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Sistemas de Informação Gerencial (continuação...)

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Apresentação em tema: "Sistemas de Informação Gerencial (continuação...)"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informação Gerencial (continuação...)
Profa. Jiani Cardoso setembro/2007

2 SIT SIG Revisando... Um conjunto organizado de pessoas, procedimentos, banco de dados e dispositivos usados para registrar transações rotineiras fornecer aos administradores e tomadores de decisão as informações para ajudá-los a atingir as metas da empresa. SI - Profa. Jiani Cardoso

3 Os relatórios dos SIG Sejam eles: Programados, sob-solicitação ou de exceção Ajudam os administradores a desenvolver planos melhores, tomar decisões melhores e obter maior controle sobre as operações da empresa. Ex.: gerência usa relatórios produzidos pelos SIG para comparar as metas estabelecidas da empresa com os resultados reais – SIG fornece respostas sobre os processos empresariais. Os relatórios serão úteis quando: se conhece quais dados obter ; como relacioná-los; quando e as quais gerentes. SI - Profa. Jiani Cardoso

4 relatório de orçamento; projeções de mão-de-obra; previsões de venda;
Saída de um SIG -> relatórios periódicos aos invés de informações instantâneas (dadas pelos SIT). relatório de orçamento; projeções de mão-de-obra; previsões de venda; Geralmente são voltados para operações cotidianas e problemas estruturados ou semi-estruturados. SI - Profa. Jiani Cardoso

5 O apoio dos SIG aos gerentes
Os SIG oferecem aos gerentes relatórios sobre o desempenho passado e presente da empresa; Auxiliam o papel informativo dos gerentes ajudando a monitorar o desempenho atual e a prever o desempenho futuro, possibilitando assim que os gerentes intervenham quando as coisas não estiverem indo bem. SI - Profa. Jiani Cardoso

6 SIG Os SIG resumem e prestam informações sobre as operações básicas da empresa. Comprimem os dados básicos das transações por meio de resumos e apresenta as informações através de relatórios; São essenciais para o controle operacional da empresa. SI - Profa. Jiani Cardoso

7 Questões relacionadas a um SIG
De onde um SIG obtém dados? A maioria obtém dados dos SIT O que o SIG realmente faz com os dados? Gera resumos simples e repetitivos de dados de transações e relata exceções e desvios de planos. Quais problemas gerenciais e empresarias ele auxilia na resolução? São úteis na manipulação de problemas rotineiros, repetitivos estruturados e semi-estruturados. SI - Profa. Jiani Cardoso

8 Tipos de Sistemas de Suporte Gerencial
SIG (sistema de Informação Gerencial) SAD (Sistema de Apoio à Decisão) SSE (Sistemas de Suporte a Executivos) Servem a diferentes grupos e interesses da empresa SI - Profa. Jiani Cardoso

9 SSE - atende a alta administração ou o nível executivo de uma organização;
SIG e SAD - atendem os gerentes dos níveis médios, que lidam com as questões operacionais cotidianas e de curto prazo. Funções básicas SI - Profa. Jiani Cardoso

10 Mas...o que os gerentes fazem?
Visão tradicional - os gerentes planejam, organizam, lideram e controlam. Os gerentes não são as pessoas que de fato “executam o trabalho”, em vez disso, eles são os responsáveis por determinar qual trabalho deverá ser feito; A visão tradicional do gerente descreve as funções básicas dele, mas não diz como eles fazem o que fazem e como lidam com as funções gerenciais. soy yo el responsable? SI - Profa. Jiani Cardoso

11 Funções gerenciais da visão tradicional
Planejar - refere-se à definição das metas da empresa e a como estas metas serão atingidas. Organizar - estabelecer responsabilidades para a realização das tarefas necessárias e indicar os recursos apropriados. Gerenciar - esforço para alcançar as metas da empresa por meio de planejamento, organização, liderança e controle - monitoramento das atividades da empresa e a execução de correções quando necessárias. E sobretudo... Liderar ... Motivar empregados para que alcancem as metas organizacionais. SI - Profa. Jiani Cardoso

12 Papéis da Visão contemporânea
Nesta visão... os gerentes desempenham vários papéis, sejam eles: interpessoais, informativos e decisórios; Interpessoais - espera-se que eles ajam como seres humanos com um conjunto completo de emoções. É esperado que eles desempenhem obrigações simbólicas como comparecer a festas de aniversários e distribuir prêmios a funcionários; Motivem, orientem e apóiem funcionários; Visão Tradicional - esses papéis eram todos considerados “liderança”. SI - Profa. Jiani Cardoso

13 Atividades da Categoria Interpessoal
desempenha funções cerimoniais e simbólicas, como recepcionar visitantes ou assinar documentos legais (Figura de Proa) Orienta e motiva subordinados: treina, aconselha e comunica-se com os subordinados (Líder) Mantém conexões de informações internas e externas à empresa: utiliza correio, ligações telefônicas e reuniões (Ligação) SI - Profa. Jiani Cardoso

14 Papéis da Visão contemporânea
Informativos - espera-se que eles monitorem as atividades da empresa, distribuam informações por meio de relatórios e memorandos e atuem como porta-vozes da empresa. SI - Profa. Jiani Cardoso

15 Atividades da Categoria Informativa
Procura e recebe informações, pesquisa em periódicos e relatórios e mantém contatos pessoais (Monitor). Transmite informações a membros de outras organizações: envia memorandos e relatórios e faz ligações telefônicas, ou por meio de palestras (Divulgador e Porta-voz) SI - Profa. Jiani Cardoso

16 Papéis da visão contemporânea
Interpessoal, informativo e decisório Papéis da visão contemporânea Decisórios – Os gerentes devem tomar decisões: relacionadas a novos produtos, que envolvem atuar como empresário; que controlem distúrbios na empresa; que aloquem recursos por meio de orçamentos, planejamento e definição de prioridades. negociar com as pessoas que possuem diferentes pontos de vista. SI - Profa. Jiani Cardoso

17 Atividades da Categoria Decisória
Inicia projetos de aperfeiçoamento: identifica novas idéias e delegar responsabilidades (Empreendedor); Toma atitudes corretivas durante disputas ou crises: resolve conflito entre subordinados (Solucionador de Conflitos); Representa os interesses departamentais durante as negociações de contratos sindicais, vendas, compras e orçamentos (Negociador); Prepara o planejamento, o orçamento e a definição de prioridades (Alocador de Recursos); SI - Profa. Jiani Cardoso


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