A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comportamento Organizacional José Arimatés de Oliveira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comportamento Organizacional José Arimatés de Oliveira."— Transcrição da apresentação:

1 Comportamento Organizacional José Arimatés de Oliveira

2 a importância das relações Interpessoais nas atividades empresariais; as habilidades interpessoais são responsáveis pelo sucesso ou pelo fracasso de um gerente.

3 O que fazem os gerentes? conseguem que as coisas sejam feitas através de outras pessoas; tomam decisões; alocam recursos; dirigem as atividades de outros...

4 ... em organizações Estas organizações podem ser: fábricas, empresas prestadoras de serviços, escolas, hospitais, igrejas, unidades militares, lojas, repartições públicas

5 Funções Gerenciais: planejar; organizar; dirigir e controlar

6 Papéis Gerenciais: papéis interpessoais papéis de informação papéis decisórios

7 Habilidades gerenciais Técnicas Humanas Conceituais

8 Comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização (Robbins, 1999, p.6).

9 Comportamento organizacional refere-se a comportamentos relacionados a cargos, trabalho, absenteísmo, rotatividade no emprego, produtividade, desempenho humano e gerenciamento. Também há uma concordância geral de que inclua os tópicos motivação, liderança, poder, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupo, aprendizagem, desenvolvimento e percepção de atitude, processo de mudanças, conflitos, dimensionamento e pressão do trabalho.

10 Generalizações sobre comportamento organizacional: a) trabalhadores felizes são trabalhadores produtivos; b) todos os indivíduos são mais produtivos quando seus chefes são amigáveis, confiáveis e acessíveis; c) os melhores líderes são aqueles que têm um comportamento constante, independente das situações que enfrentem; d) entrevistas são instrumentos de seleção eficazes para separar candidatos ao emprego;

11 e) todos querem um trabalho desafiador; f) você tem que amedrontar um pouco as pessoas para que façam o seu trabalho; g) todo mundo é motivado por dinheiro; h) as equipes de trabalho mais eficazes estão livres de conflitos.

12 Desafios e oportunidades para o comportamento organizacional: Aldeia Global; diversidade da força de trabalho; aprimoramento de qualidade e produtividade; aprimoramento de habilidades pessoais; delegação de poder; comportamento ético.

13 Um modelo de comportamento organizacional: Variáveis dependentes: –Produtividade –Produtividade – implica interesse por eficácia e eficiência –Absenteísmo –Absenteísmo - na maioria das vezes, o absenteísmo baixo beneficia as empresas –Rotatividade –Satisfação com o trabalho –Satisfação com o trabalho – a diferença entre a quantidade de premiações que os trabalhadores recebem e a que eles acreditam que deveriam receber

14 Variáveis Independentes: características pessoais ou biográficas, personalidade, valores e atitudes, habilidades. outras que afetam o comportamento: percepção, tomada de decisão individual, aprendizagem e motivação.


Carregar ppt "Comportamento Organizacional José Arimatés de Oliveira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google