A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Maria Terezinha Angeloni www.angelggc.hpg.com.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Maria Terezinha Angeloni www.angelggc.hpg.com.br."— Transcrição da apresentação:

1 Maria Terezinha Angeloni

2 As informações e a inteligência empresarial Inteligência empresarial refere-se à capacidade de uma organização de reunir informações tanto do ambiente interno como externo, de inovar, de criar conhecimentos e de atuar efetivamente baseada no conhecimento. MacMaster (1996)

3 Maria Terezinha Angeloni - as informações e os conhecimentos externos, são aqueles obtidos no ambiente organizacional, utilizando, por exemplo, os conceitos e ferramentas de Inteligência Competitiva. - as informações e conhecimentos internos são aqueles estruturados e baseados em relatórios gerados no interior da organização, registros de técnicas e métodos etc. - conhecimentos internos informais são aqueles, sistematizados a partir das experiências vivenciadas pelos indivíduos na própria organização. As informações e a inteligência empresarial

4 Maria Terezinha Angeloni ASSIM: A inteligência empresarial é composta pela inteligência competitiva e pela gestão do conhecimento. As informações e a inteligência empresarial

5 Maria Terezinha Angeloni Modelo de inteligência empresarial SGC Fluxo de dados e/ou de informações Fluxo de informação e conhecimento Organização SIC Ambiente externo As informações e a inteligência empresarial

6 Maria Terezinha Angeloni A inteligência competitiva começou a ser adotada nas décadas de 70-80, intensificando-se na década de 90 e deve alcançar sua maturidade no início do século XXI (Martinet; Marti, 1995). Tem como principal função suprir as organizações de informações, a fim de prepará-las para o acirramento da concorrência e da globalização dos mercados. Angeloni et.al. As informações e a inteligência empresarial

7 Maria Terezinha Angeloni O desenvolvimento da inteligência competitiva parte da premissa que ao conhecer melhor o ambiente, tem-se um incremento no diferencial competitivo em relação às demais organizações. Desta forma, propicia às organizações uma infra- estrutura para que estejam preparadas para enfrentar as adversidades do ambiente turbulento a que estão submetidas. Angeloni et.al. As informações e a inteligência empresarial

8 Maria Terezinha Angeloni - Segundo Coelho et al. (2001), o processo da IC é realizado por meio da coleta ética e do uso da informação pública e disponível sobre tendências, eventos e atores no ambiente externo da organização, sistematizada para ser utilizada dentro da análise de cada organização. - Informações que podem ser valiosas para determinada empresa, podem ser desprezadas por outras em virtude da análise realizada sobre ela na utilização do processo de decisão. Angeloni et.al. As informações e a inteligência empresarial

9 Maria Terezinha Angeloni Combs; Moorhead (1993) compreendem a inteligência competitiva como a seleção, coleção, interpretação e distribuição da informação publicamente segura que possui importância estratégica. Dentre suas principais metas destacam: - detectar ameaças competitivas, - eliminar ou minimizar surpresas, - acrescentar vantagem competitiva minimizando o tempo de reação e encontrar novas oportunidades. Angeloni et.al. As informações e a inteligência empresarial

10 Maria Terezinha Angeloni O que é Inteligência Competitiva - IC Estratégia Tomada de decisão Benchmarking Tendências Oportunidades Ameaças ClientesConcorrentes As informações e a inteligência empresarial

11 Maria Terezinha Angeloni Objetivos de busca e Ferramentas monitoramento Banco de dados Data warehouse Ferramentas OLAP Ferramentas de publicação Modelo de inteligência competitiva de cinco fases Objetivos das Mapeamento informações Distribuição das informações Análise das informações Armazenamento das Informações As informações e a inteligência empresarial

12 Maria Terezinha Angeloni MODELO DE ORGANIZAÇÕES DO CONHECIMENTO INFRA-ESTRUTURAORGANIZACIONAL PESSOAS TECNOLOGIA ORGANIZAÇÕES DO CONHECIMENTO Cultura Visão Holística Estrutura Estilo Gerencial Aprendizagem Modelos Mentais Compartilhamento Criatividade e Inovação Intuição Redes Datawarehouse Workflow GED/EED Groupware As informações e a inteligência empresarial

13 Maria Terezinha Angeloni Organização de conhecimento como aquelas voltadas para a criação, armazenamento e compartilhamento do conhecimento, através de um processo catalisador cíclico - a partir de três dimensões: -infra-estrutura organizacional, -pessoas, e -Tecnologia, visando o alcance dos objetivos individuais e organizacionais. Angeloni As informações e a inteligência empresarial

14 Maria Terezinha Angeloni Fonte: REBOUÇAS DE OLIVEIRA D.P. Sistemas de informações gerenciais Integração da informação com o processo decisório As informações e a inteligência empresarial

15 Maria Terezinha Angeloni Recomendações evidenciadas no contexto empresarial - Adaptar-se ao cliente e antecipar suas expectativas. - Melhorar a reação da empresa através de informações rápidas e seletivas. - Desenvolver a capacidade de evolução da empresa para assegurar sua perenidade. - Desenvolver a capacidade de inovação para preparar a adaptação de empresa. - Desenvolver a capacidade de percepção do que ocorre no exterior e quanto ao futuro da empresa para melhor se adaptar. As informações e a inteligência empresarial

16 Maria Terezinha Angeloni Recomendações evidenciadas no contexto empresarial -Adaptar a empresa com e para os homens: a informação e o conhecimento são mais pelos homens do que para os sistemas. -Tornar a empresa mais comunicativa para padronizar as informações e os conhecimentos, para melhor se adaptar. - A informática não é um fim em si. FREITAS e LESCA- Competitividade empresarial na era da informação As informações e a inteligência empresarial

17 Maria Terezinha Angeloni Reunir-se em equipe de três pessoas para discutir: -O que é Inteligência empresarial e qual a sua importância para as organizações; -Quais as principais fontes de informações e conhecimentos organizacionais. -Qual o processo de obtenção de informações e conhecimentos. As informações e a inteligência empresarial


Carregar ppt "Maria Terezinha Angeloni www.angelggc.hpg.com.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google