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Os Dez Papéis do Administrador

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Apresentação em tema: "Os Dez Papéis do Administrador"— Transcrição da apresentação:

1 Os Dez Papéis do Administrador
(MINTZBERG) Categoria Papel Atividade Interpessoal interação Representação Assume deveres cerimoniais e simbólicos, representa a organização, assina documentos legais. Liderança Dirige e motiva pessoas, treina, aconselha, orienta e se comunica com os subordinados. Ligação Mantém redes de contatos dentro e fora da organização, usa , telefone e faz reuniões. Alexandre Teixeira

2 Os Dez Papéis do Administrador
Categoria Papel Atividade Informacional processamento e troca de informação Monitoração Procura informação, lê revistas e relatórios, mantém contatos pessoais. Disseminação Envia informação para os membros de outras organizações e para subordinados, envia relatórios, ’s, faz telefonemas e contatos. Porta-voz Transmite informações para pessoas de fora da organização, através de conversas, comunicados e relatórios. Alexandre Teixeira

3 Os Dez Papéis do Administrador
Categoria Papel Atividade Decisória tomada de decisão Empreende Inicia projetos, identifica novas idéias, assume riscos, delega responsabilidades. Resolve conflitos Toma ação corretiva em disputas ou crises, resolve conflitos entre subordinados, adapta o grupo a período de crises e a mudanças. Alocação de Recursos Decide a quem atribuir recursos. Programa, orça e estabelece prioridades. Negociação Representa os interesses da organização em negociações com sindicatos, em vendas, compras ou financiamentos. Alexandre Teixeira

4 Níveis Administrativos e Habilidades Necessárias
Alta Direção Conceituais Institucional Gerência Humanas Intermediário Operacional Supervisão Técnicas Alexandre Teixeira

5 As Recomendações para o Administrador Bem-sucedido
Faça investimentos constantes em sua formação profissional: estude com afinco, leia bastante, faça cursos de aperfeiçoamento, aprenda tudo o que for possível para ser um excelente profissional. Não seja apenas mais um em sua organização. Mantenha-se informado: procure ter uma visão global do mundo, dos negócios, das organizações, das tendências que estão ocorrendo, de assuntos diversos. Mantenha-se informado e discuta assuntos variados, amplie sua capacidade de analisar, esteja sempre atualizado. (Daft) Alexandre Teixeira

6 3. Desenvolva seu espírito empreendedor: encare o trabalho como se ele fosse a sua própria empresa. Busque novas idéias: procure perceber em tudo o que você lê ou estuda as idéias que você pode aplicar no seu trabalho ou iniciar um novo filão na empresa ou então um novo negócio particular. 4. Saiba trabalhar em equipe: aprenda a trabalhar em conjunto com outras pessoas. Torna-se cada vez mais importante saber trabalhar em grupo. Bons relacionamentos interpessoais são fundamentais no trabalho do administrador e produzem motivação, satisfação e um melhor ambiente de trabalho. 5. Seja flexível: é preciso ter jogo de cintura para relacionar-se com pessoas, clientes, superiores, além de achar a solução adequada para os problemas e inovar sempre e sempre. Saiba lidar com diferentes pessoas e situações. Alexandre Teixeira

7 6. Desenvolva sua capacidade de negociação: seja diplomata e saiba interagir com as pessoas, resolvendo problemas e intercambiando os benefícios alcançados. 7. Administre conflitos: é necessário compreender opiniões e posições diferentes e, às vezes, antagônicas. Saiba conduzir situações difíceis e criar soluções que abranjam interesses diversos e satisfaçam todas as partes envolvidas. 8. Trate sua carreira como se ela fosse uma empresa: seja o empresário de si mesmo. O seu produto/serviço é a sua própria competência profissional, que você deve colocar no mercado a fim de atender o cliente, que é a organização para quem você trabalha. Tenha o espírito de fornecedor do seu produto/serviço. Alexandre Teixeira

8 De um modo geral, aceita-se hoje o planejamento, a organização, a direção e o controle como funções básicas do administrador. O desempenho dessas quatro funções básicas – planejar, organizar, dirigir e controlar – constitui o processo administrativo. Na realidade, o processo administrativo é: cíclico e repetitivo; interativo; iterativo e sistêmico. Alexandre Teixeira

9 Definir a missão e os objetivos.
Planejamento Definir a missão e os objetivos. Determinar onde as coisas estão agora. Desenvolver premissas sobre as condições futuras. Identificar os meios para alcançar os objetivos. Implementar os planos de ação e avaliar os resultados. Organização Controle Direção Alexandre Teixeira

10 Agrupar, estruturar e integrar os recursos organizacionais.
Organização Agrupar, estruturar e integrar os recursos organizacionais. Dividir o trabalho a ser feito. Agrupar os órgãos e atividades em uma estrutura lógica. Designar as pessoas para sua execução. Planejamento Controle Direção Alexandre Teixeira

11 Dirigir os esforços coletivos para um propósito comum.
Planejamento Organização Direção Dirigir os esforços coletivos para um propósito comum. Comunicar e negociar com as pessoas para obter consenso. Orientar as pessoas e obter consonância. Liderar as pessoas Motivar as pessoas Controle Alexandre Teixeira

12 Definir padrões de desempenho. Monitorar o desempenho.
Planejamento Organização Controle Definir padrões de desempenho. Monitorar o desempenho. Comparar o desempenho com os padrões estabelecidos. Efetuar ação corretiva para assegurar os objetivos desejados Direção Alexandre Teixeira

13 Planejamento Controle Organização Direção
Alexandre Teixeira

14 CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO ADMINISTRATIVO
CÍCLICO E REPETITIVO: permanente e contínuo e está sempre sendo completado e repetido continuamente. INTERATIVO: cada função interage com as demais, influenciando e sendo influenciadas por ela. ITERATIVO: seqüências de passos sujeitos a ajustes e correções, avanços e recuos. SISTÊMICO: só pode ser analisado por sua totalidade e globalidade. Alexandre Teixeira

15 ADMINISTRAÇÃO É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos. Alexandre Teixeira

16 Recursos Objetivos Controle Organização Planejamento Direção
Humanos Financeiros Materiais Tecnológicos Informação Objetivos Produtos Serviços Eficiência Eficácia Retorno Controle Monitorar o desempenho e efetuar ações corretivas Organização Dividir o trabalho, alocar recursos. Planejamento Formular objetivos e os meios para alcançá-los Direção Dirigir os esforços coletivos, comunicar motivar, liderar Alexandre Teixeira


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