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Comportamento Organizacional
José Arimatés de Oliveira
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a importância das relações Interpessoais nas atividades empresariais;
as habilidades interpessoais são responsáveis pelo sucesso ou pelo fracasso de um gerente.
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O que fazem os gerentes? conseguem que as coisas sejam feitas através de outras pessoas; tomam decisões; alocam recursos; dirigem as atividades de outros...
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... em organizações Estas organizações podem ser:
fábricas, empresas prestadoras de serviços, escolas, hospitais, igrejas, unidades militares, lojas, repartições públicas
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Funções Gerenciais: planejar; organizar; dirigir e controlar
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Papéis Gerenciais: papéis interpessoais papéis de informação
papéis decisórios
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Habilidades gerenciais
Técnicas Humanas Conceituais
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Comportamento organizacional “é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização” (Robbins, 1999, p.6).
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Comportamento organizacional refere-se a comportamentos relacionados a cargos, trabalho, absenteísmo, rotatividade no emprego, produtividade, desempenho humano e gerenciamento. Também há uma concordância geral de que inclua os tópicos motivação, liderança, poder, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupo, aprendizagem, desenvolvimento e percepção de atitude, processo de mudanças, conflitos, dimensionamento e pressão do trabalho.
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Generalizações sobre comportamento organizacional:
a) trabalhadores felizes são trabalhadores produtivos; b) todos os indivíduos são mais produtivos quando seus chefes são amigáveis, confiáveis e acessíveis; c) os melhores líderes são aqueles que têm um comportamento constante, independente das situações que enfrentem; d) entrevistas são instrumentos de seleção eficazes para separar candidatos ao emprego;
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e) todos querem um trabalho desafiador; f) você tem que amedrontar um pouco as pessoas para que façam o seu trabalho; g) todo mundo é motivado por dinheiro; h) as equipes de trabalho mais eficazes estão livres de conflitos.
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Desafios e oportunidades para o comportamento organizacional:
Aldeia Global; diversidade da força de trabalho; aprimoramento de qualidade e produtividade; aprimoramento de habilidades pessoais; delegação de poder; comportamento ético.
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Um modelo de comportamento organizacional:
Variáveis dependentes: Produtividade – implica interesse por eficácia e eficiência Absenteísmo - na maioria das vezes, o absenteísmo baixo beneficia as empresas Rotatividade Satisfação com o trabalho – a diferença entre a quantidade de premiações que os trabalhadores recebem e a que eles acreditam que deveriam receber
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Variáveis Independentes:
características pessoais ou biográficas, personalidade, valores e atitudes, habilidades. outras que afetam o comportamento: percepção, tomada de decisão individual, aprendizagem e motivação.
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