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Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho Desenvolvimento de Pessoas.

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Apresentação em tema: "Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho Desenvolvimento de Pessoas."— Transcrição da apresentação:

1 Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho Desenvolvimento de Pessoas

2 Estamos cada vez mais à procura de métodos e processos para tornar as empresas com mais qualidade de vida no trabalho e o fator humano é importante para isso, proporcionando condições para que possa haver uma evolução igualitária de todos os profissionais envolvidos. Para isso, é necessário haver integração da equipe.

3 Pergunta: Para tornar a Unesp mais flexível, feliz e saudável o que fazer dentro do IGCE para isso?

4 Assim, é preciso preparar as pessoas para a execução de tarefas peculiares à Universidade e mudar a atitudes das pessoas. Neste ponto esta mudança de atitude tem várias finalidades:

5 Desenvolver novas habilidades, conceitos etc.; Transmissão de informações; Desenvolvimento de conceitos; Aumento da produtividade; Melhorar a comunicação; Diminuir o retrabalho; Melhorar o relacionamento interpessoal; Preparar as pessoas e a organização no que diz respeito à substituição e a movimentação de pessoas; dentre outros.

6 Gestão do Conhecimento: O conhecimento deve ser compartilhado e distribuído. Quanto mais informação você compartilha maior é o seu retorno. Tanto para você, quanto para o seu dia a dia profissional.

7 Pergunta: Como trabalhar o conhecimento de cada colaborador?

8 Conhecimento organizacional baseado no modelo de universidades estaduais: O funcionário assume um papel de maior relevância nas universidades, necessitando uma atuação voltada para o planejamento, a criação e a permanente inovação.

9 Perguntas: Qual o seu papel e o que está fazendo para: - você? - equipe?

10 O que parece hoje ser mais fundamental é o atendimento interno e externo, a criatividade e o diferencial humano percebido na prestação do serviço. A utilização de modelos voltados para o aprendizado como forma de desenvolvimento sustentável para as universidades apresenta como enfoque, a redução ou eliminação dos gaps (deficiências) de competência identificados como fundamentais a serem superados.

11 Perguntas: - Quais as competências que se referem ao âmbito individual? - Quais as competências que se referem aos da equipe? - O que está fazendo para isso?

12 A universidade deve fazer parte de uma estratégia permanente de valorização do capital intelectual, alinhando os esforços individuais aos objetivos organizacionais, baseando-se num modelo estruturado de gestão de competências.

13 Para isso, é necessário uma auto- análise dentro dos itens: Aprender a aprender; Comunicação e colaboração; Pensamento criativo e capacidade de resolver problemas; Aprendizado tecnológico; Aprendizado em negócios globais; Desenvolvimento e liderança; Autogerenciamento da carreira.

14 O processo de formação do novo perfil de colaborador na universidade estadual não se baseia apenas em um mero executor de tarefas, mas consegue contribuir com análises críticas, ajuda a construir e a modificar a realidade organizacional.

15 Assim, tornou-se um grande desafio individual de cada stakeholder (em português significa parte interessada. Termo usado em administração e refere-se a qualquer pessoa ou entidade que afeta ou é afetada pelas atividades de uma empresa). Fim


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