A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas de Informação Gerencial (continuação...) Profa. Jiani Cardoso setembro/2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas de Informação Gerencial (continuação...) Profa. Jiani Cardoso setembro/2007."— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informação Gerencial (continuação...) Profa. Jiani Cardoso setembro/2007

2 2 SI - Profa. Jiani Cardoso SIT SIG Um conjunto organizado de pessoas, procedimentos, banco de dados e dispositivos usados para registrar transações rotineiras fornecer aos administradores e tomadores de decisão as informações para ajudá- los a atingir as metas da empresa.

3 3 SI - Profa. Jiani Cardoso Os relatórios dos SIG Sejam eles: Programados, sob-solicitação ou de exceção Ajudam os administradores a desenvolver planos melhores, tomar decisões melhores e obter maior controle sobre as operações da empresa. Ex.: gerência usa relatórios produzidos pelos SIG para comparar as metas estabelecidas da empresa com os resultados reais – SIG fornece respostas sobre os processos empresariais. Os relatórios serão úteis quando: se conhece quais dados obter ; como relacioná-los; quando e as quais gerentes.

4 4 SI - Profa. Jiani Cardoso Saída de um SIG -> relatórios periódicos aos invés de informações instantâneas (dadas pelos SIT). – relatório de orçamento; projeções de mão-de- obra; previsões de venda; Geralmente são voltados para operações cotidianas e problemas estruturados ou semi-estruturados.

5 5 SI - Profa. Jiani Cardoso O apoio dos SIG aos gerentes Os SIG oferecem aos gerentes relatórios sobre o desempenho passado e presente da empresa; Auxiliam o papel informativo dos gerentes ajudando a monitorar o desempenho atual e a prever o desempenho futuro, possibilitando assim que os gerentes intervenham quando as coisas não estiverem indo bem.

6 6 SI - Profa. Jiani Cardoso SIG Os SIG resumem e prestam informações sobre as operações básicas da empresa. Comprimem os dados básicos das transações por meio de resumos e apresenta as informações através de relatórios; São essenciais para o controle operacional da empresa.

7 7 SI - Profa. Jiani Cardoso Questões relacionadas a um SIG De onde um SIG obtém dados? A maioria obtém dados dos SIT O que o SIG realmente faz com os dados? Gera resumos simples e repetitivos de dados de transações e relata exceções e desvios de planos. Quais problemas gerenciais e empresarias ele auxilia na resolução? São úteis na manipulação de problemas rotineiros, repetitivos estruturados e semi-estruturados.

8 8 SI - Profa. Jiani Cardoso Tipos de Sistemas de Suporte Gerencial SIG (sistema de Informação Gerencial) SAD (Sistema de Apoio à Decisão) SSE (Sistemas de Suporte a Executivos) Servem a diferentes grupos e interesses da empresa

9 9 SI - Profa. Jiani Cardoso SSE - atende a alta administração ou o nível executivo de uma organização; SIG e SAD - atendem os gerentes dos níveis médios, que lidam com as questões operacionais cotidianas e de curto prazo. Funções básicas

10 10 SI - Profa. Jiani Cardoso Mas...o que os gerentes fazem? Visão tradicional - os gerentes planejam, organizam, lideram e controlam. – Os gerentes não são as pessoas que de fato executam o trabalho, em vez disso, eles são os responsáveis por determinar qual trabalho deverá ser feito; A visão tradicional do gerente descreve as funções básicas dele, mas não diz como eles fazem o que fazem e como lidam com as funções gerenciais. soy yo el responsable?

11 11 SI - Profa. Jiani Cardoso Funções gerenciais da visão tradicional Planejar - refere-se à definição das metas da empresa e a como estas metas serão atingidas. Organizar - estabelecer responsabilidades para a realização das tarefas necessárias e indicar os recursos apropriados. Gerenciar - esforço para alcançar as metas da empresa por meio de planejamento, organização, liderança e controle - monitoramento das atividades da empresa e a execução de correções quando necessárias. E sobretudo... Liderar... Motivar empregados para que alcancem as metas organizacionais.

12 12 SI - Profa. Jiani Cardoso Nesta visão... os gerentes desempenham vários papéis, sejam eles: interpessoais, informativos e decisórios; Papéis da Visão contemporânea Interpessoais - espera-se que eles ajam como seres humanos com um conjunto completo de emoções. – É esperado que eles desempenhem obrigações simbólicas como comparecer a festas de aniversários e distribuir prêmios a funcionários; – Motivem, orientem e apóiem funcionários; – Visão Tradicional - esses papéis eram todos considerados liderança.

13 13 SI - Profa. Jiani Cardoso Atividades da Categoria Interpessoal desempenha funções cerimoniais e simbólicas, como recepcionar visitantes ou assinar documentos legais (Figura de Proa) – Orienta e motiva subordinados: treina, aconselha e comunica-se com os subordinados (Líder) Mantém conexões de informações internas e externas à empresa: utiliza correio, ligações telefônicas e reuniões (Ligação)

14 14 SI - Profa. Jiani Cardoso Informativos - espera-se que eles monitorem as atividades da empresa, distribuam informações por meio de relatórios e memorandos e atuem como porta-vozes da empresa. Papéis da Visão contemporânea

15 15 SI - Profa. Jiani Cardoso Procura e recebe informações, pesquisa em periódicos e relatórios e mantém contatos pessoais (Monitor). Transmite informações a membros de outras organizações: envia memorandos e relatórios e faz ligações telefônicas, ou por meio de palestras (Divulgador e Porta-voz) Atividades da Categoria Informativa

16 16 SI - Profa. Jiani Cardoso Papéis da visão contemporânea Decisórios – Os gerentes devem tomar decisões: – relacionadas a novos produtos, que envolvem atuar como empresário; – que controlem distúrbios na empresa; – que aloquem recursos por meio de orçamentos, planejamento e definição de prioridades. – negociar com as pessoas que possuem diferentes pontos de vista. Interpessoal, informativo e decisório

17 17 SI - Profa. Jiani Cardoso Inicia projetos de aperfeiçoamento: identifica novas idéias e delegar responsabilidades (Empreendedor); Toma atitudes corretivas durante disputas ou crises: resolve conflito entre subordinados (Solucionador de Conflitos); Representa os interesses departamentais durante as negociações de contratos sindicais, vendas, compras e orçamentos (Negociador); Prepara o planejamento, o orçamento e a definição de prioridades (Alocador de Recursos); Atividades da Categoria Decisória


Carregar ppt "Sistemas de Informação Gerencial (continuação...) Profa. Jiani Cardoso setembro/2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google