A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão do Conhecimento com WINISIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão do Conhecimento com WINISIS"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão do Conhecimento com WINISIS
Maria Cecília Rizzi CRB-8 / 3101

2 Tempos de Mudança... Economia: tanto a comercial quanto a financeira, mais produtividade e qualidade, baixos custos; Político e Social: mudanças no comportamento cultural e educacional; Sociedade: caracterizada pelo aprendizado constante e a inovação contínua.

3 Alvorocer da Sociedade do Séc. XXI...
Pós-Industrial, segundo De Masi; Em Rede, de acordo com Castells; Do Conhecimento ou da Informação, segundo Drucker; Terceira Onda, conforme Toffler. Em todas as teorias, a caracterização do Conhecimento, como ATIVO de produção mais importante.

4 As organizações no Séc. XXI...
Mercados globalizados; Acirramento da concorrência; Perseguição das vantagens competitivas; Redução generalizada de custos; Uso intenso das tecnologias de informática conjugadas com as evolução constante das telecomunicações tornando viáveis as redes globais internas, sistemas integrados, groupware, vídeo, teleconferência, entre outras.

5 As organizações do Séc. XXI...
Em tempos de mudanças rápidas e contínuas, o CONHECIMENTO é a maior fonte de riquezas. A melhoria do desempenho organizacional depende e muito, da INFORMAÇÃO e o seu gerenciamento é ponto fundamental na GESTÃO DO CONHECIMENTO.

6 Gestão do Conhecimento...
Gerir, capturar, organizar, padronizar e disponibilizar todo o Conhecimento presente nas organizações e que possa ser usado nas tomadas de decisão .

7 Gestão de Conhecimento...
Tecnologia da Informação; Inteligência Competitiva; Memória Organizacional; Levantamento de Processos; Avaliação de Competências; Aprendizagem Constante e Corporativa.

8 Ferramentas para gerenciamento do Conhecimento....
Como escolher a mais adequada?

9 Ferramentas....importante mecanismo para:
armazenagem e disseminação rápida e eficiente de dados e informações; acesso e transmissão de idéias individuais e corporativas; interação e troca de experiências entre todos os colaboradores; rapidez na busca e recuperação de informações importantes; controle sobre os trabalhos desenvolvidos; fomento ao aprendizado constante com aumento do capital intelectual.

10 Que ferramenta escolher?
Compatível com as necessidades da empresa, na organização da informação, disponibilidade financeira, estrutura de TI, etc.; Passível de otimização para responder às exigências da corporação; Armazenagem confiável de documentos, dados e informações Fácil manuseio; Interface agradável; Resposta rápida e eficiente na recuperação das informações e dados.

11 Diagnóstico e escolha da ferramenta adequada....
Conhecer a área de negócios da organização e seu planejamento estratégico ( onde ela está, onde quer chegar), seus concorrentes, parceiros. Monitorar através de pesquisas em diversas fontes, os acontecimentos na área de negócios da organização como: registros de patentes, licenças diversas, fusões e aquisições de empresas menores pelos concorrentes, etc.

12 Diagnóstico e escolha da ferramenta adequada....
Que informações disponibilizar acrescidas de valor em bancos de dados, de forma que os administradores possam acompanhar os acontecimentos e tomar decisões adequadas no momento certo. Conhecer do “perfil do colaborador” para a “Disseminação Seletiva de Informações”, diminuindo o excesso de informações que só complicam a tomada de decisões.

13 Diagnóstico e escolha da ferramenta adequada....
Saber : Quem faz o quê? Como faz? Para que faz? Para quem envia? Como guarda? Quem mais sabe fazer?

14 Winisis.... ferramenta escolhida....
Confiabilidade (está há muito tempo no mercado); Atualização (é constante e de fácil incorporação); Performance (possibilidade de migração para outras mídias, velocidade, possibilidade de trabalho compartilhado com outros colaboradores; Otimização (pode ser desenvolvida e atender plenamente as especificidades de qualquer área de negócio) Operacionalização (é fácil e responde muito bem com treinamento adequado); Interface é agradável; Recuperação é muito boa

15 Winisis...estudo de caso Empresa de projetos e investimentos na área de “Desenvolvimento Sustentável”; Investimentos em várias empresas espalhadas por todo o território nacional; Injeção de capital em estudos e pesquisas na área, visando o mercado interno e externo; Profissionais e colaboradores em campo, para monitoramento dos resultados dos estudos e incorporação das melhores práticas no dia-a-dia da empresa; Acompanhamento do desenvolvimento do mercado para adequação do planejamento estratégico; Suporte administrativo aos colaboradores que não estão e não podem ficar na sede, em São Paulo.

16 Winisis...estudo de caso Desenvolvimento de bases de dados, para armazenamento de documentos e informações; Agrupamento das bases de documentos em dois blocos (Administrativo e Biblioteca); Atualização descentralizada,feita pelos técnicos administrativos ou gerentes de projetos, através de senha, via internet.

17

18

19

20

21 Profissional da Informação e o Bibliotecário....
É uma valorosa colaboração para a Implantação de Sistemas de Gestão de Conhecimento, porque: possui técnicas para a organização de informações; Identifica com facilidade ferramentas adequadas para armazenamento e recuperação; espírito de trabalho em equipe; visão organizacional; facilidade de “lidar” com as pessoas; adaptação em diversos ambientes de trabalho.

22 Maria Cecília Rizzi mcrizzi@gmail.com.br CRB-8 / 3101
Obrigada Maria Cecília Rizzi CRB-8 / 3101


Carregar ppt "Gestão do Conhecimento com WINISIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google