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O ambiente organizacional

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Apresentação em tema: "O ambiente organizacional"— Transcrição da apresentação:

1 O ambiente organizacional
Capítulo 3 O ambiente organizacional

2 Conteúdo do capítulo O ambiente organizacional
Parâmetros da ação gerencial Ambiente das organizações Ambiente interno e cultura organizacional Ambiente contextual Ambiente operacional Relação organização–ambiente Análise de stakeholders

3 Objetivos de aprendizagem
Definir o ambiente organizacional e destacar sua importância para a administração. Destacar a cultura organizacional como definidora do ambiente interno da organização. Identificar e descrever os principais componentes do ambiente contextual e do ambiente operacional. Explicar algumas estratégias usadas para administrar a relação organização–ambiente. Apresentar a análise de stakeholders como técnica de análise ambiental.

4 Parâmetros da ação gerencial
A visão onipotente da administração defende que os administradores são diretamente responsáveis pelo alcance dos resultados organizacionais. A visão simbólica da administração defende que o papel do administrador é limitado por forças internas e externas à organização, que escapam ao seu controle. Uma outra perspectiva defende a síntese dessas posições. O papel do gestor seria equalizar, no sentido de compensar, equilibrar e estabilizar as interações entre os ambientes externo e interno da organização.

5 Ação gerencial equalizadora

6 Ambiente das organizações
O ambiente organizacional refere-se ao conjunto de forças, tendências e instituições, tanto externas como internas à organização, que têm potencial para influenciar o desempenho organizacional. O ambiente externo é o contexto no qual as organizações existem e operam, sendo constituído pelos elementos que se encontram fora dos limites da organização. O ambiente interno é composto pelos elementos internos da organização, como trabalhadores, administradores, cultura organizacional, tecnologia, estrutura organizacional e instalações físicas.

7 Ambiente das organizações

8 Ambiente interno e cultura organizacional
Mesmo que os fatores do ambiente externo possam parecer iguais para organizações que fazem parte de um mesmo setor, a influência – potencial ou real – de cada um desses fatores depende da singularidade da organização. É o ambiente interno que marca a singularidade organizacional, uma vez que se refere às características particulares de uma organização. A cultura organizacional é definida como um conjunto de significados compartilhados pelos membros da organização, expressa e produzida por meio de histórias, rituais, lendas, símbolos, linguagem e cerimônias.

9 Níveis da cultura organizacional

10 Elementos da cultura organizacional

11 Ambiente contextual

12 Obstáculos ao crescimento no Brasil

13 Ambiente operacional

14 Análise FOFA

15 Forças A força descreve quais as competências mais fortes da sua empresa, aquelas que estão sobre sua influência. Uma forma de encontrá-las é utilizando as seguintes perguntas: O que você faz bem? O que sua empresa tem de melhor está sob seu comando? Quais são os recursos que você tem? O que possui melhor que seus concorrentes? O que faz os clientes voltarem à sua empresa?

16 Fraquezas As fraquezas são as competências que estão sobre sua influência mas que, de alguma forma, atrapalham e/ou não geram vantagem competitiva. Você pode encontrá-las fazendo as seguintes perguntas: Meus funcionários são capacitados para suas funções? Onde eu deveria melhorar minha empresa? Por que meus clientes escolhem os concorrentes? Quais são as deficiências dos meus colaboradores? Por que os clientes não voltam depois de uma compra?

17 Oportunidades As oportunidades são as forças externas à empresa que influenciam positivamente sua organização, mas que não temos controle sobre elas. As oportunidades muitas vezes podem vir através de algum aspecto econômico novo, como o advento da classe média, o aumento do número de filhos dos consumidores, a melhoria da renda e do crédito, entre outros. Outro fator que pode influenciar o fomento de oportunidades são as ações políticas do governo, como a escolha de investir em infra-estrutura.

18 Ameaças As ameaças são as forças externas que não sofrem sua influência e que pesam negativamente para sua empresa. Elas podem ser consideradas como um desafio imposto à empresa e que pode deteriorar sua capacidade de gerar riqueza. Devem ser constantemente monitoradas pelos gestores. Para uma empresa importadora, uma forte desvalorização da moeda pode causar um aumento muito forte no custo de aquisição, em um cenário onde não é possível repassar este valor ao mercado, deteriorando assim as margens da empresa.

19 Incerteza ambiental

20 Administrando o ambiente organizacional
O ambiente pode influenciar de forma diferenciada as organizações, mas a forma de lidar com ele também depende da postura do administrador. Assim, as empresas podem adotar estratégias de: Monitoramento do ambiente. Adaptação ao ambiente. Reação ao ambiente.

21 Estratégias de monitoramento do ambiente
O monitoramento do ambiente realiza-se com o objetivo de perceber os primeiros sinais de mudanças nos fatores que vão influenciar a empresa. As empresas fazem uso de redes informais, contatos com administradores de outras organizações, relatórios e estatísticas públicas por fontes oficiais, revistas de negócios, bancos de dados, entre outros. As empresas podem também usar a inteligência competitiva para monitorar o ambiente externo.

22 Estratégias de adaptação ao ambiente
As empresas que enfrentam um alto grau de incerteza ambiental podem fazer uso de várias estratégias de adaptação ao ambiente, a saber: Papéis de transposição de fronteiras. Parcerias interorganizacionais. Fusões e joint-ventures.

23 Estratégias de reação ao ambiente
As estratégias de reação consistem na tentativa da organização de provocar mudanças das condições ambientais. Entre as principais estratégias de reação destacam-se: Ações de relações públicas. Ações de responsabilidade socioambiental. Ações legais. Ações políticas. Cooptação. Coalizões e associações.

24 Análise de stakeholders
Os stakeholders (ou grupos de interesse) são indivíduos ou grupos direta ou indiretamente afetados pela ação de uma organização. A análise de stakeholders é uma técnica gerencial que consiste em: Identificar os stakeholders da organização. Determinar a importância e o impacto de cada stakeholder para a organização. Determinar quais são os stakeholders críticos para a organização. Desenvolver uma abordagem diferenciada para cada um dos stakeholders de acordo com sua relevância e características específicas.

25 Análise de stakeholders
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