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Gerenciamento e Liderança nas atuais Organizações

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Apresentação em tema: "Gerenciamento e Liderança nas atuais Organizações"— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento e Liderança nas atuais Organizações
O papel do gerenciamento

2 Qual é o papel do gerenciamento?
É o processo de orientação do desenvolvimento, da manutenção e da alocação de recursos a fim de atingir metas organizacionais, exercido por gerentes em uma organização.

3 Quatro funções principais dos gerentes.
Planejamento Organização Liderança e Controle Ao usarem os gerentes se empenham para aumentar a eficiência e a eficácia de seus funcionários. Falar só conceito de cada função, explicar o que é eficiência e eficácia. Próximos slides detalhar as funções.

4 Quais são os quatro tipos de planejamento?
Estratégico Tático Operacional e Contingencial Essas funções estão distribuídas em nível hierárquico da pirâmide.

5 Gerentes de nível médio
Pirâmide hierárquica. Alto escalão Gerentes de nível médio Gerentes de primeira linha Falar o cargo dos três níveis e onde cabe cada tipo de planejamento.

6 Principais funções da organização das atividades.
Dividindo as tarefas (divisão do trabalho). Agrupando funções e empregados (departamentalização). Atribuindo autoridade e responsabilidade (delegação). A org. inclui o dizem. de uma estrutura para pessoas, posições,departamentos e atividades no âmbito da empresa.

7 Estilos de lideranças. Capaz de influenciar o comportamento das demais pessoas, capacidade esta de poder. Líderes autocráticos: aceitam poucas opiniões, tomam decisões e soluciona problemas sozinhos. Líderes participativo: compartilham a tomada de decisão com os membros do grupo.

8 Estilos de lideranças. Líderes participativos:
Democrático, consensuais, consultativos. Liderança liberal ou laissez-faire : transferem toda a autoridade e controle aos subordinados, recebem uma tarefa e em seguida possuem total liberdade para executá-la da melhor forma.

9 O que é Empowement dos empregados?
Significa conceder aos empregados maior autonomia e flexibilidade para que tomem suas próprias decisões, bem como tenham controle sobre os recursos necessários para implantar essas decisões Estilo de liderança, indica geralmente a filosofia subjacente ou os valores de uma empresa, gerando a cultura corporativa que é o conjunto de atitudes, valores e padrões que diferencia uma organização de outra.

10 Como as organizações controlam as atividades?
Por um processo cíclico formado por cinco estágios: Determine os padrões de desempenho e metas. Avalie o desempenho. Compare o desempenho real com os padrões de desempenho (metas). Execute a ação corretiva. Use a informação obtida no processo para determinar os padrões de desempenhos futuros O feedback é essencial para o processo de controle. A maioria das empresas possui um sistema de relatório e demonstrativos que identifica as áreas onde os padrões de desempenho não estão sendo atingidos. Uma sistema de feedback ajuda os gerentes a detectar problemas antes que se tornem incontroláveis, empreendendo assim ações corretivas.

11 Papéis gerenciais Papéis que envolve informação: atividades de um dirigente como coletor e disseminador de informações ou porta-voz da companhia. Papéis interpessoal: atividades de um dirigente como principal executivo, líder ou contato da companhia. Papéis de tomador de decisão: atividades de um dirigente como empreendedor, responsável pela alocação de recursos, solucionador de conflitos ou negociador.

12 Tomada de decisões gerenciais
Decisões programadas: decisões tomada em respostas a situações rotineiras que ocorrem frequentemente. Decisões não programadas: respostas a problemas e oportunidades não frequentes, não previstos ou muito incomuns para os quais o dirigente não possui um precedente para basear sua tomada de decisões.

13 Habilidades gerenciais
Habilidade é a capacidade para fazer algo de modo proficiente, classificam em três categorias básicas: Habilidades técnicas Habilidades conceituais Habilidades de relações humanas Comentar cada habilidade.

14 Tendências do gerenciamento e da liderança
As quatro tendências importantes do gerenciamento atualmente são: Gerenciamento de crises Maior uso da tecnologia da informação e Necessidade crescente de habilidades gerenciais globais.

15 Nossos agradecimentos:
Fim Nossos agradecimentos: Clarice Lima. Maria Elisa.


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