A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EMPREGABILIDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EMPREGABILIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 EMPREGABILIDADE

2 Emprego X Empregabilidade
Qual a diferença? • Emprego = diz respeito ao posto de trabalho remunerado, com carteira assinada, ocupado pelo profissional em uma dada organização. • Empregabilidade = conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos que tornam o executivo ou um profissional efetivamente importante para uma empresa.

3 Empregabilidade: o que é?
De forma simples: conjunto de pré-requisitos necessários para se obter e conservar um emprego. • Bueno (1996, p.45): “conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos que tornam um executivo ou um profissional importante para a sua organização e para toda e qualquer outra”.

4 • Bridges (1995, p.59): “administração de sua própria carreira de modo que essa se assemelhe mais à de um vendedor externo, um vendedor de si próprio, do que à de um empregado tradicional”. • Case et al., (1997): “capacidade de obter trabalho remuneração sem que isto implique, necessariamente, o trabalho com vínculo empregatício ou carteira assinada”.

5 O conceito de empregabilidade passa impreterivelmente, pelo eixo do aprendizado, no qual os conhecimentos e habilidades interdisciplinares da mão-de-obra passam a ser o maior ativo da empresa.

6 Atualmente, criar e gerir os conhecimentos e competências humanas representa para as organizações uma questão estratégica, que deve ser direcionada para o alcance dos objetivos da própria organização, em sua gestão do conhecimento

7 Desafios Globalização econômica, evolução dos meios de comunicações, desenvolvimento tecnológico, competitividade acirrada, mudanças em ritmo acelerado, etc.

8 Conseqüências: experiências como a reengenharia, a terceirização ou o downsizing, que impactaram da forma intensa e dramática o contexto que envolve a mão-de-obra e seus papéis nas organizações. Como superá-los (na perspectiva do índividuo)?

9 Fatores de Empregabilidade
Ser capaz de adaptar-se a mudanças é a característica essencial de quem deseja manter sua empregabilidade. Entre tantos fatores, destacam-se: perfil adequado à profissão; rede de relacionamentos; adaptação a mudanças; educação continuada; conhecimento interdisciplinar e planejamento.

10 Conhecimento interdisciplinar
Era Industrial X Era do Conhecimento Drucker (1993, p.56): “nenhuma sociedade, ao longo dos tempos, enfrentou tantos desafios. No entanto, igualmente novas são as oportunidades da sociedade do conhecimento, na qual, pela primeira vez na história, a possibilidade de liderança estará aberta a todos”.

11 A possibilidade de adquirir conhecimentos não mais depende da obtenção de educação prescrita em determinada idade. O aprendizado torna-se uma ferramenta do indivíduo (e depende de sua dedicação) auxiliado por meio de novas tecnologias de aprendizado.

12 Em um mundo repleto de mudanças rápida necessário estar pronto para o novo, analisar o mercado preparar-se para as mudanças. Diferentes conhecimentos, quando aliados, aumentam sua possibilidade de utilização e, conseqüentemente, o nível de empregabilidade do indivíduo. Que conhecimentos fazem diferença nos currículos hoje? O que já não é mais diferencial (passou a ser obrigatório)?

13 O que eu preciso fazer... Definir propósitos e objetivos, pessoais e profissionais, para direcionar as ações, desenvolvendo os conhecimentos e habilidades que melhor irão contribuir no alcance dessas metas (que devem ser reavaliadas periodicamente). Estar atento a dois aspectos: o ambiente organizacional instável, que exige uma constante necessidade de adaptação e o estabelecimento de um novo perfil profissional , capaz de superar a competitividade humana e tecnológica que se apresenta atualmente.


Carregar ppt "EMPREGABILIDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google