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CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA Chefiar é transformar em ações idéias aprovadas através de deliberação e decisões e impulsionar, orientar e liberar as pessoas.

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1 CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA Chefiar é transformar em ações idéias aprovadas através de deliberação e decisões e impulsionar, orientar e liberar as pessoas responsáveis para atingir objetivos da instituição.

2 Chefia É a força que dinamiza a potencialidade dos indivíduos e leva o grupo, o organismo ou a instituição a realização de seus propósitos.

3 LÍDER É aquele que negocia, consulta, ouve e divide informações. É aquele que proporciona a união da equipe.

4 Relações de poder nas organizações Influenciadores Internos: Profissionais e gestores que não são proprietários; Dotados de habilidades que o empresário não possui; São contratados com o propósito de manter a cultura de poder do proprietário.

5 Relações de poder nas organizações O poder é um elemento dotado de energia por isso possui o atributo de moldar e transformar organizações; O poder é o elemento modelador do design organizacional.

6 Relações de poder nas organizações Variedades do poder individual: Poder Legítimo: a posse do poder associada ao título do cargo( gerente, vice-presidente, diretor, supervisor e outros). Poder de Recompensa: o poder influencia a possibilidade de receber recompensas como produto do seu desempenho.

7 Relações de poder nas organizações Poder Coercitivo: relacionado a punição,e pode ser manifestando de várias maneiras. Poder de Especialização: o poder deriva de um conhecimento especial ou educação avançada.

8 Relações de poder nas organizações Poder de Referência: carisma pessoal, o poder cria oportunidade para a influência interpessoal. Poder de Informação: Deriva da posse de informação importante em um momento crítico.

9 Atitude de poder e desempenho da equipe O poder extremo, acredita que as pessoas devem atingir metas e objetivos organizacionais apenas cumprindo ordens e orientações determinadas que recebem dos seus superiores. Quando acontece algum problema a reação é imediata: o problema está no outro.

10 Atitude de poder e desempenho da equipe O poder centralizado fecha as portas, e as atitudes dos colaboradores passam a ser formais para tratar de assuntos do dia-a-dia, o turno de trabalho passa a ser de constantes reuniões formais e a distância entre funcionários e chefias aumenta cada vez mais. Surge daí o mundo dos que mandam e o mundo dos que devem obedecer.

11 A Liderança é encarada como um fenômeno social e que ocorre exclusivamente em grupos sociais. Existe relação entre: Liderança como qualidade pessoal (combinação de características individuais); Liderança como função(autoridade de tomar decisão dentro de uma empresa). Abordagens clássicas e atuais de Liderança.

12 O líder surge como um meio para conseguir os objetivos desejados por um grupo. O grupo pode selecionar, eleger, aceitar espontaneamente um indivíduo como líder porque ele possui e controla os meios para atingir seus objetivos ou satisfação das necessidades.

13 Abordagens clássicas e atuais de Liderança. A Liderança é um influência interpessoal: A influência é um força psicológica na qual uma pessoa age de modo a modificar o comportamento de uma outra, de modo intencional, e geralmente envolve conceito de autoridade e poder.

14 Teorias clássicas sobre estilos de Liderança. A principal teoria que explica a liderança por meio de estilos de comportamento sem se preocupar com características de personalidade ou competências são: Autocrática Democrática Liberal (Laissez-Faire).

15 Teorias clássicas sobre estilos de Liderança. Autocrática: o líder fixa diretrizes; determina providências e domina através do poder. Democrática: Diretrizes debatidas pelo grupo; o grupo esboça providências; o líder é um membro normal do grupo. Liberal: Grupo com liberdade para tomar decisões; líder isento de responsabilidade.

16 Teorias clássicas sobre estilos de Liderança. A função do líder é dar poder para que cada pessoa produza, transforme suas intenções em ações, que por sua vez, traduzam resultado. É essencialmente Empowerment, para que o outro adquira competências, promova mudanças e principalmente transforme-se.


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