características individuais); Liderança como função(autoridade de tomar decisão dentro de uma empresa).

12 Abordagens clássicas e atuais de Liderança.
O líder surge como um meio para conseguir os objetivos desejados por um grupo. O grupo pode selecionar, eleger, aceitar espontaneamente um indivíduo como líder porque ele possui e controla os meios para atingir seus objetivos ou satisfação das necessidades.

13 Abordagens clássicas e atuais de Liderança.
A Liderança é um influência interpessoal: “A influência é um força psicológica na qual uma pessoa age de modo a modificar o comportamento de uma outra, de modo intencional, e geralmente envolve conceito de autoridade e poder.”

14 Teorias clássicas sobre estilos de Liderança.
A principal teoria que explica a liderança por meio de estilos de comportamento sem se preocupar com características de personalidade ou competências são: Autocrática Democrática Liberal (Laissez-Faire).

15 Teorias clássicas sobre estilos de Liderança.
Autocrática: o líder fixa diretrizes; determina providências e domina através do poder. Democrática: Diretrizes debatidas pelo grupo; o grupo esboça providências; o líder é um membro normal do grupo. Liberal: Grupo com liberdade para tomar decisões; líder isento de responsabilidade.

16 Teorias clássicas sobre estilos de Liderança.
“A função do líder é dar poder para que cada pessoa produza, transforme suas intenções em ações, que por sua vez, traduzam resultado.” “É essencialmente “Empowerment”, para que o outro adquira competências, promova mudanças e principalmente transforme-se.”


Carregar ppt "CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google