A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
T&D Treinamento e Desenvolvimento (final) Profª Patrícia Paris

2 Programação de Treinamento
Visa planejar como as necessidades diagnosticadas deverão ser atendidas. Planejamento do Treinamento O que treinar, quem treinar, onde e quando treinar e as técnicas e conteúdos necessários. Execução do Treinamento A relação instrutor x aprendiz deve ser saudável para um bom aproveitamento do conteúdo do treinamento. Avaliação dos Resultados do Treinamento O programa de treinamento deve ter uma avaliação de sua eficiência para a retroação do sistema.

3 Ensino a Distância O ensino a distância expandiu-se pelo uso da Internet e a evolução da tecnologia da informação. Cursos on-line, MBA’s e treinamentos virtuais ajudam a reciclar e capacitar funcionários com baixíssimos custos.

4 Educação Corporativa    constitui um processo e não necessariamente um local, em que todos os funcionários, e algumas vezes clientes e fornecedores, participam de uma variedade de experiências de aprendizagem visa melhorar o desempenho no trabalho e incrementar o impacto nos negócios. em muitos casos, a função tradicional de T & D converte-se em uma universidade corporativa.

5 Competências Básicas Competências básicas são habilidades, atitudes, interesses, traços, valores ou outras características pessoais. O importante é adquirir e agregar novas competências que sejam fundamentais para o sucesso do negócio da empresa. A gestão por competências é um programa sistematizado e desenvolvido para definir perfis profissionais, que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, identificando pontos de excelência e pontos de carência, suprindo lacunas e agregando conhecimento e tendo por base certos critérios mensuráveis objetivamente.

6 As novas competências exigidas pelas empresas são:
1. Aprender a aprender 2. Comunicação e colaboração 3. Raciocínio criativo e resolução de problemas 4. Conhecimento tecnológico 5. Conhecimento de negócios globais 6. Desenvolvimento da liderança 7. Autogerenciamento da carreira

7 Gestão do Conhecimento
O conhecimento é uma mistura da experiência condensada, dos valores, de informações contextuais e insight (discernimento) de uma pessoa e que proporciona uma estrutura para avaliação e incorporação de novas experiências e informações. As pessoas transformam a informação em conhecimento, fazendo comparações, analisando as consequências, buscando as conexões e conversando com outras pessoas sobre as informações recebidas.

8 Gestão do Conhecimento
Nas organizações, o conhecimento está embutido em documentos, rotinas, processos, práticas e normas organizacionais. O conhecimento conduz à ação no desenvolvimento de novos produtos e serviços, na tomada de decisões acertadas em relação aos clientes, na formulação de estratégias para enfrentar os concorrentes, na logística a ser adotada etc. Quanto mais as empresas dominam o conhecimento, tanto maior a sua vantagem competitiva. A gestão do conhecimento (knowledge management) refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa.

9 Gestão do Conhecimento
A gestão do conhecimento necessita de programas de aprendizado e desenvolvimento de longo prazo, a saber: 1) Maestria pessoal 2) Modelos mentais – ações e decisões 3) Visão compartilhada 4) Aprendizado em equipe 5) Visão sistêmica

10 Concluindo... Os recursos organizacionais precisam ser administrados adequadamente. As pessoas são os únicos elementos capazes de autodireção e de desenvolvimento, elas têm uma enorme aptidão para o crescimento. Daí a necessidade de um sistema de T & D de Pessoal.

11 Concluindo... Treinamento é um tipo de educação profissional mais específico do que formação e aperfeiçoamento profissional. É um processo educacional para gerar mudanças do comportamento. Seu conteúdo envolve: transmissão de informações, desenvolvimento de habilidades, de atitudes e de conceitos. É um processo que envolve quatro etapas: levantamento de necessidades programação de treinamento implementação e execução avaliação dos resultados

12 Questões 1. Conceitue aprendizagem e treinamento. 2. Quais os objetivos do treinamento? 3. Quais os meios para levantamento das necessidades de treinamento? 4. Discorra sobre a educação corporativa. 5. Discorra sobre as Competências Básicas. 6. Discorra sobre a Gestão do Conhecimento. 7. Como você tem buscado se desenvolver?


Carregar ppt "ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google