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HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO

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Apresentação em tema: "HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
A história da vida humana é marcada pelo esforço de conquistar a natureza e criar condições de sobrevivência e conforto. As organizações tiveram início no momento em que os indivíduos perceberam que a associação com os demais facilitava a realização de certos esforços e que determinados objetivos não podiam ser atingidos por um único indivíduo.

2 HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
O desenvolvimento das idéias e teorias a respeito da Administração foi muito lento até o século XIX, acelerando-se a partir do início do século XX A Igreja Católica influenciou profundamente o pensamento administrativo A organização militar influenciou a Administração, contribuindo com alguns princípios

3 HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
A Revolução Industrial criou o contexto industrial, tecnológico, social, político e econômico que permitiu o surgimento da teoria administrativa Os economistas liberais (Adam Smith) proporcionaram razoável suporte para o aparecimento de alguns princípios de Administração que seriam aceitos posteriormente. As idéias de Marx e Engels promoveram o surgimento do socialismo e do sindicalismo. Forte influência dos pioneiros e empreendedores na criação da Teoria Administrativa.

4 As três Eras da Administração no século XX
Industrial Clássica ( ) Industrial Neoclássica ( ) Da Informação (Após 1990) Início da Industrialização Desenvolvimento Industrial Tecnologia da Informação (TI) Serviços Pouca Mudança Aumento da Mudança Aceleração da Mudança Previsibilidade Fim da Previsibilidade Imprevisibilidade Estabilidade e Certeza Inovação Instabilidade e Incerteza

5 PROCESSO ADMINISTRATIVO
Foco em Resultados Missão e Valores Eficiência e Eficácia Direção Planeja- mento Organização Controle Liderança Comunicação Desempenho Networking Convergência Pro atividade e Visão Antecipada Foco em Objetivos Estratégicos Visão de Futuro Visão Sistêmica e Holística

6 Planejamento é o processo de definir objetivos, atividades e recursos.
PROCESSO/ FUNÇÃO DESCRIÇÃO PLANEJAMENTO Planejamento é o processo de definir objetivos, atividades e recursos. ORGANIZAÇÃO Organização é o processo de definir o trabalho a ser realizado e as responsabilidades pela realização. DIREÇÃO/ EXECUÇÃO Execução é o processo de realizar atividades e utilizar recursos para atingir objetivos. CONTROLE Controle é o processo de assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los.

7 SEIS VARIÁVEIS BÁSICAS DAS ORGANIZAÇÕES
Tecnologia Tarefas Estrutura Pessoas Ambiente Competitividade Organização

8 SEIS VARIÁVEIS BÁSICAS DAS ORGANIZAÇÕES
Tarefas: Excelência operacional que se traduz em produtos e serviços de alta qualidade. Estrutura: Integração e articulação interna de recursos e competências. Pessoas: Participação, envolvimento, engajamento, empowerment. Tecnologia: Foco no mundo dos negócios onde se situam clientes, fornecedores e concorrentes. Ambiente: Foco no mundo dos negócios onde se situam clientes, fornecedores e concorrentes. Competitividade: Foco em competências e em resultados sustentáveis.

9 CADEIA ESCALAR DE AUTORIDADE: 3 NÍVEIS HIERÁRQUICOS DAS ORGANIZAÇÕES
Execução das Tarefas Nível Institucional Nível Intermediário Nível Operacional Problemas Empresariais Amplos e complexos Adequação ao ambiente Problemas administrativos: Intermediários e internos Ajustamento interno Problemas Operacionais: Definidos e Limitados Operação de Tarefas Cotidianas

10 AS HABILIDADES ADMINISTRATIVAS
Conceituais Institucional (Alta Direção) Intermediário (Gerência) Operacional (Supervisão) Níveis Administrativos: Humanas Técnicas

11 HABILIDADES DO ADMINISTRADOR
PESSOAIS: Administrar o próprio tempo, desenvolver com afazeres pessoais, desenvolver a própria carreira... TÉCNICAS: Lidar com instrumentos, solucionar problemas técnicos, desempenhar funções técnicas... CONCEITUAIS: Processar papelada, controlar diretrizes e procedimentos, administrar orçamento...

12 AS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DO ADMINISTRADOR
Conhecimento Habilidade Julgamento Atitude Saber -Know-how -Aprender a aprender -Aprender continuamente -Ampliar conhecimento -Transmitir conhecimento -Compartilhar conhecimento Saber Fazer -Aplicar conhecimento -Visão global e sistêmica -Trabalho em equipe -Liderança -Motivação -Comunicação Saber Analisar -Avaliar a situação -Obter dados e informação -Ter espírito crítico -Julgar os fatos -Ponderar com equilíbrio -Definir prioridades Saber fazer acontecer -Atitude empreendedora -Inovação -Agente de mudança -Assumir riscos -Foco em resultados -Auto-realização

13 O Papel do Administrador
Informacional Interpessoal Tomada de Decisão

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